Ondas estacionárias em cordas presas nas duas extremidades são geradas de duas maneiras. A primeira, por meio de ação externa isolada (em geral, toque, batida ou fricção); nesse c aso, a corda passa a vibrar nas várias frequências dos seus modos de vibração, as quais se sobrepõem. A segunda, por meio da ação excitadora de uma fonte oscilante externa, ou seja, por ressonância.
Para entender como esse processo pode ocorrer, observe as figuras abaixo:
Elas representam uma montagem experimental  é uma fonte de frequência constante (no caso, um alto-falante) que faz a corda (em azul), de densidade linear μ, oscilar entre duas extremidades separadas pela distância ,.Um agente externo traciona a corda com força de módulo F variável, o que resulta na variação da frequência das ondas estacionárias que podem ser g eradas nessa corda. Isso porque, como vimos no capítulo anterior, a velocidade de propagação da onda, v, em uma corda depende da tração sobre ela exercida, de acordo.
Substituindo o valor de v na expressão acima, obtemos a frequência fn de cada modo de vibração, n, por meio da expressão:

Assim, quando o módulo da f orça exercida pelo agente externo é F1, a frequência da fonte coincide com a frequência do primeiro modo de vibração dessa corda (n 5 1), dando origem à primeira ressonância em que a corda vibra no modo correspondente I; quando a força exercida tem módulo F2, ocorre a segunda ressonância com o segundo modo de vibração II, e assim por diante. Teoricamente o número de modos de vibração é infinito, mas na prática apenas alguns podem ser obtidos devido à limitação da energia da fonte. Por essa razão, quanto maior o número de v entres, menor a amplitude de cada um. A partir de um determinado número, essa amplitude t orna-se desprezível e sua configuração imperceptível.

EXERCÍCIO RESOLVIDO

01-No sistema representado na figura, o fio pode vibrar entre duas extremidades separadas pela distância , L= 0,50 m. Sabe-se que um rolo de comprimento ΔL= 10 m desse fio tem massa Δm =120 g.


Determine:
a) a densidade linear desse fio em kg/m;
b) as frequências naturais de oscilação dessa corda
quando submetida a uma tração de módulo 30 N;
c) a tração na corda para que se produza nela uma
onda estacionária de três v entres, sabendo
que a frequência de oscilação do alto-falante é f = 60 Hz
































































POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem