No ensino da matemática, destacam-se dois aspectos básicos: um consiste em relacionar observações do mundo real com representações (esquemas, tabelas, figuras); outro consiste em relacionar essas representações com princípios e conceitos matemáticos.
            Nesses processos a comunicação tem grande importância e deve ser estimulada, levando-se o aluno a falar e a escrever sobre matemática, a trabalhar com representações gráficas, desenhos, jogos, construções, a aprender como organizar e tratar dados.  O educando precisa estar integrados a situações que levem ao exercício da análise e da reflexão, bem como da interação social.
            Para tanto, a utilização dos jogos é uma das tendências atuais da educação matemática. Assim, acredita – se que com a inserção dos jogos lúdicos como recurso didático busca as soluções mais adequadas para as situações de dificuldades no aprendizado da matemática. Esse fato pode ser considerado primordial para justificar necessidade de realizar esta pesquisa.
Os objetivos deste trabalho monográfico visapropiciar um referencial teórico e metodológicosobre a importância do uso de jogos lúdicos nas aulas de matemática do Ensino Fundamental. Ademais, busca-se demonstrar que os jogos são atividades de estimulação capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional do educando.
Ainda nessa perspectiva busca-se identificar os jogos lúdicos que podem contribuir para os processos de raciocínio matemático e nas relações entre conteúdo teórico e prática. Por fim busca-se, mediante pesquisas e aplicações de jogos em sala de aula, verificar a importância da aplicação desses no cotidiano escolar.
O confronto de diferentes pontos de vista, essencial ao desenvolvimento do pensamento lógico, está sempre presente no jogo, o que torna essa situação particularmente rica para estimular a vida social e a atividade construtiva do educando.
O foco da pesquisa analisa a o seguinte problema: A utilização de jogos na disciplina de matemática auxilia o processo de ensino/aprendizagam? Com base nessa premissa tem-se como hipótese o auxílio do desenvolvimento cognitivo do educando, sua interação social e o interesse em aprender a disciplina de matemática.
A pesquisa é dividida em quatro capítulos. Após a introdução do trabalho que aborda os objetivos, a justificativa, o problema e as hipóteses tem-se o segundo e terceiro capítulos, nos quais tem-se o referencial teórico que é à base da fundamentação da pesquisa. Em seguinda tem a pesquisa realizada com docentes e discentes, a análise da aplicação de jogos na disciplina de matemática. Por fim tem a discussão a respeito desta parte da pesquisa.































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