No ensino da matemática,
destacam-se dois aspectos básicos: um consiste em relacionar observações do
mundo real com representações (esquemas, tabelas, figuras); outro consiste em
relacionar essas representações com princípios e conceitos matemáticos.
Nesses
processos a comunicação tem grande importância e deve ser estimulada,
levando-se o aluno a falar e a escrever sobre matemática, a trabalhar com
representações gráficas, desenhos, jogos, construções, a aprender como
organizar e tratar dados. O educando precisa
estar integrados a situações que levem ao exercício da análise e da reflexão,
bem como da interação social.
Para
tanto, a utilização dos jogos é uma das tendências atuais da educação
matemática. Assim, acredita – se que com a inserção dos jogos lúdicos como
recurso didático busca as soluções mais adequadas para as situações de
dificuldades no aprendizado da matemática. Esse fato pode ser considerado
primordial para justificar necessidade de realizar esta pesquisa.
Os
objetivos deste trabalho monográfico visapropiciar um referencial teórico e
metodológicosobre a importância do uso de jogos
lúdicos nas aulas de matemática do Ensino Fundamental. Ademais,
busca-se demonstrar que os jogos são atividades de estimulação capazes de
contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional do
educando.
Ainda
nessa perspectiva busca-se identificar os jogos lúdicos que podem contribuir
para os processos de raciocínio matemático e nas relações entre conteúdo
teórico e prática. Por fim busca-se, mediante pesquisas e aplicações de jogos
em sala de aula, verificar a importância da aplicação desses no cotidiano
escolar.
O
confronto de diferentes pontos de vista, essencial ao desenvolvimento do
pensamento lógico, está sempre presente no jogo, o que torna essa situação
particularmente rica para estimular a vida social e a atividade construtiva do
educando.
O foco da
pesquisa analisa a o seguinte problema: A utilização de jogos na disciplina de
matemática auxilia o processo de ensino/aprendizagam? Com base nessa premissa
tem-se como hipótese o auxílio do desenvolvimento cognitivo do educando, sua
interação social e o interesse em aprender a disciplina de matemática.
A
pesquisa é dividida em quatro capítulos. Após a introdução do trabalho que
aborda os objetivos, a justificativa, o problema e as hipóteses tem-se o
segundo e terceiro capítulos, nos quais tem-se o referencial teórico que é à
base da fundamentação da pesquisa. Em seguinda tem a pesquisa realizada com
docentes e discentes, a análise da aplicação de jogos na disciplina de
matemática. Por fim tem a discussão a respeito desta parte da pesquisa.
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