CAPÍTULO II
Desde os primórdios da humanidade
houve a necessidade de compreender o mundo que o cerca. Os princípios de
grandeza e números, por exemplo, estavam relacionados com as diferenças que os
homens primitivos encontravam no seu dia a dia. Havia então a diferença de
tamanho entre um lobo e um elefante, entre um peixe e uma baleia além do mais
havia a necessidade de registrar os números, no qual o homem da caverna usava
de marcas em bastão ou pedaços de ossos.
Para Oliveira (2003, p.
01), “[...] a criação dos símbolos foi um passo muito importante para o
desenvolvimento da matemática. Na Pré–História, o homem juntava 3 bastões com 5
bastões para obter 8 bastões. Hoje sabemos representar está operação por meio
de símbolos (3+5=8)”.
O
homem do período Neolítico desenvolveu padrões geométricos ao fabricar
utensílios de cerâmica e armas de caça, por exemplo. No entanto, foi com os
egípcios que o desenvolvimento da matemática alcança o seu ápicee inicia-se a
evolução dessa ciência até chegar ao que temos atualmente.
Os
egípcios viviam as margens do Rio Nilo e o utilizava constante para navegações,
pesca e irrigação. Assim o a evolução da matemática propiciou a eles a
construção de diques, navios e até mesmo foi responsável pelo grande patrimônio
cultural deixado por essa civilização: a construção das pirâmides.
Para Eves (2004, p. 58)
Os
babilônios usavam tábuas de argila cozida e os egípcios usavam pedras e
papiros, tendo estes últimos felizmente existência duradora em virtude de pouco
comum clima seco da região. Mas os primitivos chineses e indianos usavam
material muito perecível, como casca de arvores e bambu.
Já na antiga Grécia e Roma houve
a necessidade de compreensão dos astros e mais uma vez o estudo da matemática
foi fundamental. Daí em diante há o processo de evolução em escritos
propriamente matemáticos além de conceitos até hoje utilizados como é o caso do
estudo realizado por Pitágoras, por exemplo.
Com o Renascimento
cultural surge um período no qual a evolução da matemática está voltada para
aplicação de conceitos e teorias em busca de explicações do mundo. Depois de algum tempo a matemática começa a
ter seus conhecimentos mais profundos e assim já começa a ter muitas
descobertas que foram aperfeiçoadas e estão sendo usadas até hoje. Para Oliveira
(2004, p.02) “[...] um monge alemão, JordanusNemorarius já começa a utilizar
letras para significar um número qualquer, e ademais introduz os sinais de +
(mais) e – (menos) sob a forma das letras p (plus=mais) e m (minus=menos).”
Assim pode-se dizer que
a matemática tem uma longa história embora em seu inícioter sido usada apenas
para as necessidades básicas. Com o passar do tempo surgem muitas descobertas. Atualmente
é vista uma disciplina fundamental do currículo do aluno.
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