Quando um móvel está em movimento, a distância que ele percorre em um único sentido, (Ds), dividida pelo intervalo de tempo (Dt) nos fornece o valor da velocidade média do móvel.
Escrito em forma de equação, temos:






A variação de posição ou deslocamento, ∆s, deve ser expressa em metros e o intervalo de tempo, ∆t, em segundos.
Desta forma, teremos a medida da velocidade média expressa em m/s (metros por segundo). Esta unidade está de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (S.I.U.), que foi estabelecido para que todos os trabalhos científicos do mundo sejam escritos com as mesmas unidades de medida de acordo com a grandeza.
Veja as grandezas que inicialmente serão utilizadas no nosso curso com as correspondentes unidades de medida.

grandeza
unidade de medida (S.I.)
Espaço
metro (m)
Tempo
segundo (s)
Massa
quilograma (kg)
velocidade
metros por segundo (m/s)
aceleração
metros por segundo ao quadrado (m/s2)
Força
Newton (N)
Energia
Joule (J)

Entretanto, sabemos que existe uma medida usual para expressar o valor da velocidade, o quilometro por hora (km/h) que estamos acostumados. Neste caso, estamos medindo a distância em quilômetros e o tempo em horas. Sabemos ainda que para transformar km/h em m/s devemos dividir o valor da velocidade por 3,6 e , ao contrário, para transformar m/s em km/h multiplicamos pelo mesmo valor.


 Sistema de unidades


No Sistema Internacional (SI), a unidade de velocidade é metro por segundo (m/s). É também muito comum o emprego da unidade quilômetro por hora (km/h). Pode-se demonstrar que 1m/s é equivalente a 3,6 km/h. Assim temos:

 






POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem