Velocidade relativa


1. Definição

Consideremos dois móveis, A e B, percorrendo uma mesma trajetória retilínea, com velocidades escalares respectivamente iguais a VA e VB.

A velocidade do carro A em relação ao carro B tem módulo de 200km/h e em relação ao carro C tem módulo de 20km/h.


VBA = V- VA

Define-se velocidade escalar relativa do móvel B, em relação ao móvel A, como sendo a grandeza VBA dada por:

Segue imediatamente que:

VAB = V- VB e VBA = - VAB

2. Exemplos

 

3. Regra prática

Para obter o módulo da velocidade escalar relativa entre dois corpos, A e B, utilizamos a seguinte regra prática, que decorre imediatamente da definição de velocidade escalar relativa:

Quando os móveis caminham no mesmo sentido, o módulo da velocidade escalar relativa é dado pela diferença entre os módulos das velocidades escalares de A e B.

Quando os móveis caminham em sentidos opostos, o módulo da velocidade relativa é dado pela soma dos módulos das velocidades escalares de A e B.

Saiba mais

Voando em formação

Na formação abaixo, um caça está em repouso em relação ao outro, pois todos têm a mesma velocidade em relação ao solo.

A velocidade resultante do míssil é a soma da velocidade do avião com a velocidade própria do míssil (velocidade do míssil em relação ao avião).

Exercícios Propostos

1. (VUNESP – MODELO ENEM) – 

Cruzou por mim, veio ter comigo, numa rua da Baixa

Aquele homem mal vestido, pedinte por profissão que se lhe vê na cara,

Que simpatiza comigo e eu simpatizo com ele;

E reciprocamente, num gesto largo, transbordante, dei-lhe tudo quanto tinha.

(...)

Sinto uma simpatia por essa gente toda,

Sobretudo quando não merece simpatia.

Sim, eu sou também vadio e pedinte,

E sou-o também por minha culpa.

Ser vadio e pedinte não é ser vadio e pedinte:

É estar ao lado da escala social,

(…)

(Álvaro de Campos, fragmento)

Fernando Pessoa, na figura de Álvaro de Campos, bem que poderia ter criado esse poema a partir de uma circunstância real, enquanto passeava por uma calçada de Lisboa. De fato, imaginemos que um pedinte e Álvaro de Campos estivessem movendo-se um de encontro ao outro, na mesma calçada reta, com velocidades em módulo 0,5m/s e 1,5m/s, respectivamente. Se toda a ideia desse poema tivesse sido elaborada no intervalo de tempo em que ambos, pedinte e poeta, estivessem a 20,0 metros um do outro até o esperado encontro, tal poema teria nascido em um tempo, em segundos, igual a:

a) 8,0

b) 9,0

c) 10,0

d) 11,0

e) 12,0

2. (ACAFE-SC – MODELO ENEM) – Filas de trânsito são comuns nas grandes cidades, e duas de suas consequências são: o aumento no tempo da viagem e a irritação dos motoristas. Imagine que você está em uma pista dupla e enfrenta uma fila. Pensa em mudar para a fila da pista ao lado, pois percebe que, em determinado trecho, a velocidade da fila ao lado é 3,0 carros/min, enquanto a velocidade da sua fila é 2,0 carros/min.

Considere o comprimento de cada automóvel igual a 3,0m.

a) 2,0Assinale a alternativa correta que mostra o tempo, em min, necessário para que um automóvel da fila ao lado que está a 15,0m atrás do seu possa alcançá-lo.

b) 3,0

c) 4,0

d) 5,0

e) 6,0

3. (CEFET-PR – MODELO ENEM) – Numa das corridas de São Silvestre, um atleta brasileiro estava 25m atrás do favorito, o queniano Paul Tergat, quando, no fim da corrida, o brasileiro reagiu, imprimindo uma velocidade escalar constante de 8,0m/s, ultrapassando Tergat e vencendo a prova com uma vantagem de 75m. Admitindo-se que a velocidade escalar de Tergat se manteve constante e igual a 5,5m/s, o intervalo de tempo decorrido, desde o instante em que o brasileiro reagiu até o instante em que cruzou a linha de chegada, foi de:

a) 20s

b) 30s

c) 40s

d) 50s

e) 60s

Admita que os dois atletas descrevam trajetórias retilíneas e paralelas.

4. (MODELO ENEM) – Considere um rio retilíneo com uma correnteza muito forte e com velocidade constante. Duas boias e uma pessoa estão sendo arrastados pela correnteza, isto é, deslocam-se com a mesma velocidade da correnteza. A pessoa está equidistante das boias, como indica a figura.

De repente, a pessoa começa a se afogar e para salvar-se deve agarrar-se em uma das boias. A pessoa consegue nadar com a mesma velocidade constante, relativa às águas (em módulo), tanto a favor como contra a correnteza.

Para chegar no menor tempo possível a uma das boias, a pessoa

a) deve dirigir-se para a boia B1.

b) deve dirigir-se para a boia B2.

c) pode dirigir-se para qualquer uma das boias, pois o tempo gasto para atingi-las será o mesmo.

d) deve dirigir-se para a boia B2 somente se sua velocidade própria (relativa às águas) for maior que a da correnteza.

e) deve dirigir-se para a boia B2 somente se sua velocidade própria (relativa às águas) for menor que a da correnteza.

Gabarito

1. RESOLUÇÃO:

srel = Vrel t (MU)

20,0 = (0,5 + 1,5) TE

TE = 10,0s

Resposta: C

2. RESOLUÇÃO:

1) Para a fila onde está o motorista, a velocidade é de 2,0 carros/min ou 6,0m/min.

2) Para a fila ao lado, a velocidade é de 3,0 carros/min ou 9,0m/min.

3) Vrel 

9,0 – 6,0 = 

3,0 =   t = 5,0min

Resposta: D

3. RESOLUÇÃO:

Supõe-se que Paul Tergat esteja parado (referencial) e que o brasileiro esteja movendo-se com a velocidade relativa.

Vrel = 

8,0 – 5,5 = 

t =  s

t = 40s

Resposta: C

4. RESOLUÇÃO:

Para resolvermos esta questão, basta colocarmos o referencial na água, isto é, a água é suposta parada, o mesmo ocorrendo com as boias Be B2.

Como a pessoa está exatamente no ponto médio entre as boias e sua velocidade relativa às águas tem o mesmo valor, quando nada rumo à boia B1 ou rumo à boia B2, o tempo gasto será exatamente o mesmo e dado por:

Resposta: C


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