01.Considerando as práticas pedagógicas de autoria e colaboração em rede analise as afirmativas a seguir:
I Podem favorecer a aprendizagem por meio de trocas de conhecimento entre estudantes e um esforço mútuo entre os envolvidos.
II Apresentam-se oportunas para a constituição de uma educação inovadora e em sintonia com as novas exigências da sociedade do conhecimento.
III Desenvolvem habilidades metacognitivas e interpessoais.
Identifique a opção correta é:
Escolha uma opção:
O trabalho em equipe é uma das competências consideradas fundamentais na sociedade contemporânea e pode ser considerada um benefício a ser obtido das práticas de autoria e colaboração em rede. Sobre essas práticas, está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
São características das atividades de colaboração em rede para aprendizagem:
Escolha uma opção:
Considerando os desafios e as mudanças geradas pelas aprendizagem em rede, avalie as afirmativas a seguir:
I A necessidade de educação com o desenvolvimento das tecnologias se reduz, pois a aprendizagem passa a ser possível de diferentes formas e em uma estrutura mais aberta e sob demanda.
II O papel do professor é essencial para a mediação pedagógica e para a elaboração de propostas que promovam o pensamento crítico, a reflexão, a criatividade e a comunicação para uma educação transformadora.
III Estratégias pedagógicas podem ser potencializadas com o uso de recursos tecnológicos que permitem a comunicação e a colaboração em rede, via internet.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
“Na nossa tradição cultural a palavra ‘reflexão’ sugere pensamento sério e austero distante da ação, com conotações próximas de meditação e introspecção. Neste caso está a falar-se de um processo mental que acontece quando se olha para determinadas ações do passado. É comum dizer-se “depois de refletir, eu acho que …”, ou “eu já me vi ao espelho…”, o que na verdade corresponde a utilizar uma metáfora para significar a associação da compreensão humana, de nós próprios e das nossas circunstâncias, à reflexão no espelho.“
FONTANA, Maire Josiane; FÁVERO, Altair Alberto. Professor reflexivo: uma integração entre teoria e prática. Revista de Educação do IDEAU, v. 8, 2013.
No contexto da citação apresentada, pode-se considerar que a prática reflexiva na educação tem como objetivo:
Escolha uma opção:
São benefícios que podem ser obtidos da utilização das ferramentas colaborativas para a educação:
Escolha uma opção:
Sobre a colaboração e as ferramentas colaborativas na educação, avalie as afirmativas a seguir:
I Existem várias ferramentas que possibilitam atividades colaborativas e podem ser adotadas na educação.
II Para fazer uso das ferramentas colaborativas no contexto educacional é preciso ter um conhecimento aprofundado em cada uma delas.
III O uso das práticas colaborativas na educação sempre gera criatividade e a inovação.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
A avaliação contínua do processo de ensino e aprendizagem possibilita acompanhar os estudantes e orientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é INCORRETO afirmar:
Escolha uma opção:
Sobre a avaliação e o feedback no contexto educacional, avalie as afirmativas a seguir:
I A avaliação envolve a definição clara de objetivos, critérios e procedimentos adequados, de forma que o resultado sirva para a melhoria do processo.
II É importante que o feedback seja feito de forma regular e consistente por se tratar de um importante recurso para a validação da prática educacional.
III A avaliação e o feedback devem ser vistos como processo contínuo, sistemático e presente nas atividades de ensino e aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
Considerando os exemplos de estratégias pedagógicas que podem ser desenvolvidas de forma colaborativa e em rede junto aos estudantes, avalie as afirmativas a seguir:
I Criação de documentos multimídia com a integração de links para vídeos, sites, imagens e animações.
II Criação de games por profissionais especialistas em desenvolvimento de jogos educacionais.
III Produções colaborativas utilizando ferramentas digitais.
Postar um comentário