CAPÍTULO II






            Desde os primórdios da humanidade houve a necessidade de compreender o mundo que o cerca. Os princípios de grandeza e números, por exemplo, estavam relacionados com as diferenças que os homens primitivos encontravam no seu dia a dia. Havia então a diferença de tamanho entre um lobo e um elefante, entre um peixe e uma baleia além do mais havia a necessidade de registrar os números, no qual o homem da caverna usava de marcas em bastão ou pedaços de ossos.
Para Oliveira (2003, p. 01), “[...] a criação dos símbolos foi um passo muito importante para o desenvolvimento da matemática. Na Pré–História, o homem juntava 3 bastões com 5 bastões para obter 8 bastões. Hoje sabemos representar está operação por meio de símbolos (3+5=8)”.
            O homem do período Neolítico desenvolveu padrões geométricos ao fabricar utensílios de cerâmica e armas de caça, por exemplo. No entanto, foi com os egípcios que o desenvolvimento da matemática alcança o seu ápicee inicia-se a evolução dessa ciência até chegar ao que temos atualmente.
            Os egípcios viviam as margens do Rio Nilo e o utilizava constante para navegações, pesca e irrigação. Assim o a evolução da matemática propiciou a eles a construção de diques, navios e até mesmo foi responsável pelo grande patrimônio cultural deixado por essa civilização: a construção das pirâmides.
Para Eves (2004, p. 58)
Os babilônios usavam tábuas de argila cozida e os egípcios usavam pedras e papiros, tendo estes últimos felizmente existência duradora em virtude de pouco comum clima seco da região. Mas os primitivos chineses e indianos usavam material muito perecível, como casca de arvores e bambu.

Já na antiga Grécia e Roma houve a necessidade de compreensão dos astros e mais uma vez o estudo da matemática foi fundamental. Daí em diante há o processo de evolução em escritos propriamente matemáticos além de conceitos até hoje utilizados como é o caso do estudo realizado por Pitágoras, por exemplo.
Com o Renascimento cultural surge um período no qual a evolução da matemática está voltada para aplicação de conceitos e teorias em busca de explicações do mundo.  Depois de algum tempo a matemática começa a ter seus conhecimentos mais profundos e assim já começa a ter muitas descobertas que foram aperfeiçoadas e estão sendo usadas até hoje. Para Oliveira (2004, p.02) “[...] um monge alemão, JordanusNemorarius já começa a utilizar letras para significar um número qualquer, e ademais introduz os sinais de + (mais) e – (menos) sob a forma das letras p (plus=mais) e m (minus=menos).”
Assim pode-se dizer que a matemática tem uma longa história embora em seu inícioter sido usada apenas para as necessidades básicas. Com o passar do tempo surgem muitas descobertas. Atualmente é vista uma disciplina fundamental do currículo do aluno.




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