O professor tem um papel fundamental no processo de ensino/aprendizagem. A ele fica o cargo de organizar questionamentos de formas variadas para que o aluno seja capaz de elaborar determinada resposta, desafiando de formaincentivadora a comprovação do conceito aprendido naquele momento.“O professor desempenha o papel de mediador na construção do conhecimento,criando situações para que a criança exercite a capacidade de pensar e buscarsoluções para os problemas apresentados” (ARANÃO, 1996, p. 12).
No entanto, há de salientar a importância de escolher os conteúdos propostos, tendo em vista que ao apresentar a proposta de trabalho, é necessário que o professor seja capaz de identificar e respeitar o nível intelectual de cada educando.

O professor não deve impor um conteúdo que ele pensa ser importante, pois aaprendizagem é feita por meio da manipulação de diversos tipos de materiais,
na relação que estabelece com as pessoas e o meio, nos questionamentosentre ela e o professor e na mediação deste no processo de construção(ARANÃO,1996, p.11)

Mediante a realização de atividades mais atrativas e motivadoras o professor revelar potenciais mostrando à criança que ela é capaz de realizar.
Em relação ao ensino da matemática, na sua forma tradicional, ainda é comum encontrar professores que abordam a simples transmissão de conteúdos de forma“estanque” e sem significado, que contribui para a desmotivação e o desinteresse pela
disciplina.
            Assim, como coloca Tiba é fundamental o professor proporcionaré estimular o conhecimento do educando.

O melhor estímulo para aprender é a curiosidade. Pode-se estimular acuriosidade da criança perguntando a ela como funciona um brinquedo, as
regras de um jogo de que ele gosta, o que achou de um filme que assistiu, etc.Criança gosta de demonstrar conhecimento bem como de exibir suashabilidades manuais. (TIBA, 2002, p.188).

A apropriação do conhecimento matemático pelo educando só ocorrerá mediante
a superação da dicotomia teoria e prática. Um exemplo para estimular o interesse discente e ao mesmo tempo propor a superação dessa dicotomia é a implementação de jogos como prática pedagógica.
Para Tahan (1968) ''para que os jogos produzam os efeitos desejados é preciso que sejam de certa forma, dirigidos pelos educadores''.Neste caso, a intervenção do professor é essencial para que os alunos possam estabelecer novas relações, construindo novos conhecimentos. Além de mais, o professor será o mediador da relação prática e teoria colocada em sala de aula.















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