Ao levar em conta o conteúdo ministrado
em sala de aula, bem como a turma objeto de estudo (III ciclo, I fase –
equivalente à antiga 6ª série) destacam-se os jogos que poderiam ser utilizados
durante a pesquisa. Para melhor organizar apresentarão em
primeira instância os jogos que são possíveis de usar na sala de aula
para trabalhar conteúdos matemáticos e, posteriormente, jogos que podem ser
levados para atividades extracurriculares como proposta na articulação, por
exemplo.
O Suduku é
um jogo que embora tenha sofrido inúmeras alterações no seu conteúdo mantém
sempre o mesmo conceito. O objetivo do jogo é completar todos os quadrados
utilizando números de 1 a 9. Para completá-los há a seguinte regra: Não pode
haver números repetidos nas linhas horizontais e verticais, assim como nos
quadrados grandes.
Esse jogo além de ser uma diversão, também desenvolve
o raciocínio lógico, a concentração e melhora ainda a capacidade de
argumentação do aluno, pois para colocar um número no espaço em branco, ele deve
analisar e justificar mentalmente a sua jogada.
Seguem exemplos da utilização do Sudoku no ensino da matemática:
Figura 1: Uso do Sudoku
Fonte: Racha Cuca
Essa forma de jogo consiste na base do jogo,
entretanto, há ainda uma forma variante que pode ser aplicada em sala de aula,
essa, por sua vez traz a aplicação de conceitos matemáticos utilizados mediante
a explicitação do conteúdo relacionado com o uso de frações.
Figura 2: Variação do conteúdo no uso do
Sudoku
1/5
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2/3
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3/5
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2/5
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1/3
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Fonte: Dados da pesquisa
A ampla procura por esse jogo se dá justamente por
essa capacidade de alteração e adaptação ao conteúdo. Esse jogo permite ao
professor trabalhar com frações, com números inteiros ou qualquer outra
variação necessária para adaptar ao conteúdo ministrado em sala de aula.
Outro jogo que pode auxiliar ao
professor e ao aluno no processo de ensino e aprendizagem, respectivamente é o Quadrado mágico. De origem milenar,
provavelmente inventado na China antiga, o quadrado mágico já despertou
interesse de artistas e políticos. “O quadrado mágico é uma atividade de
tentativa e erro. Não é fácil, é desafiador”, afirma Ana Ruth Starepravo,
mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e autora de livros
didáticos de matemática.
A autora coloca ainda que “Essa é uma forma de trabalhar o
raciocínio lógico da criança. Como outros jogos, a graça é descobrir a
resolução.” O jogo tem como objetivo explorar as possibilidades e coordenar ao
mesmo tempo, a soma das linhas, colunas e diagonais, considerando que essas
devem dar o mesmo resultado x, o qual é variado de acordo com o seu tamanho.
Quanto maior o número de células, mais complicada é a resolução do quadrado
mágico.
Figura 3: Exemplo de quadrado mágico 3x3
Fonte: http://galvaochucruts.blogspot.com.br/2008/08/quadrado-mgico.html
Esse jogo utiliza a lógica bem como conhecimento de,
pelo
menos uma das quatros operações fundamentais, no caso da figura, utilizou-se no
fim de cada linha e de cada coluna um valor que corresponde à soma dos valores
nessa linha ou coluna. No caso do jogo o valor total de cada linha e coluna é
15.
Para trabalhar geometria em sala de aula há
atividade desenvolvida com o Jogo dos
quadriláteros. Nele os alunos abordam
reconhecimento das figuras de acordo com aclasse a que pertencem e a descoberta
das respectivas propriedades geométricas através da relação entre os seus
elementos.
O jogo possui um número x de cartas, todas as peças
são voltadas para baixo, tirando cada jogador duas delas. Vira as peças de modo a
que todos vejam e analisa se existe alguma relação entre elas.Se estiver
correto fica com as peças e volta a tirar outras duas. Caso errar em sua análise
coloca-asna mesa voltadas para baixo, passando a veza outro jogador. No final
ganha quem tiver mais peças.
Figura 4: Jogo dos quadriláteros
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Além dessa
possibilidade de jogar, há ainda várias outras atividades possíveis com as
peças. Entre as possíveis adaptações do
jogo destaca-se uma online, na qual o objetivo do jogo é tentar formar o
quadrilátero pedido movendo os pontos A, B, C e D.
Outro material de
suporte ao professor de matemática é o Tangram. Esse jogo é um
quebra-cabeça chinês formado por sete peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1
paralelogramo). O objetivo do jogo é formar, mediante utilização dessas peças,
figuras sem sobrepô-las.
Além de facilitar compreensão das
formas geométricas, o jogo desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, tendo
em vista as possíveis variações que essaspeças fundamentais do jogo dispõe como
formas de figuras.
Figura 6 tangram
Fonte:
http://meucantinho-cristynna.blogspot.com.br/2010/03/mais-um-trabalho-da-faculdade-que_8630.html
Na figura acima há na primeira coluna, na figura do
centro, as sete peças fundamentais do jogo. As demais figuras são variações
formadas a partir dessas peças.
Há de salientar ainda que existem inúmeros tipos de
jogos, os quais são levados em considerações parâmetros que servem para o
docente analisar a finalidade da aplicabilidade desses no cotidiano escolar.
Visando sempre ama abordagem que facilita o processo de aquisição de
aprendizagem do aluno, o discente deve mais que propor jogos, acima de tudo,
necessita mediar à interação de seu aluno com essa ferramenta.
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