01.Qual das alternativas seguintes não se refere às responsabilidades do Design Instrucional em relação ao projeto de atividades de ensino que reflitam uma compreensão da diversidade dos alunos como indivíduos ou grupos?
Escolha uma opção:
02.Após a leitura das seguintes premissas sobre as responsabilidades do DI experiente no âmbito da educação, indique V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Analisar, avaliar e selecionar dados sobre os alunos que sejam relevantes para usar decisões de design instrucional.
( ) Modificar um currículo ou programa existente para refletir mudanças de conhecimentos, de tecnologia, na sociedade ou na organização.
( ) Determinar a abrangência e o grau de profundidade do tratamento de determinado conteúdo, dadas as restrições do projeto instrucional.
( ) Produzir materiais didáticos de diversos formatos
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de indicações, de cima para baixo:
( ) Modificar um currículo ou programa existente para refletir mudanças de conhecimentos, de tecnologia, na sociedade ou na organização.
( ) Determinar a abrangência e o grau de profundidade do tratamento de determinado conteúdo, dadas as restrições do projeto instrucional.
( ) Produzir materiais didáticos de diversos formatos
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de indicações, de cima para baixo:
Escolha uma opção:
03.A importância da comunicação está nas bases da profissão, ou seja, nas ações cotidianas do DI. Elas são tão importantes que merecem uma área específica neste domínio, a primeira das quais é a de comunicar-se de forma eficaz.
Sobre isso é correto dizer que:
I. A interpretação da relação entre comunicação e DI, a partir das competências, nos mostra a necessidade de o DI saber comunicar com eficiência, por meio visual, oral e escrito.
II. As mídias podem ser consideradas as principais ferramentas para viabilizar a comunicação eficaz.
III. A comunicação para o DI está em sua capacidade de criar mensagens apropriadas às necessidades e características do público-alvo, do conteúdo e dos objetivos propostos dos cursos.
É verdadeiro o que se afirma em:
I. A interpretação da relação entre comunicação e DI, a partir das competências, nos mostra a necessidade de o DI saber comunicar com eficiência, por meio visual, oral e escrito.
II. As mídias podem ser consideradas as principais ferramentas para viabilizar a comunicação eficaz.
III. A comunicação para o DI está em sua capacidade de criar mensagens apropriadas às necessidades e características do público-alvo, do conteúdo e dos objetivos propostos dos cursos.
É verdadeiro o que se afirma em:
Escolha uma opção:
04.Como profissional importante na equipe de produção de cursos, o DI precisa saber escrever e editar mensagens claras, concisas e corretas. Essa sua competência vai se refletir no processo de produção da equipe com a qual ele vai interagir durante todo o processo de desenvolvimento do projeto do curso. Para isso, ele precisa saber:
Escolha uma opção:
05.A gestão do projeto para o DI é uma forma de garantir as melhores condições para o seu oferecimento. Para isso, quais gestões o DI precisa realizar?
Escolha uma opção:
De acordo com os estudos em gestão, observamos que Design Instrucional e Gestão de Projetos caminham juntas. Nesse contexto, quando falamos sobre plano de trabalho, estamos nos referindo:
Escolha uma opção:
Sobre a gestão do tempo – um assunto bastante delicado no trabalho do DI –, é correto afirmar:
I. As necessidades são sempre “para ontem”, com prazos bastante apertados, mas, por outro lado, um trabalho bem-feito precisa de tempo e de recursos adequados.
II. É melhor entregar algo de qualidade depois do prazo do que fazer um roteiro ou storyboard que não vai servir ao aluno.
III. O melhor resultado para o projeto é o conjunto bem-feito, na medida certa e no tempo certo, pois os recursos, especialmente o conteúdo, muitas vezes não são adequados e precisam de muita preparação.
É verdadeiro o que se afirma em:
II. É melhor entregar algo de qualidade depois do prazo do que fazer um roteiro ou storyboard que não vai servir ao aluno.
III. O melhor resultado para o projeto é o conjunto bem-feito, na medida certa e no tempo certo, pois os recursos, especialmente o conteúdo, muitas vezes não são adequados e precisam de muita preparação.
É verdadeiro o que se afirma em:
Escolha uma opção:
Com relação à comunicação no processo de desenvolvimento de um projeto educacional discutido no tema, indique para as afirmações V verdadeiras e F para as afirmações falsas.
( ) Um projeto adequado deve ter um bom fluxo de comunicação entre todos os participantes, mesmo que de diferentes áreas.
( ) As estruturas dos projetos educacionais sempre possuem diferentes equipes que aprendem a se comunicar e integrar, apesar de não se conhecerem.
( ) O desenvolvimento de documentos também faz parte da comunicação do projeto. É importante que todos os documentos e fases sejam registrados, assim como os erros e acertos das decisões tomadas durante o projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de indicações, de cima para baixo:
( ) As estruturas dos projetos educacionais sempre possuem diferentes equipes que aprendem a se comunicar e integrar, apesar de não se conhecerem.
( ) O desenvolvimento de documentos também faz parte da comunicação do projeto. É importante que todos os documentos e fases sejam registrados, assim como os erros e acertos das decisões tomadas durante o projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de indicações, de cima para baixo:
Escolha uma opção:
Com relação ao plano de mídias, é correto afirmar que:
I. O plano de mídias ajuda na análise inicial do projeto educacional.
II. As respostas às suas questões orientam o DI na definição do modelo de curso que vai desenvolver e os tipos de mídias que deverá utilizar.
III. Analisar o contexto e o público-alvo não é considerado relevante para a elaboração do plano de mídias.
É verdadeiro o que se aponta apenas em:
II. As respostas às suas questões orientam o DI na definição do modelo de curso que vai desenvolver e os tipos de mídias que deverá utilizar.
III. Analisar o contexto e o público-alvo não é considerado relevante para a elaboração do plano de mídias.
É verdadeiro o que se aponta apenas em:
Escolha uma opção:
10.No que diz respeito à competência de “realizar o design do currículo ou do programa educacional”, é correto afirmar que é responsabilidade do DI:
I. Determinar o escopo do currículo ou programa.
II. Promover a formação contínua dos profissionais.
III. Planejar cursos/disciplinas baseados nos resultados do levantamento de necessidades dos alunos e da organização.
IV. Planejar a sequência de cursos/disciplinas para alunos ou grupos específicos.
Estão corretos apenas os itens:
I. Determinar o escopo do currículo ou programa.
II. Promover a formação contínua dos profissionais.
III. Planejar cursos/disciplinas baseados nos resultados do levantamento de necessidades dos alunos e da organização.
IV. Planejar a sequência de cursos/disciplinas para alunos ou grupos específicos.
Estão corretos apenas os itens:
Escolha uma opção:
Postar um comentário