Diante do exposto, fez-se necessário uma pesquisa bibliográfica para esclarecimento das causas que podem levar jovens de hoje a ingressarem no perigoso mundo das drogas. Pois geralmente o consumo de drogas é iniciado durante a adolescência e a juventude que experimenta e faz o uso abusivo de drogas não só vem aumentando entre os adolescentes como ocorrendo em idade cada vez mais precoce. E amplia-se o conceito de prevenção para ademais ações diretamente endereçadas para evitar o consumo de drogas entre as crianças e adolescentes das escolas.
O Objetivo geral deste trabalho é: Propiciar um referencial teórico e método lógico aos professores sobre a influência das drogas no processo ensino aprendizagem dos alunos nas escolas públicas estaduais e municipais para que elas possam desenvolver uma prática mais consciente e eficaz.
Pela complexidade do tema, nos ateremos somente ao estudo bibliográfico do tema, e para isso temos ainda os objetivos específicos: a) Identificar os atores que propiciam o uso de drogas nas escolas; b) Verificar se o fator econômico e a desestrutura familiar interferem no uso da drogas; c) Analisar se as práticas se as práticas cotidianas das escolas propiciam o uso da droga; d) Atualizar o conhecimento de professores em relação ao uso e abuso de drogas por adolescentes, com enfoque principal na prevenção nas escolas.
A metodologia do trabalho foi desenvolvida através de pesquisas bibliográficas, devido a grande insistência do problema em questão, e da divulgação, dos mesmos, livros, revistas, artigos e divulgação da pesquisa em escolas.
Esta pesquisa divide-se em quatro (04) capítulos. No primeiro capítulo fala sobre O Histórico das drogas, origem, disseminação, contextos sociais e culturais sobre as drogas no mundo e na sociedade em que vivemos. As substâncias químicas proporcionam a pessoa que as consomem prazer do que aquele efeito relaxante volte por alguns instantes as angústias, a depressão e a insegurança. É o caso do álcool, da maconha, da cocaína e outras mais. A vontade de que aquele efeito relaxante volte faz com que a pessoa use novamente, tornando-se assim dependente químico.
O segundo capítulo fala sobre Educação, a sua influência no contexto do uso de drogas. É a escola como sendo uma das instituições co-responsáveis pelo combate da droga, ela primeiro deve capacitar os profissionais excluídos, tanto professores, como componentes de equipe técnica para que eles possam proporcionar uma orientação volta se não para a eliminação, mas para amenizar esse problema na sociedade.
O terceiro capítulo trata dos Benefícios e Mal (causas). Os estudos relacionados às causas do consumo de drogas por adolescentes, jovens em idade escolar, demonstram que os jovens possuem uma predisposição ao consumo de drogas. O homem desde o nascimento é um ser vulnerável, limitado e influenciável. Outro fator pode ser a falta de conhecimento por parte dos pais, sobre as causas da dependência química. Muitas vezes os pais não sabem o que passa pela cabeça dos filhos, não sabem de sua dúvida, angústias, anseios e desta forma não compreendem os filhos da melhor forma possível, afastando-os das drogas.
O quarto capítulo trata sobre a Influência nas Séries Iniciais. O abuso de drogas pode ser resultado da influência familiar, da sociedade ou até mesmo dentro das escolas. Enfrentando como um movimento de solidariedade do qual participaram não apenas os principais interessados, os usuários de drogas, mas igualmente a população em geral.
Considerando-se que a análise sistemática da bibliografia referente as formas de prevenção nas escolas possam contribuir para a avaliação dos rumos que as práticas relacionadas têm tomado e portanto favorecer a crítica e a formulação de novos projetos.








POSTAR UM COMENTÁRIO

أحدث أقدم