A palavra “jogo” retoma os primórdios da antiga Grécia e Roma que utilizava o jogo com o intuito de ensinar as letras. Ela deriva do termo latino “ludus” que significa brincadeira, diversão.  Há de salientar que somente após a Idade Média o jogo passou a ter o caráter de diversão.Segundo o Dicionário Sacconi da língua portuguesa (1996, p. 411), a palavra “Jogo é: divertimento, passatempo recreativo, competição partida esportiva”.
            A análise desse vocábulo é algo muito mais intrínseco, oriundo de um contexto cultural. De acordo com Grando (2004, p. 8) “Existe uma variedade de concepções e definições sobre o que seja jogo e as perspectivas diversas de análise filosófica, histórica, pedagógica, psicanalista e psicológica, na busca da compreensão do significado do jogo na vida humana.” Em outras palavras, pode se dizer que entre os distintos conceitos que englobam esse termo, considera-se para defini-lo, o meio cultural no qual ele está inserido.
            Ainda nessa visão afirma Huyzinga (1990, p.3) “O jogo é mais antigo que a cultura, pois esta, mesmo nas suas definições mais rigorosas, pressupõe sempre a sociedade humana[...]”. O autor retoma a importância social, histórica e cultural que abarcam a origem dos jogos, bem como os fatores que envolvem o seu desenvolvimento. 
Para Kishimoto (1994) conceito de jogo é o emprego de vários termos como sinónimos. Jogo, brinquedo e brincadeira têm sido utilizados com o mesmo significado.  Em suma, o autor coloca que as três palavras apresentam, semanticamente o mesmo entendimento. Cabe, entretanto, definir o contexto de sua inserção para melhor interpretar sua contextualização. 
Conforme Wittgenstein apud Kishimoto (2003) certas palavras só adquirem significados precisos quando interpretadas dentro do contexto em que são utilizadas. O termo jogo apresenta características comuns e especificidades”. Assim vale ressaltar que para esse termo tenha um significado plausível, deve-se, antes de tudo considerar a finalidade a qual se destina o jogo.
            Ademais, há de colocar que o jogo distancia-se do cotidiano na medida em que apresenta tempo e espaço próprio, voltado para satisfação em sua realização, mesmo sendo regido por regras. Segundo Huyzinga (1990, p. 33):

[…] o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana.”

            Para que haja o jogo é fundamental a participação de ao menos um jogador, variando a quantidade desse na medida em modifica-se o jogo. Grando (2004, p. 21) coloca que “o jogo é uma atividade lúdica que envolve o desejo e o interesse do jogador[...] envolve a competição e o desafio que motivam o jogador a conhecer seus limites e suas possibilidades de superação na busca da vitória [...]”.
Nessa perspectiva pode-se afirmar que o jogo explora a competição em um aspecto positivo, pois busca não apenas a vitória, mas também aborda pontos relevantes para a vida social do jogador. Como afirma Kishimoto (2003, p.1)

[...] a variedade de jogos conhecidos como faz-de-conta, simbólicos, motores, sensório-motores, intelectuais ou cognitivos, de exterior, de interior, individuais ou coletivos, metafóricos, verbais, de palavras, políticos, de adultos, de animais, de salão e inúmeros outros mostra a multiplicidade de fenômenos incluídos na categoria jogo. (KISHIMOTO, 2003, p. 1).
           

A diversidade de jogos existentes mostram as inúmeras possibilidades de analogias entre o jogo e o ser humano. Considerando-se, sobretudo, as variadas características e objetivos que cada jogo apresenta, cita-se como exemplo jogos que demandam força ou que trabalham com o raciocínio no qual cada um, de uma forma distinta, irá influenciar a vida do jogador. Pensando nessa premissa, relacionar-se-á a função do jogo na educação, mais especificamente na disciplina de matemática. 


POSTAR UM COMENTÁRIO

أحدث أقدم