Modelo geocêntrico
Cláudio Ptolomeu, no século II d.C. formulou o universo com a terra ao centro. Modelo que duraria até o século XVI, com discussões de Galileu e Copérnico. 

A obra principal de Ptolomeu ficou conhecida como Almagesto, um estudo sobre astronomia composta por treze livros.










Modelo heliocêntrico

O médico e astrônomo polonês Nicolau Copérnico revolucionou o pensamento sobre as teorias orbitais. Propôs a teoria heliocêntrica, desagradando religiosos da época.






Leis de Kepler




Se referindo em muitas observações de Tycho Brahe, o alemão Johanes Kepler chegou em três leis básicas do movimento orbital.









1ª Lei  -  Lei das Órbitas

  “A trajetória das órbitas dos planetas em torno do Sol é elíptica e o Sol está posicionado num dos focos da elípse.”

3ª Lei  -  Lei dos Períodos


“Os quadrados dos períodos de translação dos planetas em torno do Sol são proporcionais aos cubos dos raios médios de suas órbitas ”.


Raio médio de órbita

Os Planetas do Sistema Solar















Observações gerais:

üAs três leis de Kepler são válidas para quaisquer sistemas em que corpos gravitam em torno de um corpo central.

üA lei das órbitas não exclui a possibilidade de a órbita descrita por um planeta ser circular, já que a circunferência é um caso particular de elipse.
üSe considerarmos circular a trajetória descrita por um planeta em torno do Sol, o raio médio de órbita corresponderá ao raio da circunferência e o período do movimento corresponderá ao período do movimento circular uniforme.
üNo caso de corpos orbitando ao redor da Terra, o ponto da órbita mais próximo da Terra recebe o nome perigeu e o mais afastado recebe o nome apogeu.




POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem