Geraldo dos Reis
Souza
Disponível em: <https://ceduc.unifei.edu.br/noticias/>semana-de-formacao-docente-voltada-ao-trabalho-com-disciplinas-remotas-durante-o-rte/. Acesso em: 09 de jan.2022.
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Introdução
Há muita discussão sobre inovação.
Principalmente no mundo atual em que vivemos, a velocidade das informações nos
permite entender rapidamente o que está acontecendo no mundo. Embora nos
remetessem às tecnologias quando pensamos em inovação, inovar não significa
necessariamente, fazer uso delas. No entanto, é contraditório separar esses
dois termos.
A inovação é um conceito que não está
apenas intimamente relacionado com as empresas, mas também exige pensar na
inovação na educação.
Os atuais alunos do ensino fundamental são
nativos digitais e têm acesso mais fácil à tecnologia do que as gerações
anteriores. Podemos dizer que eles têm se "conectado” o tempo todo e fazem
uso das tecnologias, principalmente para diversão. Apresentam dificuldade em
assistir uma aula como meros ouvinte, visto que precisam estar sempre “informados”
do que acontece fora da sala de aula, na maioria das vezes através de redes
sociais.
Essa pesquisa se classifica como uma
revisão de literatura realizada de forma exploratória a partir de uma abordagem
qualitativa de material previamente selecionado a partir da utilização dos
descritores. Quanto ao método, para verificar as contribuições nessa
perspectiva, entendemos que os professores precisam desenvolver as habilidades
e competências para usar as TICs na sala de aula. Essas novas práticas de
ensino foram acompanhadas por novas teorias de aprendizagem, tanto umas como
outras, não são consensualmente aceites. É importante ressaltar que refletir
sobre a prática docente também requer questionar o papel do professor, que tem
significado histórico no processo de ensino. Nesse sentido, este trabalho tem
como objetivo desenvolver um leque de habilidades e competências no uso de
tecnologias emergentes em sala de aula, propõe ações de formação para
professores que utilizam essas tecnologias em ambiente escolar, para “subsidiar
diferentes práticas pedagógicas, de forma que seus usuários possam constituí-lo
como um espaço rico em descobertas por meio da interatividade.”
2 Tecnologia da Informação e Comunicação e
educação no Brasil: uma realidade histórica e atual
A relação entre TICs e educação no Brasil
tem uma longa história porque se refere ao período anterior ao uso de
computadores, tablets, telefones celulares, etc., tal como acontece nos dias
atuais. Por exemplo, foi mencionado que por volta da década de 1920, na famosa
rádio social do Rio de Janeiro, faziam-se programas de literatura infantil,
radiotelegrafia, telefonia de línguas, Entre outras atividades, além disso, no
início da década de 1970 e durante a ditadura civil militar (1964-1985), um
programa denominado Projeto Minerval tinha como objetivo a formação de adultos
por meio das chamadas “aulas por rádio”
(CASTRO, 2007).
Portanto, outro conceito de educação a
distância se popularizou devido aos seguintes fatos de alguns projetos
educacionais migrarem do rádio para televisão (TV) aberta. Essa tendência é
motivada pelos interesses das elites políticas e econômicas do país,
especialmente porque, cada vez mais, tornou-se necessário o letramento,
alfabetização e também os conhecimentos matemáticos mais simples por parte dos
trabalhadores. Além das aulas explicativas na TV, havia o acompanhamento por
fascículos que eram comercializados em bancas de jornal. Embora essa intenção
seja avaliada como uma estratégia burguesa, é preciso reconhecer os benefícios
para aqueles que, por diversos motivos, não tiveram acesso à educação de maneira
regular (SANTOS, 2014).
Nesse contexto amplo, a educação a
distância passou a ser vista como uma abordagem alternativa, principalmente
para a classe trabalhadora no Brasil. Vale ressaltar que todas essas
experiências citadas são fundamentais e reconhecidas como referência para o
aprimoramento dos conteúdos corporificados na educação a distância (EaD) no mundo
moderno (SANTOS, 2014).
Hoje em dia, as pessoas consideram o
desenvolvimento da tecnologia e da educação representativo, mesmo porque cerca
de 70% da população brasileira tem acesso à Internet, esse número ainda é
crescente para criar uma forma cada vez mais favorável à educação a distância (TIC
EDUCAÇÃO, 2019).
Muitas dessas pessoas se interessam por
esse tipo de ensino porque é uma possibilidade de aprendizagem, portanto, EaD é
apresentado pela sua capacidade de alcance, pois está em quase todos os níveis
de ensino – fundamental e médio, técnico, graduação e pós-graduação –, existem
até alguns cursos e instituições que utilizam apenas a modalidade remota ou
parte da modalidade remota, o mais relevante pode ser a Universidade Aberta do
Brasil (UAB) de nível nacional. No entanto, existem várias instituições que
oferecem cursos de graduação, pós-graduação, suplementos didáticos, cursos de
ensino fundamental e médio, e cursos técnicos e de aprendizagem à distância (TIC
EDUCAÇÃO, 2019).
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Referências Bibliográficas
Castro,
M. P. (2007). O Projeto Minerva e o desafio de ensinar matemática via rádio.
105f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática).
Santos,
C. F. R. (2014). Tecnologias da Informação e Comunicação.
Educação,
T. (2019). Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas
escolas brasileiras em 2018.
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