Alguns casos particulares de campo elétrico.O caso mais simples trata do campo elétrico.O caso mais simples trata do campo elétrico de uma carga puntiforme em repouso.Para isso, vamos considerar dois pontos no espaço,A e B, sobre os quais existem,respectivamente,duas cargas: a carga Q e a carga de prova q, para as quais faremos as seguintes considerações.


Nos quadros anteriores ,observe que ,observe que quando a carga Q , fonte do campo elétrico , e positiva,o sentido do campo elétrico no ponto B é de afastamento em relação á carga - fonte.Caso contrário, isto é, quando a carga Q é negativa , o sentido do campo elétrico no ponto B ´e de aproximação em relação a  ela.Com isso , podemos dizer que o campo elétrico de uma carga puntiforme em repouso é sempre raial:e afastamento (ou divergente ) para a carga - fonte positiva,Q < 0. Considerando uma partícula eletrizada Q, fonte de um campo elétrico,e uma carga de prova q, colocada num ponto desse campo a uma distância d da carga- fonte , podemos determinar o valor do campo elétrico nesse ponto da seguinte maneira:
Representação do campo elétrico ao redor de uma carga positiva e negativa


para uma força elétrica dada por 
 

Lembre - se de que a direção do vetor campo elétrico é a mesma da força elétrica, ou seja , da reta AB,e o sentido de aproximação ou afastamento depende do sinal da carga - fonte.
Notamos que o módulo do campo elétrico E depende da carga - fonte Q, do meio onde a carga se encontra, reapresentado por K, e da distância d até o ponto considerado.Veja mais uma vez que a expressão não faz referência à carga de prova.
Assim,o módulo do campo elétrico é diretamente proporcional ao inverso do quadrado da distância  entre a carga  e o ponto considerado , e a curva que mostra essa variação pode ser representa no gráfico ao lado.

Campo elétrico criado por várias cargas puntiformes

Na seção anterior, vimos como é o campo elétrico de uma carga puntiforme.Agora vamos considerar um distribuição de cargas.Vale lembrar que, por se tratar de uma grandeza vetorial ,o campo elétrico resultante de várias cargas deve ser obtido por uma soma vetorial de todos os vetores campo elétrico de cada carga.
Portanto, considere um ponto A do espaço e várias partículas eletrizadas em sua volta, cada uma delas como fonte de um campo elétrico próprio,representado pelo vetores E1  E2 E2


O vetor campo elétrico resultante em A é obtido pela soma vetorial dos campos que cada uma das partículas produz.




01- Determine o vetor campo elétrico, em um ponto P, que dista 20 cm de uma carga pontual Q, eletrizada com 8µC de carga (Dados: K0= 9 . 109 Nm2/C2)

R: E = 18 . 105 N/c

02-A intensidade do campo elétrico, num ponto situado a 3,0 mm de uma carga elétrica puntiforme Q = 2,7 µC no vácuo (ko = 9.109 N.m2/C2) é:


a) 2,7 . 103 N/C
b) 8,1 . 103 N/C
c) 2,7 . 106 N/C
d) 8,1 . 106 N/C
e) 2,7 . 109 N/C


03-O campo elétrico criado por uma carga pontual, no vácuo, tem intensidade igual a 9.10-1 N/C. Calcule a que distância d se refere o valor desse campo. 
(dados: Q = -4 pC e ko = 9.109 unidades SI).
a) 0,02 m 
b) 0,2 m 
c) 0,4 m 
d) 0,6 m 
e) 0,002 m





POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem