O professor tem um papel fundamental
no processo de ensino/aprendizagem. A ele fica o cargo de organizar
questionamentos de formas variadas para que o aluno seja capaz de elaborar
determinada resposta, desafiando de formaincentivadora a comprovação do
conceito aprendido naquele momento.“O professor desempenha o papel de mediador
na construção do conhecimento,criando situações para que a criança exercite a
capacidade de pensar e buscarsoluções para os problemas apresentados” (ARANÃO,
1996, p. 12).
No entanto, há de salientar a importância de
escolher os conteúdos propostos, tendo em vista que ao apresentar a proposta de
trabalho, é necessário que o professor seja capaz de identificar e respeitar o
nível intelectual de cada educando.
O professor não deve impor um conteúdo
que ele pensa ser importante, pois aaprendizagem é feita por meio da
manipulação de diversos tipos de materiais,
na relação que estabelece com as pessoas
e o meio, nos questionamentosentre ela e o professor e na mediação deste no
processo de construção(ARANÃO,1996, p.11)
Mediante a realização de atividades mais atrativas e
motivadoras o professor revelar potenciais mostrando à criança que ela é capaz
de realizar.
Em relação ao ensino da matemática, na sua forma
tradicional, ainda é comum encontrar professores que abordam a simples
transmissão de conteúdos de forma“estanque” e sem significado, que contribui
para a desmotivação e o desinteresse pela
disciplina.
Assim, como coloca Tiba é
fundamental o professor proporcionaré estimular o conhecimento do educando.
O melhor estímulo para aprender é a
curiosidade. Pode-se estimular acuriosidade da criança perguntando a ela como
funciona um brinquedo, as
regras de um jogo de que ele gosta, o
que achou de um filme que assistiu, etc.Criança gosta de demonstrar conhecimento
bem como de exibir suashabilidades manuais. (TIBA, 2002, p.188).
A apropriação do conhecimento matemático pelo
educando só ocorrerá mediante
a
superação da dicotomia teoria e prática. Um exemplo para estimular o interesse
discente e ao mesmo tempo propor a superação dessa dicotomia é a implementação
de jogos como prática pedagógica.
Para Tahan (1968) ''para
que os jogos produzam os efeitos desejados é preciso que sejam de certa forma,
dirigidos pelos educadores''.Neste caso, a intervenção do professor é essencial
para que os alunos possam estabelecer novas relações, construindo novos
conhecimentos. Além de mais, o professor será o mediador da relação prática e
teoria colocada em sala de aula.
Postar um comentário