Mediante a finalidade do jogo proposto na disciplina de matemática atentar-se-á para sua escolha. Em geral, os jogos escolhidos devem ser capazes de estimular a resolução de problemas, tendo em vista as tentativas que denotam ao erro e hipóteses de acerto para cada estratégia visada pelo aluno.  
“os jogadores, durante as jogadas, formulam hipóteses, testam e criam argumentos a fim de verificarem se a descoberta é ou não válida para obter sempre a vitória. Nesses jogos, para chegar à estratégia vencedora, os jogadores passam a analisar as ações dos seus adversários, elaborando as suas e prevendo as jogadas de seus oponentes. Os jogadores passam a estudar cada detalhe das partidas, exercitando o raciocínio dedutivo e a concentração, dentre outras habilidades”. (BORIN, 2004, p. 15)

As regras são um fator primordial no decorre do jogo, tendo em vista que a sua sistemática aplicação é responsável pelo encaminhamento de deduções, do desenvolvimento do pensamento lógico, entre outras. Elas servem para estabelecer limites e probabilidade de ação do jogador.

Frente a essa concepção, pode se dizer que os jogos proporcionam uma relação direta com a matemática já que abordam regras, definições, deduções, probabilidades, operações, raciocínio e resultados, por exemplo. Assim as situações em que os jogos estão inseridos podem ser consideradas como atividades pedagógicas precisamente por serem estimuladoras de desenvolvimento lógico. Ao vincular os jogos como recurso didático faz-se um prolongamento da prática de conceitos entre teoria e prática que auxiliam o aluno na aquisição do conhecimento.

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