Processos de eletrização


Uma átomo é neutro quando nele há quantidade iguais de elétrons e prótons.Se houver excesso de uma dessas partículas , o átomo está eletrizado ou carregado.
Para eletrizar um corpo , é necessário que ocorra um processo de transferência de partícula com carga elementar e entre dois ou mais corpos.No cotidiano,isso ´e feito retirando - se ou fornecendo - se elétron ao corpo.A retirada acréscimo de prótons de núcleo do átomo exige processo sofisticados.
Um corpo neutro pode ser eletrizado por meio de diferentes processos:por atrito,por contato e por indução.


  • Eletrização por contato 

neste processo, é necessário que um dos corpos esteja previamente eletrizado.Então, aproximam - se os corpos fazendo com que ocorra o contato entre ambos.No instante do contato ocorre a transferência de carga.Após esse contato, os corpos ficam com cargas de mesmo tipo do corpo inicialmente eletrizado.Isto é , se  o objeto previamente eletrizado tive carga negativa,com o contato, o corpo neutro também terá carga negativa.


Na eletrização por contato , os corpos ficam com cargas de mesmo sinal.

A seguir são apresentadas duas situações em que se eletriza um corpo condutor A,inicialmente neutro, apoiado em uma haste feita de material isolante.
Um corpo B, eletrizado negativamente com carga Q, é aproximado do condutor neutro A
Ao entrar em contato com A, pode do excesso de elétrons presentes em B será transferida para A.
Depois que o contato é encerrado, o condutor a , que recebeu elétrons, fica eletrizado negativamente.B continua eletrizado negativamente, ainda que com menos elétrons.
Um corpo B, eletrizado positivamente com carga Q,é aproximado do condutor A
Ao entra em contato com A,os elétrons livres deste vão ser atraí dos pelos prótons de B e no contato , acabam sendo transferido para B
Depois que o contato é encerrado ,o condutor A, que perdeu elétrons, fica eletrizado positivamente .B continua eletrizado positivamente, ainda que com mais elétrons.

  • Eletrização por atrito
 observar que dois corpos de naturezas  diferentes,ao serem atrutados ,ao serem atritados ,ficam eletrizados.
Durante o contato (esfregaço) entre os corpos, há transferência de elétrons de um corpo para o outro.Por exemplo:quando você passa uma flanela em um objeto de vidro, ocorre uma transferência de  elétrons de vidro para a flanela e os dois corpo ficam carregados de módulos iguais, porém de sinais contrários



Pelo atrito,um corpo recebe ou perde elétrons dependendo de sua constituição.Um corpo que perde ou cede elétrons fica sempre eletrizado positivamente, enquanto um corpo que recebe elétrons fica eletrizado negativamente.
Existe uma tabela, chamada série triboelétrica,que relaciona materiais que recebem ou perdem elétrons quando atritados uns com outros.Nela,o material que vem antes perde elétrons para o material posterior.
Vale lembrar que não é o fato atritar ou friccionar que eletriza os componentes,mais o simples fato de haver maior contato entre os materiais.

Por exemplo,se atritarmos dois bastões de borracha (ebonite) com lã eles adquirem a mesma carga negativa e se repelem quando aproximados um do outro





















Se atritarmos um bastão de borracha e outro de vidro com lã,eles adquirem cargas de sinais contrários e se atraem quando aproximados



  • Eletrização por indução

É possível eletrizar um corpo neutro sem ser por atrito ou contato.Quando um condutor eletrizado é aproximado é aproximado de um neutro, ocorre uma indução eletrostática , que é a separação de cargas no corpo neutro.
Na indução, há o indutor ( o que pode ser um condutor previamente eletrizado) e o induzido,condutor no qual haverá a separação de cargas.Aproximando - os  sem contato, ocorre um movimento de cargas no induzido.


Se o indutor estiver carregado com carga negativa,o haverá repulsão dos elétrons livres do induzindo, de modo que estes se deslocarão para a região mais afastada,deixando a região mais próxima do indutor com cargas positiva. estiver carregado com carga positiva.
Se o indutor estiver carregado com positiva ,irá atrair os elétrons livres do induzido,provocando nele a separação de cargas.No lado ,ficará concentrada um quantidade maior de cargas positivas.
A seguir são apresentadas duas situações com indução eletrostática em que é colocado um fio no condutor, ligando - o ao solo.Essa ligação ´e chamada aterramento, porque possibilita o deslocamento de elétrons através do fio condutor para o solo.O sentido do deslocamento dos elétrons dependerá da carga do indutor.



Nesta situação, aproxima - se um indutor eletrizado negativamente (esfera A).provocando uma separação de cargas no corpo neutro (esfera B), que será o induzido.
Nesta situação, aproxima - se um indutor (esfera A)eletrizado positivamente.provocando uma separação de cargas no corpo nutro(esfera B), que será o induzido.
Aterrando - se o induzido,alguns de seus elétrons serão repelidos pelas cargas negativas do indutor e descerão para a terra pelo fio.Simultaneamente,em função do princípio de ação e reação, o induzido também atua no indutor, alterando sua distribuição de cargas negativas.o induzido oposta à do indutor,ficarão os prótons em excesso.Estes então ,atrairão os elétr
Na região dons da    terra,que subirão pelo fio
Após a retirada do fio, o induzido fica eletrizado positivamente , porque perdeu elétrons.
Ao se retirar o fio ,o induzido ficará eletrizado negativamente, porque recebeu elétrons



Eletroscópios

Os eletroscópios são instrumentos usados para verificar a eletrização de um corpo e , eventualmente , por comparação , determinar o sinal de sua cargas. Os tipos mais comuns são o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas.
  • Pêndulo eletrostático: dispositivo constituídos de uma leve e condutora, presa a sua
suporte por um fio isolante ( seda, náilon).Ao aproximarmos um corpo eletrizado da bolinha ,ela será atraída , visto que será induzida pela esfera carregada. A atração sofrida pela bolinha confirma a eletrização do corpo.

  •  Eletroscópio de folhas: uma esfera (ou disco ) metálica é conectada  por uma haste metálica a duas folhas, também metálicas, que pendem presas a uma articulação .Ao aproximarmos um corpo eletrizado, ocorre a separação das cargas no eletroscópios e as folhas metálicas que , ficam com a mesma carga, se separam.


01-   Basicamente, o que significa eletrizar um objeto?
R: significa fornecer ou retirar elétrons de um corpo neutro, tornando – o eletricamente carregado.
0    02-   Descreva os processos de eletrização por atrito, contato e indução.
R:Atrito : dois corpos de natureza diferentes ficam eletrizados, trocam elétrons, ao serem atritado.
Contato: os elétrons do corpo eletrizado, se este for negativo, irão se transferir para o corpo neutro em contato com ele. Caso  o corpo eletrizado seja positivo, os elétricos do corpo positivo é que irão se transferir ao corpo eletrizado e ambos ficarão eletrizados. Presença do corpo eletrizado o corpo neutro (induzido )for ligado a outro de grande capacidade eletrostática, ele trocarão cargas e o corpo neutro ficará eletrizado.
Indução: ao aproximar um corpo eletrizado de outro neutro, haverá a separação das cargas elétricas neste ultimo. Se ainda na presença do corpo eletrizado o corpo neutro (induzido) for ligado a outro de grande capacidade eletrostática, eles trocarão cargas e o corpo neutro ficará eletrizado.
0    03-   Para que servem os eletroscópios ?
R: Para verificar a eletrização de um corpo e determinar o sinal da sua carga. 


POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem