Descrição do problema energético.
Apresentação das principais fontes de energia utilizadas na ecosfera .
Discussão das alternativas para o futuro, diante do aumento da demanda.
Análise da questão energética no Brasil.

ASPECTOS BÁSICOS DA CRISE AMBIENTAL

Crescimento populacional,
Demanda de energia e de materiais
Geração de resíduos - Poluição.

A poluição ambiental surge quando  ser humano descobre o fogo e passa a ser capaz de impulsionar máquinas e realizar trabalho( desenvolvimento tecnológico).
O desenvolvimento traz a necessidade de quantidades cada vez maiores de materiais e energia — para satisfazer a necessidade de desenvolvimento da humanidade —, resultando em uma quantidade significativa de resíduos, tanto em termos de matéria quanto em termos de energia.
Torna-se vital o entendimento do conceito de energia e de suas múltiplas formas, principalmente aquelas que têm menor impacto sobre o meio ambiente.


SOL PRINCIPAL FONTE DE
ENERGIA NA ECOSFERA




FONTES PRIMÁRIAS DE ENERGIA
 ( convertidas pelo homem )

Energia elétrica, energia química, energia térmica e energia mecânica.
Utilizadas para o desenvolvimento das diversas atividades humanas, além de possibilitar a sobrevivência do homem.
Principais usos : Aquecimento de ambientes, processos industriais, transporte, aquecimento de alto-fornos, dentre outros.
Recursos energéticos primários classificam-se:   renováveis e não-renováveis.


FONTES RENOVÁVEIS
Não existe uma relação direta entre consumo e disponibilidade ( há necessidade de se armazenar energia para atendimento contínuo da demanda).
Hidrelétricas, que dependem da vazão dos rios ( o barramento do rio cria um reservatório de água, formando um grande lago).
 Durante o período de chuvas, armazena-se a água que é utilizada no período seco, quando a vazão do rio diminui. 
















Provêm direta ou indiretamente da energia solar, sendo que o aproveitamento direto da energia solar vem sendo aos poucos implementado.
A radiação solar direta é utilizada para atividades domésticas( aquecimento de água e ambientes ) ; outros usos, como geração de eletricidade, são feitos em pequenas comunidades e em âmbito de pesquisa.
 As fontes renováveis ditas indiretas, tais como vento e vazão de rios, são de uso limitado pela quantidade de energia disponível no tempo.

Provêm direta ou indiretamente da energia solar, sendo que o aproveitamento direto da energia solar vem sendo aos poucos implementado. 








Energia das marés: Pode ser obtida da variação do nível de água dos oceanos (energia potencial) para obtenção de energia mecânica. O aproveitamento  pode ser viável onde a variação dos níveis de maré, baixa e alta, seja significativa.
Energia solar: é a energia radiante do Sol que pode ser utilizada para aquecimento de água em residências e para a geração de energia elétrica por meio de células fotoelétricas.






Biogás: obtida do gás natural resultante da decomposição anaeróbia de compostos orgânicos (geralmente estrume, resíduos domésticos etc). O aproveitamento o biogás ocorre pela queima do gás natural (calor liberado na combustão).
Biocombustível líquido: material obtido pela fermentação e decomposição anaeróbia de vários tipos de biomassa ( cana-de-açúcar e lixo orgânico). O aproveitamento da energia também se dá pela sua queima.
Gás hidrogênio: combustível gasoso produzido por processos eletroquímicos, a partir principalmente da eletrólise da água. O aproveitamento da energia  pela queima do gás.

FONTES NÃO-RENOVÁVEIS

Combustíveis fósseis: são depósitos naturais de petróleo, gás natural e carvão ( própria energia solar armazenada na forma de energia química em  depósitos geológicos formados  há milhões de anos -  a partir da decomposição de vegetais e animais e submetidos a altas temperaturas e pressões na crosta terrestre).
Derivados de combustíveis fósseis: Produtos obtidos a partir do fracionamento dos combustíveis fósseis, principalmente do petróleo ( a gasolina, o óleo diesel, o querosene e outros produtos) .
Derivados sintéticos: óleo cru sintético e gás natural sintético produzidos por liquefação ou gaseificação de carvão.
Óleos pesados não-convencionais: Depósitos subterrâneos de consistência asfáltica que podem ser extraídos de depósitos de petróleo bruto convencionais por métodos de recuperação forçada, rochas sedimentares oleosas (xisto) e depósitos arenosos (areias com alcatrão). Desses elementos obtém-se óleo cru.
Gás natural não-convencional: Gás presente nos depósitos subterrâneos profundos encontrados em camadas arenosas, rochas sedimentares devonianas e veios de carvão. Encontra-se, também, dissolvido em depósitos profundos de água salgada, a altas temperaturas e pressões (zonas geopressurizadas).




Combustíveis nucleares: principalmente urânio e tório, encontrados em depósitos naturais, que podem sofrer fissão nuclear ou serem transformados em materiais físseis.
 No processo de fissão nuclear, que deve ocorrer de maneira controlada, a energia presente no núcleo dos materiais físseis é utilizada para a geração de vapor a alta pressão, o qual, por sua vez, é utilizado para o acionamento de uma turbina acoplada a um gerador elétrico.
A energia do núcleo dos materiais físseis é liberada quando esses capturam um nêutron, que desestabiliza o núcleo do átomo (de urânio, por exemplo), fazendo com que ele se divida e libere uma grande quantidade de energia, além de outros nêutrons, os quais irão manter a reação em cadeia.
Fusão nuclear: Processo no qual dois átomos de elementos leves (principalmente os isótopos do hidrogênio) se unem, dando origem a um elemento mais pesado.
Para que o processo ocorra, é necessária uma grande quantidade de energia para aproximar os núcleos dos elementos que participam da reação.
A energia liberada é muitas vezes superior à energia que foi utilizada para promover o processo de fusão, e pode ser utilizada para a geração de energia elétrica.
Energia geotérmica: Obtida do calor gerado a partir dos elementos radioativos presentes em depósitos subterrâneos e do magma existente no interior do planeta.
Depósitos geotérmicos confinados: constitui-se em calor de baixa temperatura depositado em zonas subterrâneas de vapor seco, água quente ou em uma mistura de vapor e água quente.
O calor é liberado por substâncias radioativas encontradas no manto de rochas parcialmente derretidas, localizadas abaixo da crosta terrestre, ou pelo próprio magma.

POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem