Associação de espelhos planos



Antes de iniciar seus estudos, reflita sobre as questões abaixo, forme suas opiniões e confronte-as com a teoria apresentada em seguida. Suas ideias e sugestões são muito importantes para enriquecer nosso ensino e o seu aprendizado.

1) Como um diretor de teatro, utilizando dois grandes espelhos planos no fundo do palco e dois bailarinos, conseguiria formar um corpo de baile de 22 figurantes?

2) Na expressão N =  – 1, para calcular o número de imagens (N) produzidas por dois espelhos planos que formam um ângulo α para um objeto colocado entre as faces reflexivas, qual o significado do “menos um"?

3) Numa peça de teatro, um mesmo ator é atravessado por uma espada nas cem apresentações da temporada. Discuta esse fato.

4) Como as associações de espelhos planos participaram da vida de Leonardo da Vinci e de Albert Einstein?

1. A Física e o cotidiano

A fotografia mostra múltiplas imagens de um objeto colocado entre dois espelhos planos.

 


Esquema de um peris cópio no qual estão as so ciados dois espelhos planos.

2. A Física e o mundo

A associação de espelhos é um artifício muito utilizado por diretores de cinema, teatro e muitos mágicos, para produzirem cenas que levam o público a ilusões de óptica intrigantes.


Na figura, o “ator imagem" pode ser atravessado por uma grande espada sem maiores problemas.

 

Dois modelos de periscópios utilizando espelhos planos.

3. A Física e o laboratório

Você pode montar um sistema articulado com dois espelhos, como mostra a figura ao lado, para observar a formação de imagens.

Para um objeto colocado sobre a bissetriz do ângulo α formado entre os espelhos, o número de imagens (N) é dado por:

Note que para  = 90°, formaram-se três imagens para um objeto colocado entre as faces reflexivas dos espelhos. Quatro velas são vistas, mas uma delas é o objeto, que é descontado na fórmula (–1)

Dois espelhos planos podem ser associados para formar várias imagens, como mostra a ilustração a seguir.

O gráfico a seguir relaciona o número de imagens (N), formadas para objetos colocados no plano bissetor entre as faces refletoras, e o ângulo entre os espelhos.

4. A Física e a evolução de seus conceitos

Consideremos dois espelhos planos, (E1) e (E2), formando entre si um ângulo diedro () e com as superfícies refletoras se defrontando, conforme a figura.

A luz proveniente de um ponto objeto P vai sofrer uma série de reflexões nos dois espelhos antes de emergir do sistema. Para cada reflexão, teremos a formação de uma nova imagem.

Sendo  um divisor de 360°, o número total de imagens formadas (N) é dado por: 

Se  for par, a fórmula é aplicável para qualquer posição de P entre os espelhos E1 e E2.

Se  for ímpar, a fórmula é aplicável para o objeto (P) situado no plano bissetor do diedro ().

No caso de  = 90°, isto é, espelhos planos perpendiculares entre si, sendo  = 4 (par), teremos a formação de 3 imagens, para qualquer posição do objeto entre os dois espelhos.

As três imagens estarão assim distribuídas:

(1) Imagem P1: obtida por simples reflexão no espelho E1.

(2) Imagem P2: obtida por simples reflexão no espelho E2.

(3) Imagem P3: obtida por dupla reflexão.

Conclusões

a) Como resultou uma única imagem por dupla reflexão, concluímos que as imagens obtidas por dupla reflexão, primeiro em E1 e depois em E2, e primeiro em E2 e depois E1, vão coincidir.

b) Como não há imagem por tripla reflexão, concluímos que, após duas reflexões sucessivas, a luz abandona o sistema.

c) As duas imagens por simples reflexão são enantiomorfas em relação ao objeto.

d) A imagem obtida por dupla reflexão é superponível ao objeto.

Assim, se uma pessoa diante de dois espelhos planos levantar a mão direita, duas das imagens levantarão a mão esquerda e a terceira imagem levantará a mão direita.

1500 – Leonardo da Vinci associa espelhos para observar o corpo humano sob diversos ângulos, enquanto pintava, esculpia ou estudava Anatomia.

1890 – Michelson e Morley associaram espelhos planos para calcular a velocidade da luz e verificar o efeito da velocidade da Terra no espaço sobre a propagação dos feixes luminosos. Des cobriram que o módulo da velocidade da luz é constante para todos os referenciais.

Imagens formadas por reflexão em dois espelhos planos.

 

1905 – Einstein, postulando que a velocidade da luz é constante para observa dores em repouso ou em movi mento, deformou o es paço e o tempo para manter as leis da Física válidas para todos os referenciais (Teoria da relatividade).

Exercícios propostos

1. (MODELO ENEM) – Duas paredes adjacentes e ortogonais de um elevador são totalmente revestidas por espelhos planos, E1 e E2. Ao adentrar o elevador, um passageiro P se posiciona equidistante às duas paredes.

Levando-se em conta que a imagem de um espelho se torna objeto para o outro espelho, e vice-versa, o número máximo de imagens de si próprio que o passageiro é capaz de ver quando olha para o conjunto de espelhos é igual a:

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 6

2. (UEL) – Dois espelhos planos que formam entre si um ângulo  fornecem 8 imagens de um ponto luminoso colocado no plano bissetor do ângulo formado entre eles. Determine esse ângulo .

3. (UFSCAR) – O ângulo formado entre dois espelhos planos quando um único objeto é colocado entre eles é o quíntuplo do número de imagens obtidas.

a) Qual é o número de imagens formadas?

b) Qual é o ângulo entre os espelhos?

4. (MODELO ENEM) – Quando um objeto é colocado entre dois espelhos planos formando entre si um ângulo (), medido em graus, formam-se desse objeto (N) imagens. O número de imagens formado (N) relaciona-se com o ângulo () pela fórmula:

Um cineasta deseja filmar uma cena para a qual precisa de 32 bailarinas, porém só tem à disposição 4 bailarinas. Para filmar essa cena, o cineasta utiliza 2 espelhos planos, formando entre si um ângulo x.

Para que as quatros bailarinas forneçam o número de imagens necessárias para compor o total necessário, o valor de x deve ser:

a) 180°

b) 80°

c) 45°

d) 20°

e) 32°

5. (PUC) – Um aluno colocou um objeto “O" entre as superfícies refletoras de dois espelhos planos associados e que formavam entre si um ângulo , obtendo n imagens, Quando reduziu o ângulo entre os espelhos para /4, passou a obter m imagens.

A relação entre m e n é:

a) m = 4n + 3

b) m = 4n – 3

c) m = 4(n + 1)

d) m = 4(n – 1)

e) m = 4n

Gabarito

 

1. RESOLUÇÃO:

Resposta: C

2. RESOLUÇÃO:

Resposta: 40º

3. RESOLUÇÃO:

Respostas:

a) 8 imagens

b) 40°

4. RESOLUÇÃO:

Cada bailarina deve fornecer 7 imagens.

Resposta: C

5. RESOLUÇÃO:

O número N de imagens é dado em função de  por:

Resposta: A

POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem