Para que haja o aprendizado dessa disciplina é
fundamental que os conteúdos sejam ensinados com eficiência. O processo de modernização
para alcançar a melhoria da qualidade do desempenho escolar é focado na
metodologia do educador que deve implementá-la de modo a promover o sucesso de
aprendizado do aluno.
A criança desenvolve-se durante o processo
denominado“maturacional”. Nesse caso, o educando apropria-se de informações para
desenvolver suas habilidades através da aprendizagem. Conforme Piaget apud Palangana (2001, p.75) a
aprendizagem é diferente de maturação, tendo em vista que para o autor a
maturação “[...] é baseada exclusivamente em processos fisiológicos”. Já a
aprendizagem “[...] utiliza-se de mecanismos inventados a partir de um sistema
lógico com capacidade de organizar novas informações”. Esse processo pode
ser encontrado no ensino da matemática e está constituído a partir da visão do
aluno estar diretamente ligado ao meio em que está inserido. De acordo com
Palanga (2001) “[...] as teorias psicológicas contemporâneas têm explicado o
processo de aprendizagem a partir de fatores maturacionais, internos ao sujeito
(inatismo)ou em função adquirida com o meio social (empirismo)”.(PALANGANA,
2001, p. 75).
No processo de aprendizagem há uma adaptação do que
se aprendeu antes às novas situações. Assim a prática de uma habilidade é fundamental
para que ela se integre ao aluno como um todo.Cada habilidade recém-aprendida
exige grande esforço e importante reorganização dentro da personalidade. Não se
aprende a nova qualificação
antes
que tenha passado a fase inicial. (PICKARD, 1975, p.69).
A aprendizagem de importância não éfeita de modo
isolado, porém com a personalidade social, cultural e psicológia.
[...] o aprendizado
adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento
vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de
acontecer. Assim, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo
de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e
especificamente humanas.(VYGOTSKY, 1989, p. 101)
Outro fator de suma importância refere-se ao fato do
aluno necessitar de reflexão sobre o que aprenderam em sala de aula,
construindo assimum conhecimento mais elaborado de pensamento, além de organizarmentalmente
pensamentos e ações, para avançar com competência no processo deconhecimento.
[...] o mais importante no ensino de
conceitos básicos é ajudar a criança a passar progressivamente do pensamento
concreto à utilização de modos de pensamento conceptualmente mais adequados. É
ocioso, porém, tentar fazê-lo pela apresentação de explicações formais, baseadas
numa lógica muito distante da maneira de pensar da criança e, para ela, estéril
em suas implicações. (BRUNER, 1978, p. 36).
Para Piaget apud Silva (2001,
p.11) “a construção do conhecimento acontece a partir de mecanismos de interação
que oferecem como resultados abstrações e as generalizações construídas
dependentes de um processo”. Em outras
palavras, o autor pretende colocar que o processo de construção do conhecimento
é consequência de interação que o educando tem com o meio.
Conforme Aranão (1996)
Na relação que a criança estabelece com
o meio ambiente (natural e social),ela vai aos poucos construindo seu
conhecimento por meio de descobertas que faz na manipulação de diferentes tipos
de materiais e nas relações pessoais que propiciam a elaboração de hipóteses
temporariamente válidas pela criança. Cabe ao professor provocar o desequilíbrio
de suas afirmações para que suas hipóteses sejam novamente reelaboradas ou
confirmadas como verdadeiras para ela. (ARANÃO, 1996, p. 13)
Nesse contexto é importante ao educador propiciar ao
discente o contanto com objetos e ferramentas. Assim o uso de entrevistas,
relatórios, aula expositiva, ler,filmes, jogar, elaborar, confeccionar entre
outras atividades que estimulem o conhecimento do aluno.
De uma forma geral, a matemática propicia
contribuição à formação do cidadão,desenvolvendo metodologias que evidenciem a
criatividade, iniciativa pessoal,autonomia e confiança na própria capacidade,
possibilitando assim, enfrentar novos desafios.
Postar um comentário