Por que vemos o céu claro durante o dia ?


A parte da luz que incide sobre objetos transparentes ou opacos é refletida.Aliás,pelo fato de luz ser refletida em várias direções,podemos ver os objetos de  qualquer posição,quando iluminados.Essa forma de reflexão é denominada reflexão difusa.
A reflexão difusa ocorre também em nossa atmosfera,que espalha a luz solar em todas as direções,o que possibilita ver céu claro durante o dia.Se não houvesse atmosfera,o céu seria sempre escuro,as sim como é á noite.
Qualquer objeto que tenha superfície rugosa,como uma mesa ou este livro,reflete difusamente a luz (veja na figura 1).Já superfícies metálicas polidas,como vidros lisos,espelhos e lagos,refletem a luz de maneira diferente.
Figura 1: A maioria dos objetos reflete difusamente a luz.Se um feixe de luz atingir uma superfície rugosa,a parte refletida se espalhará em várias direções e isto nos permitirá ver a parede e os quadros.



Um espelho comum é uma placa de vidro cuja superfície posterior recebeu uma fina película de prata.Quando a luz incide em uma superfície desse tipo,ela é predominantemente refletida,só que não de forma difusa.Esse fenômeno é denominado reflexão especular.Essa regularidade da reflexão ocorre nos espelhos (veja na figura 2),nas superfícies dos lagos e permite a formação de imagens. Já nos corpos cujas superfícies são rugosas,essa regularidade não acontece;por isso,eles não produzem imagens.As superfícies rugosas,quando iluminadas,revelam sua própria forma,textura e cor.
Quando se dirige um carro,ajustam - se espelhos retrovisores para enxergar o que está atrás ( veja na figura 3).Qualquer alteração na posição do espelho ou da cabeça do motorista pode impedir a visualização,pois os feixes de luz que incidem no espelhos são refletidos em direções determinadas.Para cada posição diferente,foram - se imagens distintas que nem sempre são as que necessitamos ver.Ou seja , os feixes de luz refletidos por um carro que esteja atrás só serão vistos pelo motorista se forem refletidos nos espelho retrovisor e se incidirem sobre seus olhos.

Figura 2: Um feixe de luz que incide em um espelho plano produz um feixe refletido perfeitamente definido.
Figura 3: A reflexão da luz no espelho retrovisor permite ao motorista ver o caminhão atrás dele.


Para a Física,a região na qual um observador consegue ver as imagens dos objetos num espelho é denominada campo visual do espelho.Isso significa que o motorista da (veja a figura 3) só verá o caminhão atrás dele se seus olhos estiverem no campo visual do espelho retrovisor.Neste livro,o conceito de campo visual será entendido também como a região que o observador consegue enxergar.Dessa forma,um espelho pode aumentar o campo visual do observador,permitindo que ele veja coisas que estão atrás dele.
Olhando - se  no espelho,você já deve ter percebido que,ao levantar a mão direita,sua imagem levanta a mão esquerda.Um espelho plano permite também que tenhamos uma visão de partes do corpo ou objetos que não podemos ver diretamente Por isso, grandes espelhos são instalados em paredes de lojas e. restaurantes.Além de ajudarem a controlar o movimento,eles dão a impressão de que esses lugares são maiores.
Existem também espelhos esféricos,cuja forma determina propriedades da imagem que definem sua utilidade.Uma superfície esférica pode originar dois tipos de espelho,dependendo da face que reflete a luz: o côncavo e o convexo.
Um encarregado pode controlar o fluxo de pessoas em um supermercado observando as imagens refletidas por um espelho esférico convexo.Esse espelho assemelha - se á superfície externa de uma colher e ,apesar de diminuir e deformar um pouco a imagem,amplia o campo visual do vigilante (veja na figura 4).O esquema desse espelho está representado na figura 5;note que a parte externa da superfície  curva é a que reflete a luz.Alguns modelos de automóveis utilizam esse tipo de espelho no lado direito.
Figura 4: O espelho esférico convexo amplia o campo visual,apesar de diminuir a imagem do objeto.

Figura 5: Representação de espelho esférico convexo.Observe que na parte interna utilizam - se pequenos traços para indicar que a superfície não reflete luz.

Na figura 6, vemos outro tipo de espelho esférico:o côncavo.Ele é semelhante á superfície interna de uma colher e produz uma imagem maior que o objeto.O esquema do espelho côncavo está representado na figura 7.Note que a parte interna da superfície curva é a que reflete a luz.

Figura 6 : O espelho esférico concavo pode ser usado como espelho de aumento.



Figura 7 : Representação do espelho esférico côncavo.Observe que na parte externa utilizam - se pequenos traços para indicar que a   superfície não reflete luz.



Usamos superfícies espelhadas côncavas não esféricas nas lanternas, nos faróis de carros,em holofotes etc.( figura 8).A função desses espelhos é refletir a luz produzida pela lâmpada em um feixe de luz paralelo.
Figura 8: O espelho côncavo do holofote produz a saída de um feixe paralelo

Os espelho planos e os convexos são utilizados, principalmente,para aumentar o campo visual de um observador.Já os côncavos,por ampliarem as imagens,em certas situações permitem uma observação mais detalhada dos objetos.


POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem