Suponha que alguém faça um único movimento de vaivém, vertical, na extremidade de uma mola estendida horizontalmente. Observa se, então, um pulso propagando se ao longo da mola.

Enquanto o pulso se propaga horizontalmente, cada ponto da mola executa um movimento oscilatório vertical. A oscilação que gera o pulso, produzida na
extremidade da mola, é perpendicular (ou transversal)
à direção em que ela se propaga: trata se de um pulso transversal. Se o movimento for feito na mesma direção em que a mola está estendida, temos um pulso longitudinal.

Uma sequência de pulsos transversais ou longitudinais dá origem a ondas transversais ou ondas longitudinais. A oscilação geradora do movimento ondulatório tem também a mesma direção da propagação. (É impossível apresentar graficamente as propriedades das ondas mecânicas por meio de ondas longitudinais; por isso, elas são sempre descritas e explicadas por meio de ondas transversais, mas todas elas são igualmente válidas para ondas longitudinais.)
Nestes exemplos, os pulsos e as ondas são unidimensionais porque é possível determinar a posição da frente da perturbação, chamada de frente de onda, por meio de um único eixo de coordenadas; nas ondas unidimensionais a frente de onda é um ponto material.

A onda propagando-se na corda é unidimensional — a frente de onda é o ponto material P, localizado no eixo x.
As ondas na superfície da água são bidimensionais. Para a sua descrição matemática são necessários dois eixos coordenados — sua frente de onda é uma curva plana. Na figura abaixo, a frente de onda é o círculo C em que a posição de cada ponto material é determinada pelas coordenadas medidas nos eixos x e y.
As ondas sonoras propagam se por todo o espaço. São ondas tridimensionais, ou se ja, a sua descrição matemática exige um sistema de três coordenadas. A frente de ondas tridimensionais é sempre uma superfície. No c aso das ondas sonoras, podem ser superfícies esféricas. A figura abaixo representa essa tridimensionalidade da onda sonora (está representada por semiesferas por razões didáticas). A frente de onda é a superfície esférica E, de c entro em F (fonte),descrita pelos eixos x, y e z.




POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem