Aceleração escalar



1. Aceleração escalar média (gm)

Sejam:

V1 = velocidade escalar no instante t1

V2 = velocidade escalar no instante t2

Define-se aceleração escalar média (m), entre os instantes t1 e t2, pela relação:

2. Unidades

a) No SI:

b) No CGS:

c) Relação entre as unidades:

3. Aceleração escalar instantânea

A aceleração escalar instantânea traduz a rapidez com que a velocidade escalar varia no decurso do tempo, isto é, traduz a velocidade da velocidade.

Uma grande aceleração escalar significa que a velocidade escalar varia rapidamente; uma pequena aceleração escalar significa que a velocidade escalar varia lentamente e aceleração escalar nula significa que a velocidade escalar não varia.

A aceleração escalar instantânea é o limite para o qual tende a aceleração escalar média, quando o intervalo de tempo considerado tende a zero.

 

Portanto:

 

Quando um carro tem uma grande aceleração escalar, sua velocidade escalar está variando rapidamente.

A aceleração escalar (instantânea) é a derivada da velocidade escalar (instantânea) em relação ao tempo.

Exemplos

s = 2,0t3 + 4,0t2 – 7,0t + 10,0 (SI)

V =  = 6,0t2 + 8,0t – 7,0 (SI)

 =  = 12,0t + 8,0 (SI)

 

s = 10,0 + 20,0t – 3,0t2 (SI)

V =  = 20,0 – 6,0t (SI)

 =  = –6,0m/s2 (constante)

 

s = 10,0 – 4,0t (SI)

V =  = – 4,0m/s (constante)

 =  = 0 (constante)

4. Relações entre as grandezas cinemáticas

s indica a posição do móvel (local)
V traduz a rapidez de movimento
g traduz a rapidez com que a velocidade escalar varia

 

Saiba mais

Os dragsters são veículos destinados a atingir velocidades fantásticas em uma corrida de pequena extensão (da ordem de 400m) e de pequena duração (da ordem de 8,0s).

dragster, partindo do repouso, percorre os 400m em um intervalo de tempo de 8,0s, atingindo a incrível velocidade escalar de 140m/s (504km/h).

Sua aceleração escalar média, nessa fase, foi de:

gm =  =   (m/s2)

gm = 17,5m/s2

Como os freios são insuficientes para deter o dragster, na fase de retardamento, é acionado um sistema de paraquedas que permite uma desaceleração em um pequeno intervalo de tempo.

Exercícios Propostos

1. (OPF – MODELO ENEM) – As histórias de super-heróis sempre foram repletas de feitos incríveis e, entre eles, o salvamento no último segundo da mocinha que cai de uma grande altura é um dos mais famosos. Em um dos momentos mais tensos do filme O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro, o Homem-Aranha consegue segurar com sua teia a personagem Gwen Stacy há poucos metros do chão, após ela cair de uma grande altura. Diferentemente de outros filmes de herói, no entanto, Gwen Stacy morre porque

a) a temperatura atingida após a queda é muito alta.

b) a velocidade atingida é muito maior que o valor máximo de velocidade que o corpo humano suporta.

c) a força exercida pela teia do Homem-Aranha foi praticamente nula.

d) o deslocamento total foi nulo.

e) a desaceleração sofrida foi muito maior do que o valor máximo de aceleração que o corpo humano suporta.

2. (MODELO ENEM) – Quando um carro esporte está com sua potência máxima, durante os primeiros 20,0s de seu movimento, sua velocidade escalar V pode ser traduzida pela relação:

t é o tempo de movimento do carro.

P = 3,6 . 104 W é a potência do motor do carro.

= 1,2 . 103 kg é a massa do carro.

A aceleração escalar média do carro entre os instantes t1 = 0 e t2 = 15,0s

a) não pode ser determinada com os dados apresentados.

b) vale 1,0m/s2.

c) vale 2,0m/s2.

d) vale 3,0m/s2.

e) vale 4,0m/s2.

3. (ENEM) 

Rua da Passagem

Os automóveis atrapalham o trânsito.

Gentileza é fundamental.

Não adianta esquentar a cabeça.

Menos peso do pé no pedal.

O trecho da música, de Lenine e Arnaldo Antunes (1999), ilustra a preocupação com o trânsito nas cidades, motivo de uma campanha publicitária de uma seguradora brasileira. Considere dois automóveis, A e B, respectivamente conduzidos por um motorista imprudente e por um motorista consciente e adepto da campanha citada. Ambos se encontram lado a lado no instante inicial t = 0s, quando avistam um semáforo amarelo (que indica atenção, parada obrigatória ao se tornar vermelho). O movimento de A e B pode ser analisado por meio do gráfico, que representa a velocidade escalar de cada automóvel em função do tempo.

As velocidades escalares dos veículos variam com o tempo em dois intervalos: (I) entre os instantes 10s e 20s; (II) entre os instantes 30s e 40s. De acordo com o gráfico, quais são os módulos das taxas de variação da velocidade escalar do veículo conduzido pelo motorista imprudente, em m/s2, nos intervalos (I) e (II), respectivamente?

a) 1,0 e 3,0

b) 2,0 e 1,0

c) 2,0 e 1,5

d) 2,0 e 3,0

e) 10,0 e 30,0

4. (UFMS – MODELO ENEM) – Um carro passa por um radar colocado em uma estrada retilínea.

O computador ligado ao radar afere que a equação horária para o movimento do carro é:

s = 2,0 + 70,0t + 3,0t2

para s medido em km e t medido em horas.

Essa equação é válida até o carro atingir a velocidade escalar de 100km/h, que é a máxima possível, pois o carro é equipado com um limitador de velocidade.

Sabe-se que para t = 0 o carro passa diante do radar.

Podemos afirmar que

a) o radar está no marco zero da estrada.

b) se a velocidade escalar máxima permitida na posição do radar for de 80,0km/h, o condutor será multado por excesso de velocidade.

c) até atingir a velocidade escalar de 100km/h, a velocidade escalar aumenta numa taxa de 6,0km/h em cada hora.

d) no instante t = 4,0h, o controlador de velocidades será acionado.

e) no instante t = 1,0h, o carro passará por uma cidade que está localizada a 75,0km do radar.

Gabarito

1. RESOLUÇÃO:

Existe um limite para a aceleração que um corpo humano pode suportar.

Uma pessoa normal pode aguentar uma aceleração máxima de intensidade 5g (50m/s2). Um piloto de caça supersônico é capaz de aguentar uma aceleração máxima de intensidade 9g (90m/s2).

Resposta: E

2RESOLUÇÃO:

1) t1 = 0  V1 = 0

t2 = 15,0s   = 2 .  . 15,0 (SI)

 = 900  V2 = 30,0m/s

2) m =  =  (m/s2)

m = 2,0m/s2

Resposta: C

3. RESOLUÇÃO:

1) O motorista imprudente é o motorista A, que desenvolve velocidade escalar maior.

2) A taxa de variação da velocidade escalar é a aceleração escalar do veículo:

 = 

No intervalo de 10s a 20s:

 (m/s2) = 2,0m/s2

No intervalo de 30s a 40s:

'A =  (m/s2) = – 3,0m/s2

|'A| = 3,0m/s2

Resposta: D

4. RESOLUÇÃO:

a) Falsa.

t = 0  s = sR = 2,0km

b) Falsa.

t = 0  V = V0 = 70,0km/h (não será multado)

c) Verdadeira.

d) Falsa.

V = 100km/h  100 = 70,0 + 6,0t1

30,0 = 6,0t1  t1 = 5,0h

O controlador será acionado no instante t1 = 5,0h.

e) Falsa.

t = 1,0h  x1 = 75,0km e xR = 2,0km

d = x1 – xR = 73,0km

A cidade está a 73,0km do radar.

Resposta: C


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