Atrito - Exercícios I


1. (UFMG) – A figura abaixo representa dois blocos, A e B, ligados por um fio inextensível e apoiados sobre uma superfície horizontal. Puxa-se o bloco A por uma força horizontal de módulo 28,0N. A massa de A é igual a 3,0kg, a de B igual a 4,0kg e o coeficiente de atrito entre cada um dos blocos e a superfície vale 0,20. Despreze a massa do fio e considere g = 10,0m/s2.

Determine

a) o módulo da aceleração dos blocos;

b) a intensidade da força de tração no fio que liga os blocos.

2. (CEDERJ-MODELO ENEM) – Um motorista acelera seu carro para frente com a alavanca do freio de mão levantada. Considerando-se que o carro tem tração dianteira e que o freio de mão atua apenas nas rodas traseiras, assinale a alternativa que representa, nessa situação, as forças de atrito que o solo exerce nos pneus dianteiros e traseiros do carro.

3. (UEPA-MODELO ENEM) – A faixa de pedestres é uma conquista do cidadão, a qual vem consolidando-se na construção de novas avenidas nas grandes cidades brasileiras. Um motorista trafegando em uma avenida a 54,0km/h observa um pedestre atravessando a faixa e aciona os freios, aplicando uma desaceleração constante no veículo, o qual para depois de 5,0s. Sabendo-se que o motorista conseguiu respeitar a faixa, afirma-se que o coeficiente de atrito cinético entre os pneus e a estrada vale:

a) 0,30

b) 0,50

c) 0,70

d) 0,90

e) 1,1

Nota: admita que o carro se movimente em linha reta, em um plano horizontal e que as rodas foram travadas na freada (atrito cinético) e não considere efeito do ar.

4. (UNICAMP-MODELO ENEM) – Em estradas bem sinalizadas, comumente encontramos a seguinte advertência: “Mantenha uma distância segura do veículo à sua frente e evite colisões traseiras". Considere um automóvel que se desloca com uma velocidade inicial de módulo V0 = 108km/h. Repentinamente, o motorista percebe a necessidade de parar o carro, e leva 1,0s para reagir e pisar de forma enérgica no freio. Neste momento, as rodas do carro deixam de girar e o carro desliza sobre a pista até parar. Qual foi a distância total percorrida por esse automóvel desde o instante em que o motorista percebeu que deveria frear até o momento em que o carro atinge o repouso? O coeficiente de atrito cinético entre os pneus do carro e o asfalto é mc = 0,75.

Use g = 10m/s2 e admita que o carro se desloque em linha reta em um plano horizontal.

a) 30,0m

b) 60,0m

c) 90,0m

d) 120m

e) 150m

Gabarito

1. RESOLUÇÃO:

a) PFD (A + B): F – Fat = ma

F – mP = ma

28,0 – 0,20 . 70,0 = 7,0 . a Þ a = 2,0m/s2

 = mB a

T – m PB = mB a

T – 0,20 . 40,0 = 4,0 . 2,0

T – 8,0 = 8,0 Þ T = 16,0N

Respostas:

a) 2,0m/s2

b) 16,0N

2. RESOLUÇÃO:

Na roda dianteira, que é motriz (roda com tração), a força de atrito é dirigida para frente e tem grande intensidade.

Na roda traseira, que não é motriz (roda parasita), a força de atrito é dirigida para trás e tem intensidade menor do que na roda motriz.

Resposta: D

3. RESOLUÇÃO:

1) V = V0 + g t

0 = 15,0 – a . 5,0 Þ a = 3,0 m/s2

2) PFD: Fat = ma

mmg = ma

Resposta: A

4. RESOLUÇÃO:

1) Cálculo da aceleração durante a freada:

PFD: Fat = ma Þ mc mg = ma

a = mc g = 0,75 . 10(m/s2Þ a = 7,5m/s2

2) Cálculo do tempo de freada:

V = V0 + g t

0 = 30,0 – 7,5 t⇒ tf = 4,0s

3) Gráfico velocidade escalar x tempo

Resposta: C

 

 


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