Para que haja o aprendizado dessa disciplina é fundamental que os conteúdos sejam ensinados com eficiência. O processo de modernização para alcançar a melhoria da qualidade do desempenho escolar é focado na metodologia do educador que deve implementá-la de modo a promover o sucesso de aprendizado do aluno.
A criança desenvolve-se durante o processo denominado“maturacional”. Nesse caso, o educando apropria-se de informações para desenvolver suas habilidades através da aprendizagem.  Conforme Piaget apud Palangana (2001, p.75) a aprendizagem é diferente de maturação, tendo em vista que para o autor a maturação “[...] é baseada exclusivamente em processos fisiológicos”. Já a aprendizagem “[...] utiliza-se de mecanismos inventados a partir de um sistema lógico com capacidade de organizar novas informações”. Esse processo pode ser encontrado no ensino da matemática e está constituído a partir da visão do aluno estar diretamente ligado ao meio em que está inserido. De acordo com Palanga (2001) “[...] as teorias psicológicas contemporâneas têm explicado o processo de aprendizagem a partir de fatores maturacionais, internos ao sujeito (inatismo)ou em função adquirida com o meio social (empirismo)”.(PALANGANA, 2001, p. 75).
No processo de aprendizagem há uma adaptação do que se aprendeu antes às novas situações. Assim a prática de uma habilidade é fundamental para que ela se integre ao aluno como um todo.Cada habilidade recém-aprendida exige grande esforço e importante reorganização dentro da personalidade. Não se aprende a nova qualificação
antes que tenha passado a fase inicial. (PICKARD, 1975, p.69).
A aprendizagem de importância não éfeita de modo isolado, porém com a personalidade social, cultural e psicológia.

[...] o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. Assim, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas.(VYGOTSKY, 1989, p. 101)

Outro fator de suma importância refere-se ao fato do aluno necessitar de reflexão sobre o que aprenderam em sala de aula, construindo assimum conhecimento mais elaborado de pensamento, além de organizarmentalmente pensamentos e ações, para avançar com competência no processo deconhecimento.

[...] o mais importante no ensino de conceitos básicos é ajudar a criança a passar progressivamente do pensamento concreto à utilização de modos de pensamento conceptualmente mais adequados. É ocioso, porém, tentar fazê-lo pela apresentação de explicações formais, baseadas numa lógica muito distante da maneira de pensar da criança e, para ela, estéril em suas implicações. (BRUNER, 1978, p. 36).

            Para Piaget apud Silva (2001, p.11) “a construção do conhecimento acontece a partir de mecanismos de interação que oferecem como resultados abstrações e as generalizações construídas dependentes de um processo”.  Em outras palavras, o autor pretende colocar que o processo de construção do conhecimento é consequência de interação que o educando tem com o meio.
            Conforme Aranão (1996)

Na relação que a criança estabelece com o meio ambiente (natural e social),ela vai aos poucos construindo seu conhecimento por meio de descobertas que faz na manipulação de diferentes tipos de materiais e nas relações pessoais que propiciam a elaboração de hipóteses temporariamente válidas pela criança. Cabe ao professor provocar o desequilíbrio de suas afirmações para que suas hipóteses sejam novamente reelaboradas ou confirmadas como verdadeiras para ela. (ARANÃO, 1996, p. 13)

Nesse contexto é importante ao educador propiciar ao discente o contanto com objetos e ferramentas. Assim o uso de entrevistas, relatórios, aula expositiva, ler,filmes, jogar, elaborar, confeccionar entre outras atividades que estimulem o conhecimento do aluno.
De uma forma geral, a matemática propicia contribuição à formação do cidadão,desenvolvendo metodologias que evidenciem a criatividade, iniciativa pessoal,autonomia e confiança na própria capacidade, possibilitando assim, enfrentar novos desafios.


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