• Condutores


A matéria ´e constituída por diferentes tipos de agrupamentos de átomos,que  dão origem a estruturas complexas.Dependendo do material,os elétrons,ao atravessá - lo movem - se com maior ou menor dificuldade.
Materiais que permitem,com facilidade, o trânsito de partículas portadoras de cargas elétrica são chamados de condutores.
São exemplos de condutores os metais, o grafite, soluções eletrolíticas, gases  ionizados, o corpo , o corpo humano, a superfície da terra, entre outros.
A condutividade elétrica de alguns materiais pode ser explicada por sua estrutura atômica. No caso dos metais, os elétrons das camadas mais externas( ou seja, mais afastados dos núcleos)estão fracamente ligados aos núcleos dos átomos e, por isso, movem – se com facilidade: são chamados de elétrons livres. Os átomos constituinte da estrutura dos metais podem facilmente ceder ou recebe-os outros e, ao r elétrons livres uns dos outros e, ao fazerem isso, conduzem eletricidade.

Esquema ( fora de escala e em cores - fantasia) de um conjunto de cinco átomos que compõem a estrutura atômica dos metais.Os elétrons livres não ficam ligados ao núcleo de nenhuma átomo, ao contrário dos elétrons mais próximos aos núcleos atômicos.Os prótons encontram se  fixos nos núcleos.
  • Isolantes 

Materiais que não permitem o trânsito de partículas portadoras de cargas elétricas com facilidade são chamados de isolante ou dielétricos.

são exemplos de isolantes e ar seco , a água pura, vidro, plástico, seda , la enxofre, parafina, madeira ,cortiça,borracha,entre outros.Apenas quando  situações extremas,com grande quantidade de cargas,essa propriedade pode deixar de existir.Esses materiais no apresentam elétrons livres em grandes quantidade,pois a maioria deles está firmemente ligada ao núcleo atômico.Portanto , não há transporte de carga elétrica..
os fios elétricos utilizados nas residências são compostos por um núcleo condutor (geralmente feito de cobre) e uma capa envoltória feito de cobre)e uma casa envoltória isolante (geralmente plástico ou borracha , em várias cores na fotografia).A carga elétrica é transportada pelos fios de cobre,mas não atravessa a capa protetora.Assim , evitam - se acidentes com pessoas que manipulam ou tocam nesses fios.



01- Identifique quais dos materiais a seguir são isolantes e quais são condutores.Para isso,releia o texto sobre condutores e isolantes.
  1. cobre  
  2. borracha  
  3. ar seco
  4. água pura  
  5. água salgada  
  6. plástico  
  7. cortiça
  8. ouro

Respostas : a)condutor; b) isolante ; c) isolante ;  d)isolante; e)condutor; f)isolante ;g)isolante  h)condutor

02- Um objeto eletrizado precisa ser deslocado de sua posição sem que seja desgarrado.Para que uma pessoa possa fazer isso, são apresentadas três sugestões seguir.
I.Pega o objeto diretamente com as mãos.
II.Usar um pegador de metal
III.Usar um pegador de plástico
Compare as três sugestões, escolha a mais adequada e justifique sua escolha
Resposta pessoal

03-Os metais são bons condutores de eletricidade.Sabe - se que a prata conduz eletricidade de maneira mais eficiente que o cobre.Formule hipóteses para explicar por que não se usam fios de prata nas redes elétricas.
Resposta pessoal




POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem