01. O principal objetivo do software, é otimizar e dinamizar o trabalho proposto pelo currículo, tornando a aprendizagem prazerosa e acessível e tornando mais significativo o tempo do professor e do aluno.

Sobre a escolha de software, avalie as asserções A e B e assinale a alternativa correta:

 

A-    A avaliação de um software para crianças pode ter critérios diferentes da avaliação de um software para adultos.

B-    O parecer de um profissional do suporte técnico dispensa o parecer do professor no processo de avaliação de software.

Escolha uma opção:
 Correto
Com relação aos objetivos pedagógicos de um projeto de tecnologia educacional, é pertinente se argumentar que:
Escolha uma opção:
 Correto
A Associação Norte Americana de Psicologia (American Psycological Association), baseada no princípio e na importância de se utilizar o conceito de classificação como forma de se estruturar e organizar um processo, solicitou a alguns de seus membros, em 1948, que montassem uma “força tarefa” para discutir, definir e criar uma taxonomia dos objetivos de processos educacionais (LOMENA, 2006). Bloom assumiu a liderança desse projeto e, junto com seus colaboradores – M.D. Englehart, E. J. Furst, W. H. Hill e D. Krathwohl –, definindo  que o primeiro passo em direção à execução da responsabilidade a eles atribuída seria a divisão do trabalho de acordo com o domínio específico de desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor. Embora todos tenham colaborado significativamente no desenvolvimento dessa taxonomia, ela é conhecida como “Taxonomia de Bloom”.

http://www.scielo.br/pdf/gp/v17n2/a15v17n2.pdf

 

Acerca dos três domínios específicos de desenvolvimento da taxonomia de Bloom, pode-se afirmar que:

 

 I.        Síntese , aplicação e análise fazem parte do sistema cognitivo;

II.        Conhecimento, avaliação e compreensão fazem parte do sistema cognitivo;

III.        Valorização, organização, recepção e internalização fazem parte do sistema psicomotor;

IV.        Percepção, adaptação, resposta complexa e organização fazem parte do sistema afetivo.

 

É correto o que se afirma em:


Escolha uma opção:
 Correto
A Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação é responsável pela formação dos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Curitiba para integração das tecnologias digitais no processo educativo e por meio da pesquisa e implementação de ambientes inovadores e digitais de aprendizagem. Com os netbooks, as lousas digitais, os tablets ou softwares educativos, a equipe busca ofertar aos profissionais da educação formações que contribuam com a prática docente, considerando a perspectiva de utilização e integração das tecnologias digitais em sala de aula. https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/coordenadoria-de-tecnologias-digitais-e-inovacao/3821


O coordenador de tecnologias educacionais deve considerar algumas dimensões da área da gestão para o seu trabalho: A gestão estratégica, de projetos, da infraestrutura, de equipe e de processos. 

Acerca dessas dimensões avalie as afirmativas a seguir e classifique-as em (V) verdadeiro ou (F) falso:

(  ) Gestão estratégica diz respeito a capacidade de planejar ações a partir dos resultados esperados.

(  ) Gestão de Projetos, corresponde  a capacidade de escolheras ferramentas, as técnicas e o tempo necessários de acordo com os resultados esperados.

(  ) Gestão de equipe é a capacidade de mobilizar e de formar pessoas para desenvolver o trabalho proposto diante dos resultados esperados.

(  ) Gestão de processos é a capacidade de disponibilizar os materiais e o ambiente necessários para que sejam alcançados os resultados esperados.


Assinale a sequência correta:

Escolha uma opção:
 Correto
Qual das alternativas a seguir não atende ao que é proposto pela Aprendizagem Baseada em Projetos?
Escolha uma opção:
 Correto
Após a leitura das premissas a seguir sobre Stakeholder’, e diante do que foi apresentado durante a disciplina, avalie as informações atribuindo V para as verdadeiras ou F para as falsas.

 

 

      I.        (     ) Stakeholder é o termo utilizado para se referir a qualquer pessoa que possa influenciar, direta ou indiretamente, nos resultados de um projeto.

 

    II.        (   ) No contexto educacional, os stakeholders podem ser os estudantes, os professores, os gestores, o coordenador de tecnologia, os funcionários, os pais ou qualquer outro membro da comunidade.

 

   III.        (   ) Os stakeholders de um projeto podem fazer parte das comunidades de práticas, as quais, consequentemente, podem atender ao proposto pela Aprendizagem Situada, já que inserem o indivíduo em atividades autênticas que estimulam a cooperação, a definição de estratégias e o estabelecimento de prazos e metas, induzindo, portanto, a participação direta do aprendiz no problema a ser resolvido.

 

  IV.        (    ) Sabendo que, para a formação de uma boa equipe, é indispensável que as diferentes pessoas tenham habilidades e conhecimentos semelhantes, o mais adequado para que a aprendizagem ocorra dentro de uma Comunidade de Prática é a divisão de tarefas. Cada stakeholder deve ser designado a um grupo de acordo com sua especificidade: estudantes devem se reunir com estudantes, professores com professores, gestores com gestores, e assim por diante.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Escolha uma opção:
 Correto
A perspectiva instrumentalista defende que a relação entre tecnologia, sociedade e educação está intimamente ligada a três fatores: humano, organizacional e ambiental. O contexto, a formação e o projeto, são fatores que influenciam nesta relação. Acerca desses fatores analise as afirmativas abaixo:

 

      I.        O contexto representa as variáveis escolares, ou seja, a qualidade da infraestrutura tecnológica e humana, os vínculos e apoio entre dirigentes, professores e funcionários;

 

    II.        Formação representa o conhecimento da comunidade e suas necessidades. A valorização da cultura escolar, o ambiente onde a unidade está inserida, os recursos e interesses que a escola possui;

 

   III.        Projeto representa o conhecimento e habilidades técnicas e pedagógicas dos professores e gestores. Crenças, gostos, interesses, e práticas  de gestão social e cultural;

 

  IV.        Formação diz respeito às crenças, aos gostos, ao interesse, às práticas e à capacidade de gestão social e cultural de todos, inclusive, do professor mediante sua sala de aula.

 

É correto o que se afirma em:

Escolha uma opção:
 Correto
Considerando o contexto da Educação Colaborativa, avalie as informações a seguir e depois assinale a alternativa correta.

 

      I.        A metodologia B-learning (ou Blended Learning) é uma proposta de ensino colaborativo que mescla metodologias e recursos diferentes: o ensino tradicional, com aulas presenciais, e atividades de aprendizagem on-line ou apoiadas em alguma tecnologia.

    II.        A sociedade, ao longo dos anos, tem passado por transformações dinâmicas que modificam suas formas e normas de contato e de conduta. Essas mudanças são resultado de um fenômeno denominado de interdependência tecnológica, o qual influencia, diretamente, no desenvolvimento ou no aprimoramento de novas habilidades colaborativas.

   III.        A colaboração é um valor inerente à Aprendizagem Baseada em Projetos. Em um ambiente educacional, por exemplo, a colaboração se manifesta no envolvimento ativo de indivíduos que, trabalhando em um projeto e compartilhando de um mesmo processo, adquirem aprendizagem.

 

Estão corretas as afirmativas:

Escolha uma opção:
 Correto
 Avalie as afirmações abaixo no que se refere à perspectiva instrumentalista e depois assinale a alternativa correta.

 

      I.        Um bom projeto passa, pelo menos, por três fases de implantação: a fase de adoção, a fase de implementação e a fase de integração.

 

    II.        É indispensável que os pontos positivos e os pontos de atenção das diferentes fases do projeto sejam avaliados ao final de todo o trabalho realizado.

 

   III.        Para o desenvolvimento de um bom projeto, é fundamental que os proponentes conheçam as pessoas envolvidas, o ambiente e as condições físicas e estruturais da instituição.

 

Está correto o que se afirma em:

Escolha uma opção:
 Correto
Sobre as atividades inerentes à coordenadoria de tecnologia educacional, avalie as afirmativas a seguir:

                      I.        O trabalho proposto e desenvolvido deve atender, principalmente, às necessidades e às expectativas dos gestores e dos professores da instituição onde o projeto de tecnologia será implantado.

                    II.        O incentivo e o amparo à participação dos professores no processo de seleção e de compra de programas devem ser priorizados, dadas a responsabilidade e a seriedade do trabalho a ser desenvolvido.

                   III.        Ter conhecimento sobre o público que será atendido e clareza sobre a forma de agrupamento dos estudantes é relevante para a escolha do software, razão pela qual a faixa etária e a maturidade física e emocional devem ser consideradas pelo profissional que escolherá os programas que serão adquiridos.

 

Estão corretas as afirmativas:


Escolha uma opção:
 Correto

POSTAR UM COMENTÁRIO

أحدث أقدم