INTRODUÇÃO……………………………………………….  …………………….......11
2.  PRELÚDIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA.. ……………………………........13
2.1 O ensino da matemática…………………………………………………………... ....14
2.2 A aprendizagem…………………………………………………………………... ....15
2.3 Papel do professor……………………………………………………………….... ....17
3 JOGO NA EDUCAÇÃO.. ………………………………………………………….......19
3.1 Definição da palavra jogo……………………………………………………….... .....20
3.2 Jogos no ensino da matemática……………………………………………………. ...22
3.2.1 Jogos voltados para ensino da matemática………………………………………. ...24
3.4 Jogos utilizados na disciplina de matemática………………………………………. ..24
3.4.1Tipos de jogos……………………………………………………………………... .26
4 METODOLOGIA.. ……………………………………………………………………..32
4.1 Análise da entrevista realizada com professores……………………………………. .32
4.2 Análise da entrevista com alunos. …………………………………………………….35
4.3 Análise da aula com a utilização de jogos. …………………………………………...38
4.4 Análise dos dados coletados…………………………………………………………. 42
CONSIDERAÇÕES FINAIS……………………………………………………………. 44
REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………. 45
APÊNDICE A: ENTREVISTA COM OS PROFESSORES…………………………….. 46
APÊNDICE B: ENTREVISTAS COM OS ALUNOS………………………………….. 46






POSTAR UM COMENTÁRIO

أحدث أقدم