01.A partir do que foi estudado nesta disciplina sobre conhecimentos tácito e explícito, analise as assertivas abaixo indicando verdadeiro ou falso.
I. Conhecimento tácito refere-se às conclusões, e insigths subjetivos. II. Conhecimento explícito é subconsciente e difícil de articular. III. Conhecimento tácito é desenvolvido a partir de ação e das experiências. IV. Conhecimento explícito pode ser melhor articulado, facilmente codificado, documentado e transferido.
Assinale a alternativa correspondente de cima para baixo:
Escolha uma opção:
A teoria construtivista aborda o aprendizado a partir de uma orientação epistemológica genética em que o organismo - o aprendiz - está envolvido em uma adaptação ao confrontar uma nova experiência. Assinale a alternativa correta que justifica a conexão semelhante da aprendizagem organizacional. A afirmação correta é a alternativa:
Escolha uma opção:
O projeto instrucional para o e-learning implica no conjunto de recursos com o objetivo de construir novos conhecimentos. A discussão sobre a garantia de qualidade do e-learning geralmente se concentra em quais recursos?
A afirmação correta é a alternativa:
Escolha uma opção:
Classifique as afirmativas abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta.
De acordo com Bransford (1998), podemos integrar gestão do conhecimento e e-learning utilizando três bases do desenvolvimento:
( ) Centrado no aluno, que se refere a disponibilizar o conhecimento na hora e local certos;
( ) Conhecimento habilitado, que é a habilidade de se adequar os paradigmas do ensino ao estilo e necessidades do aluno;
( ) Acessado pela comunidade, componente que combina KM e e-learning, aproveitando a capacidade de aprendizado do aluno com outros elementos da comunidade de interesse.
Assinale a alternativa correta correspondente de cima para baixo:
Escolha uma opção:
Nas mega universidades existe o desafio de fornecer ao aluno adulto um currículo acadêmico interessante e capaz de construir um rico conhecimento aproveitando aquilo que ele traz para as aulas. Também é difícil descobrir como o aluno pode contribuir para a criação de novos conhecimentos em seu campo de estudos, criando um intercâmbio entre ele e a instituição.
Para que essa relação bidirecional seja mais proveitosa, a universidade deve observar as seguintes características dos alunos adultos:
I. Eles geralmente não são autônomos e práticos, ao focalizar aspectos úteis para seu trabalho. II. Os alunos adultos possuem conhecimentos e experiências de vida e, por geralmente trabalharem na área em que estudam, podem contribuir muito para a base de conhecimento da universidade. III. Eles estão em busca de algo substancial, querem uma aprendizagem relevante, que possa agregar valor apenas a sua vida pessoal. IV. O aluno adulto não busca só promoção na carreira ou segurança no trabalho, também deseja interagir e fazer conexões profissionais durante as aulas, mesmo que a distância.
A alternativa correta é:
Escolha uma opção:
Qual alternativa completa adequadamente o texto abaixo?
A universidade pós-Gutenberg traz o ___________________ do aluno, este diretamente envolvido na criação, replicação e _______________ do conhecimento. A motivação está na publicação, eletrônica ou não, da experiência acadêmica do aluno. Escolha uma opção de acordo com texto:
Escolha uma opção:
Na próxima década, o cenário do ambiente de trabalho será cada vez mais diversificado, pois a tendência é de que as empresas aproveitem talentos internos e externos, inovando sua força de trabalho, além do surgimento de novos modelos de negócios.
Qual alternativa NÃO aponta para essa diversidade?
Escolha uma opção:
Relacione as 2 colunas de acordo com o que se refere ao campo de gestão do conhecimento (KM) e e-learning
Coluna 1 1. GESTÃO DO CONHECIMENTO 2. E-LEARNING
Coluna 2
( ) processo que envolve os alunos em interações por meio de comunidades on-line, para além das barreiras geográficas.
( ) possui uma proposta de compartilhar o conhecimento.
( ) tem como objetivo socializar e transferir o conhecimento.
( ) desenvolve os conhecimentos por meio de recursos multimídia.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Escolha uma opção:
Como se denomina o processo que identifica o aprendizado desejado e fornece elementos para medir a sua realização e a melhoria de aprendizagem?
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
À medida que avançamos numa era de comunicação social e não pessoal, de computação e comunicação, percebemos mudanças tecnológicas importantes que irão aumentar as possibilidades de criação e consumo da informação, incluindo as nuvens e a tecnologia verde, com uma vasta gama de dispositivos conectados simultaneamente.
Diante desse contexto, é correto afirmar que:
I. A computação em nuvem terá um grande impacto sobre a força de trabalho em termos de alcance. Novos cenários tornarão mais fácil para os trabalhadores permanecerem no contexto do seu processo de negócio ou ambiente de aprendizagem. II. A tecnologia da informação também está se tornando mais “verde”, com centro de dados muito maiores, o que cria oportunidades para navegar com mais agilidade, não importando o tamanho da empresa ou universidade. III. Ao conceber sistema de conhecimento para a futura força de trabalho de aprendizagem, não devemos considerar o acesso das redes móveis. IV. A qualidade do serviço de internet não pode variar entre as diferentes geografias, dentro e fora das grandes áreas urbanas.
Postar um comentário