01. O principal objetivo do software, é otimizar e dinamizar o trabalho proposto pelo currículo, tornando a aprendizagem prazerosa e acessível e tornando mais significativo o tempo do professor e do aluno.
Sobre a escolha de software, avalie as asserções A e B e assinale a alternativa correta:
A- A avaliação de um software para crianças pode ter critérios diferentes da avaliação de um software para adultos.
B- O parecer de um profissional do suporte técnico dispensa o parecer do professor no processo de avaliação de software.
http://www.scielo.br/pdf/gp/v17n2/a15v17n2.pdf
Acerca dos três domínios específicos de desenvolvimento da taxonomia de Bloom, pode-se afirmar que:
I. Síntese , aplicação e análise fazem parte do sistema cognitivo;
II. Conhecimento, avaliação e compreensão fazem parte do sistema cognitivo;
III. Valorização, organização, recepção e internalização fazem parte do sistema psicomotor;
IV. Percepção, adaptação, resposta complexa e organização fazem parte do sistema afetivo.
É correto o que se afirma em:
O coordenador de tecnologias educacionais deve considerar algumas dimensões da área da gestão para o seu trabalho: A gestão estratégica, de projetos, da infraestrutura, de equipe e de processos.
Acerca dessas dimensões avalie as afirmativas a seguir e classifique-as em (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) Gestão estratégica diz respeito a capacidade de planejar ações a partir dos resultados esperados.
( ) Gestão de Projetos, corresponde a capacidade de escolheras ferramentas, as técnicas e o tempo necessários de acordo com os resultados esperados.
( ) Gestão de equipe é a capacidade de mobilizar e de formar pessoas para desenvolver o trabalho proposto diante dos resultados esperados.
( ) Gestão de processos é a capacidade de disponibilizar os materiais e o ambiente necessários para que sejam alcançados os resultados esperados.
Assinale a sequência correta:
I. ( ) Stakeholder é o termo utilizado para se referir a qualquer pessoa que possa influenciar, direta ou indiretamente, nos resultados de um projeto.
II. ( ) No contexto educacional, os stakeholders podem ser os estudantes, os professores, os gestores, o coordenador de tecnologia, os funcionários, os pais ou qualquer outro membro da comunidade.
III. ( ) Os stakeholders de um projeto podem fazer parte das comunidades de práticas, as quais, consequentemente, podem atender ao proposto pela Aprendizagem Situada, já que inserem o indivíduo em atividades autênticas que estimulam a cooperação, a definição de estratégias e o estabelecimento de prazos e metas, induzindo, portanto, a participação direta do aprendiz no problema a ser resolvido.
IV. ( ) Sabendo que, para a formação de uma boa equipe, é indispensável que as diferentes pessoas tenham habilidades e conhecimentos semelhantes, o mais adequado para que a aprendizagem ocorra dentro de uma Comunidade de Prática é a divisão de tarefas. Cada stakeholder deve ser designado a um grupo de acordo com sua especificidade: estudantes devem se reunir com estudantes, professores com professores, gestores com gestores, e assim por diante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. O contexto representa as variáveis escolares, ou seja, a qualidade da infraestrutura tecnológica e humana, os vínculos e apoio entre dirigentes, professores e funcionários;
II. Formação representa o conhecimento da comunidade e suas necessidades. A valorização da cultura escolar, o ambiente onde a unidade está inserida, os recursos e interesses que a escola possui;
III. Projeto representa o conhecimento e habilidades técnicas e pedagógicas dos professores e gestores. Crenças, gostos, interesses, e práticas de gestão social e cultural;
IV. Formação diz respeito às crenças, aos gostos, ao interesse, às práticas e à capacidade de gestão social e cultural de todos, inclusive, do professor mediante sua sala de aula.
É correto o que se afirma em:
I. A metodologia B-learning (ou Blended Learning) é uma proposta de ensino colaborativo que mescla metodologias e recursos diferentes: o ensino tradicional, com aulas presenciais, e atividades de aprendizagem on-line ou apoiadas em alguma tecnologia.
II. A sociedade, ao longo dos anos, tem passado por transformações dinâmicas que modificam suas formas e normas de contato e de conduta. Essas mudanças são resultado de um fenômeno denominado de interdependência tecnológica, o qual influencia, diretamente, no desenvolvimento ou no aprimoramento de novas habilidades colaborativas.
III. A colaboração é um valor inerente à Aprendizagem Baseada em Projetos. Em um ambiente educacional, por exemplo, a colaboração se manifesta no envolvimento ativo de indivíduos que, trabalhando em um projeto e compartilhando de um mesmo processo, adquirem aprendizagem.
Estão corretas as afirmativas:
I. Um bom projeto passa, pelo menos, por três fases de implantação: a fase de adoção, a fase de implementação e a fase de integração.
II. É indispensável que os pontos positivos e os pontos de atenção das diferentes fases do projeto sejam avaliados ao final de todo o trabalho realizado.
III. Para o desenvolvimento de um bom projeto, é fundamental que os proponentes conheçam as pessoas envolvidas, o ambiente e as condições físicas e estruturais da instituição.
Está correto o que se afirma em:
I. O trabalho proposto e desenvolvido deve atender, principalmente, às necessidades e às expectativas dos gestores e dos professores da instituição onde o projeto de tecnologia será implantado.
II. O incentivo e o amparo à participação dos professores no processo de seleção e de compra de programas devem ser priorizados, dadas a responsabilidade e a seriedade do trabalho a ser desenvolvido.
III. Ter conhecimento sobre o público que será atendido e clareza sobre a forma de agrupamento dos estudantes é relevante para a escolha do software, razão pela qual a faixa etária e a maturidade física e emocional devem ser consideradas pelo profissional que escolherá os programas que serão adquiridos.
Estão corretas as afirmativas:
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