Módulo 18 - Movimento uniforme


1. Definição

Um movimento é chamado uniforme quando a relação espaço-tempo é do 1.º grau, isto é, da forma:

s = A + Bt

em que A e B são parâmetros constantes com B  0.

2. Parâmetro A

Para t = 0 (origem dos tempos) temos s0 = A e, portanto:

O parâmetro A representa o espaço inicial.

 

A = s0

3. Parâmetro B

A velocidade escalar V é dada por:   

O parâmetro B representa a velocidade escalar.

4. Propriedades do movimento uniforme

a) Equação horária do espaço:

s = s0 + Vt

b) A velocidade escalar média é igual à velocidade escalar instantânea, é constante e diferente de zero.

c) A aceleração escalar média é igual à aceleração escalar instantânea, é constante e igual a zero.

g= g = constante = 0

d) O movimento pode ser progressivo (V > 0) ou retrógrado (V < 0), porém não é nem acelerado nem retardado, pois a velocidade escalar é constante ( = 0).

5.

A denominação uniforme deriva do fato de a velocidade escalar ser constante, isto é, é um movimento que se processa sempre da mesma forma, com o móvel percorrendo distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.

6.

Podemos ter movimento uniforme em qualquer trajetória.

7. Gráficos do movimento uniforme

 

Saiba mais

Um paraquedista, partindo do repouso e em trajetória vertical, tem uma fase inicial de movimento acelerado (praticamente uma queda livre) com o paraquedas fechado; em seguida, uma fase de movimento retardado, com a abertura do paraquedas, e finalmente atinge uma velocidade escalar limite da ordem de 5,0m/s (18km/h) que é mantida constante.

Assim, após atingir a velocidade escalar limite, o paraquedista assume um movimento uniforme.

Uma nave espacial, com o sistema de jatos desligados e afastada de outros corpos celestes, desloca-se em linha reta com velocidade escalar constante, isto é, em movimento uniforme.

8. Interpretações gráficas

a) Gráfico espaço x tempo:

 

No gráfico espaço x tempo, a declividade da retas = f(t) mede a velocidade escalar.

b) Gráfico velocidade escalar x tempo

No gráfico velocidade escalar x tempo, a área sob o gráfico mede a variação de espaço Ds.

Exercícios Propostos – Módulo 18

1. (FATEC-SP – MODELO ENEM) – Esportes de aventura têm cada vez mais se popularizado e profissionais desse ramo, ao mesmo tempo em que atuam como guias turísticos, fazem um trabalho de conscientização ambiental. Um desses esportes é o rafting, que consiste basicamente em um grupo de pessoas descer uma corredeira dentro de um bote inflável.

Certa vez, a guia Camile, treinando para um rali de aventura, pediu ao seu amigo Matteo que medisse a velocidade escalar média do bote utilizado por ela em um certo trecho do rio. Matteo, como bom estudante de Física, observou que a trajetória do bote era paralela às margens, e que sua velocidade escalar de descida em relação às margens era de 8,0m/s.

Supondo-se que essa situação não sofresse alteração e considerando-se a velocidade escalar constante em todo o trecho do rali com extensão de 36,0km, Camile e seu grupo percorreriam, descendo o rio, o trajeto em, aproximadamente,

a) 1h15min

b) 2h25min

c) 4h25min

d) 5h45min

e) 6h55min

2. Um automóvel desloca-se em uma estrada com movimento uniforme. No instante inicial (t0= 0), o automóvel passa pelo km 20 e duas horas depois passa pelo km 160.

a) Determine a velocidade escalar do automóvel.

b) Determine a função que relaciona a posição do automóvel com o tempo. Adote para origem dos espaços o marco km 30.

3. (ENEM) – Em apresentações musicais realizadas em espaços onde o público fica longe do palco, é necessária a instalação de alto-falantes adicionais a grandes distâncias, além daqueles localizados nos palcos. Como a velocidade com que o som se propaga no ar (Vsom = 3,4 . 102m/s) é muito menor que a velocidade com que o sinal se propaga nos cabos (Vsinal = 2,6 . 108m/s) é necessário atrasar o sinal elétrico de modo que esse chegue pelo cabo no mesmo instante em que o som vindo do palco. Para tentar solucionar esse problema, um técnico sugeriu a colocação de um cabo elétrico suficiente para o sinal chegar ao mesmo tempo que o som, em um alto-falante que está a uma distância de 680 m do palco.

Essa solução é inviável, pois seria necessário um cabo elétrico de comprimento mais próximo de:

a) 1,1 . 103km

b) 8,9 . 104km

c) 1,3 . 105km

d) 5,2 . 105km

e) 6,0 . 1013km

Exercícios Propostos 

1. Dois móveis, A e B, percorrem uma mesma trajetória retilínea com movimentos uniformes e velocidades com intensidades respectivamente iguais a 2,0m/s e 1,0m/s e sentidos indicados na figura. No instante t0, o móvel A está posicionado em A0 e o móvel B em B0.

Adotando-se o ponto 0 como origem dos espaços e o instante t0 como origem dos tempos, determine

a) as equações horárias para os movimentos de A e B;

b) a distância entre os móveis A e B no instante t1 = 10,0s.

2. (VUNESP – MODELO ENEM) – Na sala de controle de tráfego aéreo, os movimentos retilíneos e uniformes de dois aviões, voando à mesma altitude, em possível curso de colisão, preocupam os controladores de voo, que se põem logo a realizar as projeções das trajetórias.

Informes sobre os voos

  • módulo da velocidade do avião A = 900km/h;
  • módulo da velocidade do avião B = 720km/h;
  • distância de A até X = 45km;
  • distância de B até X = 36km.

Após análise, na possibilidade de os aviões não alterarem suas rotas, verifica-se que os aviões, não havendo mudanças de direção,

a) se chocarão em 3 minutos.

b) se chocarão em 5 minutos.

c) se chocarão em 7 minutos.

d) se chocarão em 9 minutos.

e) não se chocarão.

3. (ENEM) – Uma empresa de transporte precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80km/h e a distância a ser percorrida é de 80km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60km, a velocidade máxima permitida é 120km/h.

Supondo-se que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?

a) 0,7

b) 1,4

c) 1,5

d) 2,0

e) 3,0

4. (UFRN – MODELO ENEM) – Em uma noite chuvosa, do alpendre de sua casa, um estudante via relâmpagos e ouvia trovões. Então, teve curiosidade de saber a que distância dele estavam ocorrendo esses fenômenos. Ele verificou que havia um intervalo de 5,0 segundos entre ver a luz do relâmpago e ouvir o som do trovão.

Se a velocidade do som no ar tem módulo de 340m/s e o estudante percebe o relâmpago quase ao mesmo tempo em que este ocorre, é correto afirmar que a distância entre o local do relâmpago e a casa do estudante é de

a) 170m

b) 680m 

c) 1700m

d) 3400m

e) 6800m

Exercícios Propostos

1. (VUNESP – MODELO ENEM) – Na entrada do porto, todos os navios devem cruzar um estreito canal de 300m de extensão. Como medida de segurança, essa travessia deve ser realizada com velocidade escalar máxima de 6,0m/s. Um navio de 120m de comprimento, movendo-se com a máxima velocidade permitida, ao realizar a travessia completa desse canal, demorará um tempo, em s, de:

a) 20

b) 30

c) 40

d) 60

e) 70

2. (VUNESP – MODELO ENEM) – No setor de laminação de uma siderúrgica, um lingote de aço com 20m de comprimento é transportado, ainda incandescente, sobre roletes que o levam até a entrada de um conjunto de laminadores. Ao sair da máquina, o comprimento do lingote é 5m maior que aquele que possuía inicialmente.

Se a velocidade do transporte do lingote é constante e de módulo 2m/s, considerando-se que o conjunto de laminadores tem comprimento de 15m, o tempo gasto para a realização da primeira prensagem, em segundos, é

a) 5

b) 10

c) 15

d) 20

e) 50

3. (VUNESP – MODELO ENEM) – Uma estrada de ferro conta com um par de vias para que dois trens possam percorrer, ao mesmo tempo e em sentidos contrários, um trecho entre duas cidades. O único local em que essas duas pistas se unem mede 50m de comprimento e corresponde à travessia de uma ponte. Movendo-se com velocidade constante de módulo 16m/s, um trem de 110m de comprimento está na iminência de passar pela ponte. Um segundo trem, que se move na outra via com velocidade constante de módulo 10m/s, aproxima-se da ponte pelo lado oposto ao do primeiro. A distância mínima entre a máquina do segundo trem e o ponto em que ele entrará na ponte, que evita que os trens se choquem, é, em metros:

a) 260

b) 240

c) 200

d) 120

e) 100

4. Um automóvel de 5,0m de comprimento está em movimento uniforme com velocidade escalar de 54,0km/h. A circunferência externa do pneu do automóvel tem raio de 50cm.

Adotando-se p @ 3, pedem-se:

a) o intervalo de tempo para que o carro atravesse completamente um túnel de 40,0m de comprimento;

b) o número de voltas dadas pelo pneu do carro durante essa travessia.

5. (AFA – MODELO ENEM) – Em uma das cenas de determinado filme, um vilão dispara um tiro de pistola contra o herói, que, habilidosamente, desvia do projétil. Sabendo-se que a distância entre a arma e o herói é de 34,0m e que o projétil sai da arma com uma velocidade de módulo 330m/s, o tempo para que o herói pense e execute o movimento de esquiva do projétil, será, em milésimos de segundo, mais próximo de:

a) 1,0

b) 2,0

c) 3,0

d) 4,0

e) 5,0

Considere a velocidade do som no ar com módulo igual a 340m/s e admita que o projétil se movimente em linha reta com velocidade constante (isto é, despreze o efeito da gravidade e o efeito do ar).

 

Exercícios Propostos 

1. (MODELO ENEM) – Duas formigas se movem em linha reta e com velocidades constantes ao longo de uma régua centimetrada. Na figura estão indicadas as velocidades escalares das formigas e as posições que ocupavam num certo instante. Determine a posição do encontro entre as duas formigas.

a) 16cm

b) 17cm

c) 18cm

d) 19cm

e) 20cm

2. (UNIVESP – MODELO ENEM) – As tabelas indicam as posições de dois veículos, A e B, sobre a mesma estrada retilínea, nos instantes 0h e 1,0h.

Veículo A
t (h)s (km)
015
1,090
Veículo B
t (h)s (km)
0495
1,0420

Desprezadas as dimensões dos veículos e sabendo-se que eles se movimentam, um em direção ao outro, com velocidades constantes, é correto afirmar que eles passarão pela mesma posição depois de

a) 2,0 horas e 45 minutos.

b) 3,0 horas e 12 minutos.

c) 3,0 horas e 20 minutos.

d) 4,0 horas e 16 minutos.

e) 4,0 horas e 30 minutos.

3. (FUVEST – MODELO ENEM) – Marta e Pedro combinaram encontrar-se em um certo ponto de uma autoestrada plana, para seguirem viagem juntos. Marta, ao passar pelo marco zero da estrada, constatou que, mantendo uma velocidade escalar constante de 80km/h, chegaria na hora certa ao ponto de encontro combinado. No entanto, quando ela já estava no marco do quilômetro 10, ficou sabendo que Pedro tinha se atrasado e, só então, estava passando pelo marco zero, pretendendo continuar sua viagem a uma velocidade escalar constante de 100km/h. Mantendo essas velocidades, seria previsível que os dois amigos se encontrassem próximos a um marco da estrada com indicaçação de:

a)



b)

c)



d)

e)


4. (MACKENZIE-SP – MODELO ENEM) – O sr. José sai de sua casa caminhando com velocidade escalar constante de 3,6km/h, dirigindo-se para o supermercado que está a 1,5km. Seu filho Fernão, 5 minutos após, corre ao encontro do pai, levando a carteira que ele havia esquecido. Sabendo-se que o rapaz encontra o pai no instante em que este chega ao supermercado, podemos afirmar que a velocidade escalar média de Fernão foi igual a:

a) 5,4km/h

b) 5,0km/h

c) 4,5km/h

d) 4,0km/h

e) 3,8km/h

Exercícios Propostos 

1. (ENEM) – O gráfico abaixo modela a distância percorrida, em km, por uma pessoa em certo período de tempo. A escala de tempo a ser adotada para o eixo das abscissas depende da maneira como essa pessoa se desloca.

Qual é a opção que apresenta a melhor associação entre meio ou forma de locomoção e unidade de tempo, quando são percorridos 10km?

a) carroça – semana

b) carro – dia

c) caminhada – hora

d) bicicleta – minuto

e) avião – segundo

2. (UNESP – MODELO ENEM) – Os dois primeiros colocados de uma prova de 100m rasos de um campeonato de atletismo foram, respectivamente, os corredores A e B. O gráfico representa as velocidades escalares desses dois corredores em função do tempo, desde o instante da largada (t = 0) até os instantes em que eles cruzaram a linha de chegada.

Analisando-se as informações do gráfico, é correto afirmar que, no instante em que o corredor A cruzou a linha de chegada, faltava ainda, para o corredor B completar a prova, uma distância, em metros, igual a:

a) 5

b) 10

c) 15

d) 20

e) 25

3. (MODELO ENEM) – Uma pessoa pretende movimentar-se ao longo de uma pista retilínea e sua coordenada de posição x varia com o tempo t conforme o gráfico a seguir.

A análise do gráfico nos permite concluir que,

a) no intervalo de 0s a 40,0s, a pessoa esteve sempre em movimento.

b) no intervalo de 10,0s a 40,0s, a pessoa caminhou sem correr.

c) nos intervalos de 10,0s a 30,0s e de 30,0s a 40,0s, a velocidade escalar da pessoa tem o mesmo módulo.

d) no intervalo de 10,0s a 30,0s, a pessoa caminhou para frente (movimento progressivo) e, no intervalo de 30,0s a 40,0s, a pessoa correu para trás (movimento retrógrado).

e) no intervalo de 0s a 40,0s, a velocidade escalar média da pessoa foi de 1,5m/s.

Exercícios Propostos 

1. (VUNESP) – O movimento de uma partícula efetua-se ao longo do eixo x. Num gráfico (x, t) desse movimento, podemos localizar os pontos P0(25;0), P1(20;1), P2(15;2), P3(10;3) e P4(5;4), com x em metros e t em segundos.

a) Represente no gráfico (x, t) os pontos dados.

b) Identifique o tipo de movimento.

c) Deduza a equação horária do movimento.

d) Qual a distância percorrida entre os instantes 0s e 5s?

2. (FUVEST – MODELO ENEM) – O gráfico ilustra a posição s, em função do tempo t, de uma pessoa caminhando em linha reta durante 400 segundos. Assinale a alternativa correta.

a) A velocidade escalar no instante t = 200s vale 0,50m/s.

b) Em nenhum instante a pessoa parou.

c) A distância total percorrida durante os 400 segundos foi 120m.

d) O deslocamento escalar durante os 400 segundos foi 180m.

e) O módulo de sua velocidade escalar no instante t = 50s é menor do que no instante t = 350s.

3. (CESGRANRIO – MODELO ENEM) – Hoje de manhã, Ana saiu de casa para ir à escola. Fez uma parte desse percurso andando e outra correndo. A distância percorrida por Ana, em função do tempo decorrido, está mostrada no gráfico abaixo.

Observando-se o gráfico, pode-se afirmar que Ana

a) percorreu metade da distância andando e outra metade correndo.

b) percorreu maior distância andando do que correndo.

c) levou mais tempo correndo do que andando.

d) fez a parte inicial do percurso correndo e a seguinte, andando.

e) fez a primeira parte do percurso andando e a seguinte, correndo.

4. Três móveis, AB e C, movem-se de acordo com o gráfico abaixo que representa suas posições em função do tempo ao percorrerem uma mesma trajetória retilínea.

De acordo com a situação apresentada, a afirmativa correta é:

a) O móvel B tem a menor velocidade escalar.

b) O móvel C tem maior deslocamento que o móvel A, nos 8,0s representados.

c) O móvel A possui maior velocidade escalar que o móvel C.

d) No instante 4,5 segundos a distância entre A e C é de 25m.

e) No instante 5,0s, o móvel A se encontra na posição 45m.

5. (UFPB – MODELO ENEM) – Um preparador físico orienta dois atletas, A e B, em corridas de curta distância em linha reta. Durante os treinos, os atletas são monitorados pelo uso de aparelhos de GPS. Após cada treino, eles transferem os dados dos aparelhos de GPS para o computador e mandam para o preparador, que avalia, de forma comparativa, o desempenho entre os atletas. Para essa avaliação, o preparador registra os dados do desempenho de cada atleta na corrida em um mesmo gráfico, conforme representado a seguir.

Com relação ao desempenho de cada um dos atletas, representado no gráfico, pode-se afirmar que

a) a velocidade escalar do atleta B é superior, em módulo, à velocidade escalar do atleta A.

b) as velocidades escalares dos atletas variam com o tempo.

c) a velocidade do atleta A tem sentido oposto à velocidade do atleta B.

d) a aceleração escalar do atleta A é superior, em módulo, à aceleração escalar do atleta B.

e) os movimentos de A e B são uniformemente variados.

Gabarito 

 1. RESOLUÇÃO:

Sendo a velocidade escalar constante:

s = V t (MU)

36,0 . 103 = 8,0T

T = 4,5 . 103s =  h

T = 1,25h

T = 1h + 0,25h

T = 1h + 15min

Resposta: A

2. RESOLUÇÃO:

b) s = – 10 + 70t (s em km, t em h)

3. RESOLUÇÃO:

1) Para o som:

s = V t

680 = 340t1

t1 = 2,0s

2) Para o sinal elétrico:

s = V t

L = 2,6 . 108 . 2,0 (m)

L = 5,2 . 108m
L = 5,2 . 105km

Resposta: D

Gabarito 

1. RESOLUÇÃO:

a) sA = 1,0 + 2,0t (SI)

sB = – 1,0 – 1,0t (SI)

b) Em t = 10,0s:

d = 21,0 – (–11,0)  d = 32,0m

2. RESOLUÇÃO:

s = Vt

45 = 900 TA  T= 0,05h = 3,0min

36 = 720 TB  TB = 0,05h = 3,0min

Como TA = TB, haverá colisão.

Resposta: A

3. RESOLUÇÃO:

Com o veículo movimentando-se sempre com a velocidade máxima em cada trajeto, temos:

V1 = 

80 =   t1 = 1,0h

V2 = 

120 =   t2 = 0,50h

 ttotal = t1 + t2 = 1,0h + 0,5h

ttotal = 1,5h

Resposta: C

4. RESOLUÇÃO:

s = Vt

d = 340 . 5,0m

d = 1700m

Resposta: C

Gabarito

1. RESOLUÇÃO:

 

t = 70s

Resposta: E

2. RESOLUÇÃO:

A distância total a ser percorrida é o comprimento final do lingote (25m) mais a distância entre os laminadores (15m).

s = 25m + 15m = 40m

Sendo V =  (MU), vem:

2 =  Þ Dt = 20s

Resposta: D

3. RESOLUÇÃO:

1) Cálculo do tempo gasto pelo trem (1) para atravessar completamente a ponte:

s = V t (MU)

160 = 16T Þ T = 10s

2) Cálculo de d.

Ds = V t (MU)

 = 10 . 10 (m)

d = 100m

Resposta: E

4. RESOLUÇÃO:

a) Ds= LA + LT = 5,0 + 40,0 (m) Þ DsA = 45,0m

Dt =  (s) Þ Dt = 3,0s

b) L = 2pR

L = 2 . 3 . 0,50(m)

L = 3,0m

N =  Þ N = 15 voltas

5. RESOLUÇÃO:

Resposta: C

Gabarito 

1. RESOLUÇÃO:

1) s = s0 + V t

s1 = 10 + 5,0 tt em segundos
s2 = 14 + 3,0 ts em centímetros

s1 = s2

10 + 5,0 tE = 14 + 3,0 tE

2,0 tE = 4,0 Þ tE = 2,0 s

2) t = tE = 2,0s Û s1 = sE

sE = 10 + 5,0 . 2,0 (cm) Þ sE = 20 cm

Resposta: E

2. RESOLUÇÃO:

a) 1) Cálculo das velocidades:

2) Montagem das equações horárias:

s = s0 + Vt

sA = 15 + 75t e sB = 495 – 75t 

3) Instante de encontro:

sA = sB Þ 15 + 75tE = 495 – 75tE

150tE = 480 Þ tE = 3,2h

tE = 3,0h + 0,2h = 3,0h + 0,2 . 60min

tE = 3,0h + 12min

Resposta: B

3. RESOLUÇÃO:

sMarta = 10 + 80tt em h
sPedro = 100ts em km

Para o encontro:

sMarta = sPedro

10 + 80tE = 100tE

20tE = 10

tE = 0,50h

Quando t = tE = 0,50h:

sPedro = sE

sE = 100 . 0,50 (km)

sE = 50km

Resposta: D

4. RESOLUÇÃO:

1) Tempo gasto pelo sr. José:

s = V t (MU)

 

2) Tempo gasto pelo filho:

t2 = t– 300s

t2 = 1500s – 300 Þ t2 = 1200s

3) Velocidade escalar média do filho:

 

Resposta: C

Gabarito 

1. RESOLUÇÃO:

Uma pessoa em uma caminhada tem uma velocidade escalar média da ordem de 5km/h. Portanto, o gráfico apresentado pode referir-se ao deslocamento de uma pessoa, desde que a escala de tempo seja em horas.

Resposta: C

2.  RESOLUÇÃO:

O corredor A cruzou a linha de chegada no instante tA = 10s e o corredor B no instante tB = 12s.

Portanto, o corredor B deve percorrer uma distância d com velocidade escalar de 10m/s durante 2s.

d = Vt = 10 . 2 (m)  d = 20m

Resposta: D

3. RESOLUÇÃO:

a) Falsa. No intervalo de 0s a 10,0s o espaço é constante e a pessoa está em repouso.

b) Falsa. Entre 10,0s e 30,0s, temos:

V1 =  = 1,0m/s

A pessoa está caminhando para a frente (movimento progressivo).

Entre 30,0s e 40,0s, temos:

V2 =  = –4,0m/s

A pessoa está correndo para trás (movimento retrógrado).

c) Falsa. |V1| = 1,0m/s e |V2| = 4,0m/s

d) Verdadeira.

e) Falsa. Vm =  (m/s)

Vm = –0,50m/s

Nota: A pessoa percorreu 20,0m com movimento progressivo e 40,0m com movimento retrógrado: a distância total foi de 60,0m.

Resposta: D

Gabarito

1. RESOLUÇÃO:

a)

b) Movimento uniforme e retrógrado.

c) Do diagrama, conclui-se que no instante t = 0s o espaço do móvel é s0 = 25m. Sendo o movimento uniforme:

 

A função horária dos espaços é do tipo s = s0 + V . t, então:

s = 25 – 5 . t (SI)

d) d = |S| = |V| .  d = 5 . 5 (m)  d = 25m

2. RESOLUÇÃO:

a) Falsa. No intervalo de tempo 100s < t < 300s, o móvel encontra-se em repouso.

b) Falsa.

c) Verdadeira.

d = |sida| + |svolta|

d = 100m + 20m Þ d = 120m

d) Falsas = s2 – s s = 80 – 0 (m)  s = 80m

e) Falsa. No intervalo de tempo 0 £ t < 100s:

No intervalo de tempo 300s < t < 400s:

Assim, sendo |v1| > |v2|, concluímos que a afirmação é falsa.

Resposta: C

3.  RESOLUÇÃO:

De 0 a T1 Ana correu e de T1 a T2 Ana andou, pois q > a e a tangente do ângulo mede a velocidade escalar.

Como d1 > d2 – d1, a distância percorrida correndo é maior do que andando.

Como T1 < T2 – T1, Ana gastou mais tempo andando do que correndo.

Resposta: D

4. RESOLUÇÃO:

1) Cálculo das velocidades escalares:

V = 

VA =  (m/s) = 5,0m/s

VB =  (m/s) = 7,5m/s

VC =  (m/s) = 5,0m/s

a) Falsa: VB > VA = VC

b) Falsa: VA = VC  sA = sC = 40m

c) Falsa: VA = VC

d) Falsa: Como VA = VC, a distância entre A e C se mantém constante e vale 20m (distância inicial).

e) Verdadeira: s = s0 + Vt

sA = 20 + 5,0 . 5,0(m) = 45m

Resposta: E

5. RESOLUÇÃO:

a) Falsa.

V = 

VA =  = 6,0km/h

VB =  = –3,0km/h

|VA| > |VB|

b) Falsa. Os movimentos são uniformes e as velocidades escalares são constantes.

c) Verdadeira. O movimento de A é progressivo e o movimento de B é retrógrado.

d) Falsa. As acelerações escalares são nulas.

e) Falsa. Os movimentos são uniformes.

Resposta: C



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