Aplique os conceitos estudados em movimento circular uniforme ao funcionamento de uma bicicleta.

notícia foi criada pelo francês De Siorac, provavelmente em 1790. Era formada de duas rodas ligadas por uma travessa de madeira. O usuário deveria empurrar o chão com os pés (ao estilo Flinstone) para que o veículo se movesse, algo muito próximo do que se faz com uma patinete.
Durante o século XIX, aperfeiçoamentos foram surgindo, com  variações no tamanho das rodas, a introdução do guidão, dos pneus (contribuição do inglês Dunlop) e, principalmente, do sistema de transmissão de movimento entre os pedais e a roda traseira (criação do francês Sargent).


aperfeiçoamentos foram surgindo, com  variações no tamanho das rodas, a introdução do guidão, dos pneus (contribuição do inglês Dunlop) e, principalmente, do sistema de transmissão de movimento entre os pedais e a roda traseira (criação do francês Sargent).



















No início do século XX, a bicicleta já tinha a forma muito parecida com a que conhecemos atualmente. Tornou-se um veículo de locomoção muito popular no mundo inteiro e somente foi suplantada pelo automóvel.




Ao pedalar, o ciclista produz um movimento circular que é transmitido à coroa dentada. Pedais e coroa giram com a mesma velocidade angular (w).




O movimento circular da coroa dentada é transmitida, pela corrente de transmissão, à uma pequena coroa existente na roda traseira, chamada normalmente de pinhão. A coroa dianteira e o pinhão têm a mesma velocidade tangencial (v).

Por fim, o pinhão faz a roda traseira girar com a mesma velocidade angular (w).
O segredo do sistema de transmissão está na diferença entre o diâmetro da coroa dianteira e o diâmetro do pinhão.Se a coroa for 3 vezes maior que o pinhão então para cada giro completo dado no pedal, a roda traseira dará 3 giros completos.

As bicicletas com marchas apresentam um conjunto de coroas dianteiras e de coroas traseiras com raios variados, podendo combiná-los livremente. Por exemplo, uma bicicleta que tenha 3 coroas dianteiras e 4 coroas traseiras, terá 12 marchas.


Observe que somente a roda traseira tem movimento próprio. A roda dianteira não. Diz-se que a bicicleta tem apenas tração na roda traseira.

Resumindo...
O pedal e a coroa dianteira têm a mesma velocidade angular:
wP= wC è 2p. fP = 2p. fC  è freqüências iguais
A coroa dianteira e o pinhão têm a mesma velocidade tangencial:
vC= vP è 2p. RC. fC= 2p. RP. fP   èfreqüências inversamente proporcionais aos raios
O pinhão e a roda traseira têm a mesma velocidade angular:wP= wT è 2p. fP = 2p. fT  è freqüências iguais







POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem