Movimento Circular Uniforme




1. Ângulo Horário ou Fase ()

Considere um ponto material descrevendo uma circunferência de centro C e raio R, com origem dos espaços em O.

Seja P a posição do móvel em um instante t. A medida algébrica do arco de trajetória OP é o valor do espaço s, no instante t.

Define-se ângulo horário, posição angular ou fase () como o ângulo formado entre o vetor posição  e o eixo de referência .

A medida do ângulo , em radianos, é dada por:

O ângulo horário () é adimensional:

2. Velocidade Angular Média (wm)

Seja   =  2 – 1 a variação do ângulo horário em um intervalo de tempo t  =  t2 – t1.

Define-se velocidade angular média (m) pela  relação:

No SI, t é medido em segundos e m é medido em rad/s.

A equação dimensional da velocidade angular é:

3. Velocidade Angular Instantânea

A velocidade angular instantânea é o limite para o qual tende a velocidade angular média quando o intervalo de tempo considerado tende a zero:

A velocidade angular (instantânea pode ficar subentendido) é a derivada do ângulo horário em relação ao tempo.

No movimento circular e uniforme, a velocidade angular é constante e, portanto, a velocidade angular instantânea é igual à velocidade angular média ( = m).

4. Movimento Periódico

Conceito

Um movimento é chamado periódico quando todas as suas características (posição, velocidade e aceleração) se repetem em intervalos de tempo iguais.

O movimento circular e uniforme é um exemplo de movimento periódico, pois, a cada volta, o móvel repete a posição, a velocidade e a aceleração.

Período (T)

Define-se período (T) como o menor intervalo de tempo para que haja repetição das características do movimento.

No movimento circular e uniforme, o período é o intervalo de tempo para o móvel dar uma volta completa.

Frequência (f)

Define-se frequência (f) como o número de vezes que as características do movimento se repetem na unidade de tempo.

No movimento circular e uniforme, a frequência é o número de voltas realizadas na unidade de tempo.

Se o móvel realiza  n  voltas em um intervalo de tempo t, a frequência f é dada por:

Relação entre período e frequência

Quando o intervalo de tempo é igual ao período (t = T), o móvel realiza uma volta (n = 1) e, portanto, temos:

Unidades e dimensões

As equações dimensionais de período e frequência são:

[ T ] = L0 T   e   [ f ] = L0 T–1

As unidades SI de período e frequência são:

e

5. Relações Fundamentais no Movimento Circular Uniforme

Velocidade escalar linear (V)

Para uma volta completa, temos s  =  2R  e  t = T, das quais:

Nota: A velocidade escalar linear é também chamada de velocidade tangencial.

Velocidade escalar angular ()

Para uma volta completa, temos  = 2   e  t = T, das quais:

Relação entre V e 

Da expressão

V = 2  f R, sendo  = 2  f, vem:

6. Equação Horária Angular

 Sendo o movimento uniforme, temos a equação horária na forma linear:

Dividindo-se toda a expressão por R, vem:

(0 = ângulo horário inicial)

7. Vetores no Movimento Circular Uniforme

Velocidade vetorial

No movimento circular e uniforme, a velocidade vetorial tem módulo constante, porém direção variável e, portanto, é variável.

Aceleração vetorial

Sendo o movimento uniforme, a componente tangencial da aceleração vetorial é nula (  = ).

Sendo a trajetória curva, a componente centrípeta da aceleração vetorial não é nula (  ).

Aceleração centrípeta

O módulo da aceleração centrípeta pode ser calculado pelas seguintes expressões:

(I)   

(II)  

(III) 

Para obtermos a relação (II), basta substituirmos em (I) V por  R.

Para obtermos a relação (III), basta substituirmos em (I) R por  .

  • Observe que, no movimento circular e uniforme, a aceleração vetorial (centrípeta) tem módulo constante  , porém direção variável e, portanto, é variável.
  • Observe ainda que, no movimento circular uniforme, a velocidade vetorial (tangente à trajetória) e a aceleração vetorial (normal à trajetória) têm direções perpendiculares entre si.

Exercícios Propostos

1. (VUNESP-INSPER-2019-MODELO ENEM) – A figura mostra uma réplica do Benz Patent Motorwagen, de 1885, carro de dois lugares e três rodas. O diâmetro da roda dianteira mede 60cm, e o das rodas traseiras mede 80cm.

Em um teste recém-realizado, o veículo percorreu, em linha reta, 7,2km em 12 minutos, mantendo sua velocidade escalar praticamente constante. Assim, considerando-se π = 3, a frequência de giro das rodas dianteira e traseiras deve ter sido, em Hz, aproximada e respectivamente, de

a) 5,4 e 4,2.

b) 5,5 e 4,4.

c) 5,6 e 4,2.

d) 5,6 e 4,4.

e) 5,8 e 4,5.

2. (CESGRANRIO-FMP-2019-MODELO ENEM) – Uma aeronave, antes de aterrissar no Aeroporto Santos Dummont no Rio de Janeiro, faz uma curva no ar, mostrando aos passageiros a bela vista da Baía de Guanabara. Suponha que essa curva seja uma circunferência de raio 6,0 . 103m e que a aeronave trace essa trajetória com velocidade de módulo constante igual a 432km . h–1 em relação ao solo.

A aceleração centrípeta da aeronave, em relação ao solo, tem módulo, em m . s–2, igual a:

a) 2,

b) 2,4

c) 7,2

d) 9,8

e) 31,1

3. (VUNESP-UEA-2019-MODELO ENEM) – Na montagem de determinado mecanismo, foi necessário acoplar duas engrenagens dentadas, A e B, de modo que elas girassem em sentidos contrários, como representado na figura.

Nota: Admita que os dentes são iguais de tal modo que o raio de cada engrenagem é proporcional ao número de dentes.

 

As engrenagens A e B têm, em suas periferias, 15 e 60 dentes, respectivamente. Sabendo-se que o período de rotação da engrenagem A é de 0,5 s, a frequência de rotação da engrenagem B é de

a) 0,2Hz.

b) 0,5Hz.

c) 1,0Hz.

d) 1,5Hz.

e) 2,0Hz.

4. (UFU-2018-MODELO ENEM) – Assuma que as dimensões das engrenagens e do pneu de uma bicicleta sejam as indicadas abaixo.

Dados: RCO = 18cm; RCA = 6cm; RRODA = 20cm (figura fora de escala)

 

 

5. (VUNESP-FAMERP-2019-MODELO ENEM) – Uma pessoa parada sobre a linha do equador terrestre apresenta uma velocidade tangencial, devido à rotação da Terra, de módulo próximo a 1700km/h.

Sabendo-se que sen 21° = 0,36 e cos 21° = 0,93, uma pessoa em repouso so bre o solo, em São José do Rio Preto, cuja latitude é aproxi madamente φ = 21° Sul, tem uma velocidade tangencial de módulo próximo a

a) 610km/h

b) 1580km/h

c) 1700km/h

d) 1830km/h

e) 4700km/h

Gabarito

1. RESOLUÇÃO:

2. RESOLUÇÃO:

3. RESOLUÇÃO:

4. RESOLUÇÃO:

1) fPE = fCO = ?

2) Coroa e catraca estão ligadas por uma corrente, e, portanto:

 

5. RESOLUÇÃO:

Seja Ro raio da circunferência descrita por um ponto do Equador e seja RSJRP o raio da circun ferência descrita por um ponto em São José do Rio Preto.

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