A dependência de drogas é um fato preocupante e assustador que se agrava a cada dia. Os jovens estão se tornando viciados cada vez mais cedo. É uma tragédia que acontece em todas as classes sociais envolvendo meninos e meninas sejam eles de famílias ricas ou pobres. Na adolescência, muitos jovens sentem insegurança e incertezas com relação ao seu futuro como pessoa e tem com relação a sua vida profissional. Estes sentimentos podem ser uma das causas da procura pelas drogas por muitos jovens de hoje.
Diante da real situação, onde nossos jovens sofrem as conseqüências do uso indevido de drogas direta ou indiretamente sejam elas lícitas ou ilícitas, deve-se refletir sobre a influência das drogas nas escolas.
Segundo as pesquisas apresentadas neste trabalho todas as drogas têm em comum a capacidade de alterar o estado mental do usuário, seja proporcionando uma sensação de prazer e conforto ou reduzindo a timidez e aumentando a sociabilidade de quem usa, em geral, todas também causam dependência química e psicológica, transformando o usuário ocasional em viciados, que acaba dependendo do consumo da droga para manter suas atividades normais.
É de suma importância que se elabore alguma ação de maneira mais efetiva sobre a prevenção do uso e abuso de drogas que causam a dependência química em alunos de nossa comunidade escolar. Assim, o professor estando preparado pode transmitir atitudes de compreensão e evidência, aos usuários de drogas, e o profissional por outro lado proporcionará um trabalho junto aos pais, junto a sociedade.
A importância da educação na vida das pessoas, como forma de desenvolvimento humano, socioeconômico, a solidariedade, entre outros fatores são fundamentais a prevenção de drogas nas escolas, todos os agentes participantes da sociedade podem e devem combater o uso das drogas, não através da discriminação, mas atuando ativamente na melhoria das condições sociais das escolas, cobrando resultados de governantes e o empenho de todos como obrigatório e solidário, diminuindo a violência e exclusão social e discriminatória.
Outro contexto relevante ao combate ao uso de drogas por jovens nas escolas é a construção de projetos de prevenção exeqüível, compatível com sua proposta pedagógica, com a introdução de atividades construtivas que valorizem o aluno, estimulem a autonomia, encorajem-no a fazer um exame crítico a ter responsabilidade por suas opções.
A família é um fator muito importante porque influencia seus indivíduos, a informação é muito importante, a prevenção na infância e na adolescência pode ajudar na diminuição de vulnerabilidade dos jovens ao consumo de drogas, apoio, conversas, diálogo fazem parte da educação e influência positiva ao não consumo de drogas. Muitos jovens são estimulados a usar drogas lícitas dentro de casa (séries iniciais) e depois fora de casa poderão ser estimulados ao consumo de drogas ilícitas (adolescência). Desta forma o papel da família é fundamental juntamente com as instituições de ensino ao combate no consumo de drogas. Além disso, a influência da sociedade como um todo, no sentido de deixar o preconceito e promover ações positivas em conjunto com as instituições de ensino e os familiares.
Nesta perspectiva assinala-se, então que os profissionais de educação possuem alguns conhecimentos de psicologia e pedagogia, adquiridos na sua formação, que podem ajudar na prevenção do uso de drogas nas escolas. Os pais, de sua parte desempenham um papel fundamental na sedimentação de valores morais e pessoais, além de contarem com a força do seu amor pelos filhos no processo de orientação. A união destes agentes com a sociedade tende a trazer benefícios e uma atuação mais eficaz sobre combate ao uso de drogas nas escolas.




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