Diante do exposto, fez-se
necessário uma pesquisa bibliográfica para esclarecimento das causas que podem
levar jovens de hoje a ingressarem no perigoso mundo das drogas. Pois
geralmente o consumo de drogas é iniciado durante a adolescência e a juventude
que experimenta e faz o uso abusivo de drogas não só vem aumentando entre os
adolescentes como ocorrendo em idade cada vez mais precoce. E amplia-se o
conceito de prevenção para ademais ações diretamente endereçadas para evitar o
consumo de drogas entre as crianças e adolescentes das escolas.
O Objetivo geral deste trabalho
é: Propiciar um referencial teórico e método lógico aos professores sobre a
influência das drogas no processo ensino aprendizagem dos alunos nas escolas
públicas estaduais e municipais para que elas possam desenvolver uma prática
mais consciente e eficaz.
Pela complexidade do tema, nos
ateremos somente ao estudo bibliográfico do tema, e para isso temos ainda os
objetivos específicos: a) Identificar os atores que propiciam o uso de drogas
nas escolas; b) Verificar se o fator econômico e a desestrutura familiar
interferem no uso da drogas; c) Analisar se as práticas se as práticas
cotidianas das escolas propiciam o uso da droga; d) Atualizar o conhecimento de
professores em relação ao uso e abuso de drogas por adolescentes, com enfoque
principal na prevenção nas escolas.
A metodologia do trabalho
foi desenvolvida através de pesquisas bibliográficas, devido a grande
insistência do problema em questão, e da divulgação, dos mesmos, livros,
revistas, artigos e divulgação da pesquisa em escolas.
Esta pesquisa divide-se em
quatro (04) capítulos. No primeiro capítulo fala sobre O Histórico das drogas,
origem, disseminação, contextos sociais e culturais sobre as drogas no mundo e
na sociedade em que vivemos. As substâncias químicas proporcionam a pessoa que
as consomem prazer do que aquele efeito relaxante volte por alguns instantes as
angústias, a depressão e a insegurança. É o caso do álcool, da maconha, da
cocaína e outras mais. A vontade de que aquele efeito relaxante volte faz com
que a pessoa use novamente, tornando-se assim dependente químico.
O segundo capítulo fala
sobre Educação, a sua influência no contexto do uso de drogas. É a escola como
sendo uma das instituições co-responsáveis pelo combate da droga, ela primeiro
deve capacitar os profissionais excluídos, tanto professores, como componentes
de equipe técnica para que eles possam proporcionar uma orientação volta se não
para a eliminação, mas para amenizar esse problema na sociedade.
O terceiro capítulo trata
dos Benefícios e Mal (causas). Os estudos relacionados às causas do consumo de
drogas por adolescentes, jovens em idade escolar, demonstram que os jovens
possuem uma predisposição ao consumo de drogas. O homem desde o nascimento é um
ser vulnerável, limitado e influenciável. Outro fator pode ser a falta de
conhecimento por parte dos pais, sobre as causas da dependência química. Muitas
vezes os pais não sabem o que passa pela cabeça dos filhos, não sabem de sua
dúvida, angústias, anseios e desta forma não compreendem os filhos da melhor
forma possível, afastando-os das drogas.
O quarto capítulo trata
sobre a Influência nas Séries Iniciais. O abuso de drogas pode ser resultado da
influência familiar, da sociedade ou até mesmo dentro das escolas. Enfrentando
como um movimento de solidariedade do qual participaram não apenas os
principais interessados, os usuários de drogas, mas igualmente a população em
geral.
Considerando-se que a
análise sistemática da bibliografia referente as formas de prevenção nas
escolas possam contribuir para a avaliação dos rumos que as práticas
relacionadas têm tomado e portanto favorecer a crítica e a formulação de novos
projetos.
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