Disponível
em: < https://www.infoescola.com/educacao/educacao-a-distancia/>.
Acesso em: 16 de jan.2023.
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Introdução
Organizar a tecnologia no ensino de hoje
tornou-se uma precisão inescapável que distingue todo profissional da educação
que se mantém atualizado com as últimas tendências da ciência. Porém, dito
isso, vale perceber que como essa produção é utilizada em sala de aula nem
sempre é objetiva. Neste caso, importa saber integrar novas
informações e estilos de aprendizagem com a turma e o currículo escolar
idealizados que queremos. Os avanços tecnológicos entraram no
cotidiano a partir de dispositivos conectados como smartphones e tablets,
também na forma de internet e conectividade total. Esses dispositivos físicos
permitem o acesso a esferas virtuais e viagens no oceano de elementos ali
armazenados. Essa tranquilidade sobre o acesso aos dados é um dos importantes
aprimoramentos da tecnologia no setor educacional.
A Base Nacional Comum Curricular recebeu
várias revisões da educação nacional. Um deles é um foco importante na
tecnologia na sala de aula, pois os alunos da Geração Z estão viajando em
ambientes imaginários. Eles se comunicam facilmente entre os dedais, às vezes
até superando seus pais e professores. Facilitar e direcionar a comunicação
nesses espaços aumenta muito a atividade instrucional.
Essa pesquisa se classifica como uma
revisão de literatura realizada de forma exploratória a partir de uma abordagem
qualitativa de material previamente selecionado a partir da utilização dos
descritores. Quanto ao método, para verificar as contribuições nessa
perspectiva, o investimento em tecnologia contribui com sabedoria em vários
campos. Enquadrar e imaginar a ideia de quanto a realidade mais a realidade
imaginada pode ajudar os alunos nas áreas em que precisam identificar e
eliminar quaisquer erros ou deficiências. Este é o significado social deste
estudo.
2 A Relação Entre
a Educação e as Novas Tecnologias no Ambiente Escolar Contemporâneo
As Orientações Curriculares Nacionais do
Ensino Básico de 13 de julho de 2010 já obrigam à utilização destas tecnologias
como recursos pedagógicos e procuram garantir a presença das TIC nos currículos
escolares. Essa imposição rompe com um sistema educacional que se habituou a
uma educação baseada em valores antigos. Agora é a hora de abrir espaço para que
o conceito de currículo em uma perspectiva digital seja reintegrado à prática
pedagógica dos educadores de sala de aula.
Desde então, as pessoas começaram a pensar
com mais frequência sobre as maneiras pelas quais as TIC podem ser usadas em
sala de aula. As perguntas sobre a formação de educadores e administradores
foram feitas a partir das seguintes perspectivas:
Esses letramentos
precisam ser desenvolvidos no campo da educação para que educadores e alunos
possam se familiarizar com os novos recursos digitais para que, acessar
informações, comunicar e se expressar usando novos meios de comunicação, por
exemplo, processador de texto, internet, web, e-mail, chat, listas discussões,
hipertexto, blogs, vídeo blogs. (ALMEIDA et al., 2009, p. 3)
O objetivo é ressignificar essas
ferramentas na relação professor-aluno e definir caminhos para sua
aplicabilidade. Segundo a UNESCO (2009):
Por meio da
educação e do desenvolvimento da capacidade humana, as pessoas não apenas
agregam valor econômico, mas também contribuem para o patrimônio cultural,
participam de discussões sociais, melhoram a saúde da família e da comunidade,
protegem o meio ambiente e melhoram sua própria capacidade organizacional e
capacidade de desenvolver e contribuir continuamente, criando um ciclo virtuoso
de desenvolvimento e engajamento pessoal. É por meio do acesso à
educação de qualidade para todos — independentemente de gênero, raça, religião
ou idioma — que essas contribuições individuais são multiplicadas e os
benefícios do crescimento econômico são distribuídos e usufruídos igualmente
(p. 8).
Se a educação, antes do advento da
tecnologia, já visava agregar valor ao conhecimento gerado e difundido em sala
de aula, então, por meio da tecnologia, ela produzirá uma contribuição
qualitativa que levará não apenas ao crescimento econômico, mas também ao
desenvolvimento das nações. , também contribui para o crescimento participativo
e crítico das capacidades humanas. Hoje, escolas, gestores, educadores e
famílias precisam entender que:
A mudança está
acontecendo cada vez mais rápido, acelerando na constante mudança, evolução e
expansão da informação e do conhecimento, interrompendo e ampliando diretamente
nossa realidade atual e mudando sinergicamente e até melhorando a maneira como
as pessoas se comunicam e interagem entre si. O contato com o mundo,
trazendo assim a curiosidade e a vontade de criar hábitos, de conviver,
de se adaptar e de acompanhar essa evolução (FRANÇA, 2010, p.110).
A evolução tecnológica frequentemente
altera comportamentos, estabelecendo diversos processos de comunicação,
desencadeando interações que vão desde encontros entre diferentes pessoas até
relações entre diferentes saberes e aprendizagens. As
escolas precisam acompanhar essa nova realidade de uma sociedade repleta de
informação e conhecimento. O gestor educacional é
importantíssimo nesse processo e precisa assumir sua posição de
responsabilidade na construção desses diálogos. Ele precisa
observar o contexto educacional como “um conjunto de ambientes relacionados que
permitem ao aluno (re)construir conhecimentos onde o conteúdo, o professor, seu
comportamento e os objetos históricos culturais que o constituem são elementos
inerentes” (ALMEIDA, 2009, pág. 77).
Isso sugere que essa relação escola-tecnologia
ainda precisa ser bem explicada e integrada aos ambientes educacionais em todos
os níveis. Se a escola não estiver preparada para aceitar tudo isso, acabará
tendo que competir ao invés de somar.
3
Educação a Distância
Pode-se categorizar os processos
educativos envolvendo duas variáveis: tempo e espaço. No ensino presencial,
professores e alunos estão no mesmo espaço e, simultaneamente, assim como nas
atividades educativas em sala de aula. Na educação a distância
(EAD), professores e alunos estão separados no espaço e/ou no tempo. A
educação a distância há muito é considerada um processo educacional realizado
sem a presença de um professor, em que todo o material didático é enviado por
correio, e os alunos devem trabalhar individualmente e autônoma com base nos
materiais recebidos. , geralmente impresso, preparado especificamente para o
curso e posteriormente enviado pelo aluno para trabalhos de curso ou trabalhos
por correspondência. Na educação a distância (EAD), professores e alunos estão
separados no espaço e/ou no tempo Com o avanço da
tecnologia, novos modos de comunicação ampliam o acesso à informação por meio
de jornais, revistas, rádio, televisão, vídeo, a educação a distância também se
difunde, por meio dessas outras tecnologias de comunicação e informação. Este
tipo de curso sempre foi valorizado pelo fato do aluno ter flexibilidade do
tempo (horários não convencionais de aula) e por ser realizado pelo aluno em
qualquer lugar que esteja, exigindo, do aluno, disciplina e boas estratégias
de estudo.
O ensino à distância é implementado de
várias maneiras, incluindo: aprendizagem individual ou em grupo; o papel de
professores profissionais e facilitadores de aprendizagem; o tipo de tecnologia
de material instrucional (papel, mídia eletrônica, fita de vídeo, cassete,
rádio, televisão, etc.) e métodos de ensino.
Com a ajuda da tecnologia digital, a
transmissão de dados, imagens, som, etc. podem ser coletados da computação, por
exemplo, CD-ROM (disco compacto, memória somente leitura) é uma forma popular
de armazenamento de dados. Com o advento dos computadores e/ou
da Internet, surgiu outra modalidade de educação a distância denominada
e-learning (educação online). Nesse modelo, as atividades acontecem online,
todo o material do curso é entregue digitalmente e as discussões acontecem
online e podem acontecer em pequenos grupos ao invés de apenas um tópico.
As
atividades de desenvolvimento podem ocorrer de forma assíncrona ou síncrona. De
forma assíncrona, as interações entre os participantes ocorrem em momentos
distintos, como em fóruns, listas de discussão ou e-mail. Em
um formato síncrono, os participantes estão em espaços diferentes, mas se
comunicando simultaneamente, como chat ou videoconferência/web. O
formato síncrono conecta os participantes independentemente das distâncias
físicas existentes (diferentes cidades, estados, países), portanto não há
separação temporária.
Os cursos à distância podem ser realizados
com diferentes tecnologias de comunicação, mas o fato é que o uso do computador
e da Internet potencializa a acessibilidade e a inclusão dessa educação.
As
tecnologias de informação e comunicação democratizaram a educação para atingir
muitas pessoas. A educação a distância tem grande significado social, pois
permite o ensino nas áreas mais remotas, até pelos tempos incompatíveis do
currículo tradicional. Além das questões de espaço e tempo, a
educação a distância também pode romper com a exclusão de informação e alcançar
a educação permanente.
Essas aulas também podem ser ministradas
em uma combinação de reuniões presenciais e eventos remotos. São os chamados
cursos blended learning (híbridos ou híbridos), nos quais são oferecidos o
suporte presencial e a flexibilidade do e-learning.
Na revisão sistemática realizada, não
foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no conhecimento,
habilidades e satisfação de enfermeiros ou estudantes de enfermagem entre
grupos usando e-learning e sistemas tradicionais.
Um modo importante de educação a distância
é o aprendizado móvel (m-learning), onde os alunos interagem com outros
participantes em um espaço móvel eletronicamente conectado A
maioria dos dispositivos móveis (ex: celulares, netbooks, tablets) possui
tecnologias que permitem a interação social e a transferência de informações. A
conectividade sem fio (wireless) permite acessar informações, compartilhar
informações e conhecimento a qualquer hora, em qualquer lugar.
Educação a distância integrada, que pode
identificar ao longo de sua história a evolução mediada por correspondência,
rádio, televisão/televisão digital, internet, videoconferência, ambientes
virtuais de aprendizagem e aprendizagem móvel, que atualmente utilizam essas
diferentes formas de distância ênfase em-aprendendo.
4
A Importância da Tecnologia no Ambiente Docente
Este estudo visa mostrar que as
tecnologias de informação e comunicação estão difundidas em larga escala nos
mais diversos setores da sociedade, e com esse fluxo intensivo não se pode
negar a relação entre o conhecimento da informática e outras áreas do
conhecimento (TOSCHI, 2005; PINTO, 2004; ALMEIDA, 2003). Esse
processo cria uma forma de linguagem que precisa ser introduzida no ambiente
escolar: a linguagem dos números. Nesse contexto, a tecnologia da informação e
comunicação, ou abreviadamente TIC, é a convergência de três dimensões
diferentes: tecnologia da informação, telecomunicações e mídia eletrônica e/ou
digital.
Eles
causam fascínio em ambientes educacionais; as novas possibilidades apregoadas
por teóricos e governos nessa área oferecem uma infinidade de possibilidades,
principalmente relacionadas aos conceitos de espaço e distância. Exemplos
incluem redes eletrônicas e telefones celulares. As
novas tecnologias podem ser divididas em mídia, multimídia e hipermídia. A
característica da mídia é que existem poucos elementos, como rádios e
toca-fitas, que só transmitem som, ou seja, só áudio; a antena de TV também é
um meio que já consegue captar sons e imagens. Hipermídia são documentos que
combinam texto, imagem e som de forma não linear (PINTO, 2004, p. 4).
Observe que a multimídia integra vários elementos e dispositivos. Podem ser diferentes elementos e/ou dispositivos que devem ser conectados entre si e apresentados a partir de módulos ou mesmo por computadores multimídia (TOSCHI, 2005; PINTO, 2004; ALMEIDA, 2003). No mundo contemporâneo, os computadores e outras ferramentas tecnológicas são entendidas como indispensáveis. Nesse sentido, a contribuição da reflexão aqui apresentada é principalmente incentivar o uso dessas tecnologias nos computadores ao integrar imagens, áudio e vídeo em um ambiente de ensino, visto que essas tecnologias se tornam meios cotidianos de sobrevivência no mundo moderno. Portanto, discussões que reflitam sobre a relação entre tecnologia e ensino devem ocorrer a fim de introduzi-la efetivamente em sala de aula.
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Considerações Finais
Em síntese, mencionamos melhor retenção do
conhecimento, incentivo ao aprendizado individual e coletivo e apoio dos
professores na preparação das aulas para torná-las mais envolventes quanto aos
usos que as ferramentas tecnológicas proporcionam na aprendizagem.
A integração da tecnologia no campo da
educação permite a criação de novos métodos e modelos de ensino que atendem aos
mais diversos estilos de alunos, facilitam a interação entre professores e
alunos e permitem alternativas de aprendizagem.
Ainda entre as melhores tendências no uso
da tecnologia para a aprendizagem, listamos o uso da Internet como ferramenta
de preparação de aulas e avaliações, interação e como facilitadora das
atividades de ensino. Em nossa realidade educacional, sabemos que nem todas as
escolas conseguem acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas. A
constante atualização dos equipamentos, o acesso generalizado à Internet e a
existência de mão de obra dedicada à manutenção de todo o equipamento técnico,
incluindo corpo docente qualificado, exigem investimentos significativos de
administradores, governantes e professores.
Embora a realidade das salas de aula tenha
visto mais alunos digitais, os ambientes escolares ainda não perceberam todo o
potencial que a tecnologia tem a oferecer. Há várias razões para isso, desde a
falta de investimento adequado por parte dos funcionários do governo e
administradores escolares até a falta de oportunidades, compreensão e
qualificação dos professores. Manter os alunos engajados em sala de aula, seja
presencial ou online, depende do uso adequado dos recursos tecnológicos
disponíveis.
Evitar distrações durante o uso do
dispositivo também ajuda a garantir que a rotina da sala de aula continue sendo
uma fonte de motivação. O professor tem esse papel: adaptar essas ferramentas,
usá-las a seu favor, contar com políticas públicas e buscar equilibrar seus
papéis como detentores do conhecimento e mediadores no processo de
aprendizagem. A aprendizagem depende da motivação, e esta nova forma de ensinar
pode ser a chave para uma criação de conhecimento bem-sucedida.
6
Referências Bibliográficas
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dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. In: Reunião Anual da
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TOSCHI,
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contribuições para o ensino. Série Estudos, n. 9, p. 35-42, 2005.
UNESCO.
Padrões de competência em TIC para professores – Marco Político. 2009.
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