Versores
1. Definição
Denomina-se versor um vetor unitário (módulo igual à unidade) usado para definir uma direção e sentido.
Os versores dos eixos Ox e Oy são indicados, respectivamente, por .
O vetor pode ser representado por:
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A representação de um vetor com o uso dos versores é útil no caso de adição e subtração de vetores.
Exemplifiquemos com os vetores e
indicados na figura abaixo, feita em escala.
Exercícios propostos
1. Na figura, representamos duas forças, e
. Sejam
e
os vetores unitários que definem as direções horizontal e vertical, respectivamente. Estes vetores unitários são chamados de versores.
a) Obter as expressões de e
em função dos versores
e
;
b) Obter a expressão da força resultante entre e
em função dos versores
e
e calcular o seu módulo.
2. (UFPB-MODELO ENEM) – Uma bola de bilhar sofre quatro deslocamentos sucessivos representados pelos vetores ,
,
,
, apresentados no diagrama abaixo.
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O deslocamento resultante da bola está corretamente descrito, em unidades SI, por:
a) = –4
+ 2
b) = –2
+ 4
c) = 2
+ 4
d) = 4
+ 2
e) = 4
+ 4
= versor do eixo x
= versor do eixo y
3. (UFPB-MODELO ENEM) – Dois homens, com auxílio de duas cordas, puxam um bloco sobre uma superfície horizontal lisa e sem atrito, conforme representação abaixo.
Nessa situação, é correto afirmar que a equação cartesiana da força resultante no bloco, em newtons, é:
Considere que os módulos e direções das forças exercidas pelos homens são dados por:
|
Os vetores unitários estão ao longo dos eixos x e y respectivamente, nos sentidos positivos, em um sistema cartesiano.
4. (UFJF-MG-MODELO ENEM) – Em um campeonato de arco e flecha, dois arqueiros atingem o mesmo alvo ao mesmo tempo. O alvo é uma maçã e as forças que as flechas aplicam na maçã são dadas pela ilustração abaixo.
Considere que as flechas aplicam forças e
que possuem o mesmo módulo F. Marque a alternativa em que o módulo e o sentido da força resultante na maçã estão corretos. Utilize os pontos cardeais como referência (N = norte, S = sul, E = leste, O = oeste).
a) F, sul para norte
b) F, sul para norte
c) F, oeste para leste
d) F, norte para sul
e) F, leste para oeste
Considere sen (30°) = 1/2 e cos (30°)= ![]() |
Gabarito
1. RESOLUÇÃO:
a) = –7,0
+ 2,0
(N)
= 3,0
– 5,0
(N)
b) = –4,0
– 3,0
(N)
= 5,0N
2. RESOLUÇÃO:
1 = 2
+ 2
(m)
2 = –1
+ 2
(m)
3 = –2
(m)
4 = 3
(m)
® 1 +
2 +
3 +
4 Þ
= 4
+ 2
(m)
Resposta: D
3. RESOLUÇÃO:
F1X = F1 cos q = 5.0,8 (N) = 4N
F2X = F2 cos f = 10.0,6 (N) = 6N
F1y = F1 sen q = 5.0,6 (N) = 3N
F2y = –F2 sen f = –10.0,8 (N) = –8N
Rx= F1x + F2x = 10N
Ry= F1y + F2y = –5N
= 10N
– 5
(N)
Resposta: C
4. RESOLUÇÃO:
Resposta: A
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