Mediante a finalidade do jogo proposto na disciplina de matemática
atentar-se-á para sua escolha. Em geral, os jogos escolhidos devem ser capazes
de estimular a resolução de problemas, tendo em vista as tentativas que denotam
ao erro e hipóteses de acerto para cada estratégia visada pelo aluno.
“os jogadores, durante as jogadas,
formulam hipóteses, testam e criam argumentos a fim de verificarem se a
descoberta é ou não válida para obter sempre a vitória. Nesses jogos, para
chegar à estratégia vencedora, os jogadores passam a analisar as ações dos seus
adversários, elaborando as suas e prevendo as jogadas de seus oponentes. Os
jogadores passam a estudar cada detalhe das partidas, exercitando o raciocínio
dedutivo e a concentração, dentre outras habilidades”. (BORIN, 2004, p. 15)
As regras são
um fator primordial no decorre do jogo, tendo em vista que a sua sistemática
aplicação é responsável pelo encaminhamento de deduções, do desenvolvimento do
pensamento lógico, entre outras. Elas servem para estabelecer limites e
probabilidade de ação do jogador.
Frente a
essa concepção, pode se dizer que os jogos proporcionam uma relação direta com
a matemática já que abordam regras, definições, deduções, probabilidades,
operações, raciocínio e resultados, por exemplo. Assim as situações em que os
jogos estão inseridos podem ser consideradas como atividades pedagógicas
precisamente por serem estimuladoras de desenvolvimento lógico. Ao vincular os
jogos como recurso didático faz-se um prolongamento da prática de conceitos
entre teoria e prática que auxiliam o aluno na aquisição do conhecimento.
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