CAPÍTULO
IV
4.1 Análise da
entrevista realizada com professores
Essa análise visa mostrar a
entrevista realizada com 15 profissionais da área de matemática. Entre esses
estão professores que atuam tanto na Rede Municipal quanto na Rede Estadual.
Dos entrevistados, apenas 10 foram selecionados para dispor os dados da
pesquisa.
Esses, por sua vez, optaram não ser identificados,
sendo, portanto, considerados como E1, E2 e assim sucessivamente. Os dados
coletados no que tange aos referentes à identificação dos entrevistados estão
dispostos na tabela 1.
Tabela
1: Tempo de atuação
ENTREVISTADO
|
TEMPO DE ATUAÇÃO -
ANOS
|
REDE DE ATUAÇÃO
|
SEXO
|
E1
|
29
|
Rede
Municipal
|
M
|
E2
|
22
|
Rede
Municipal
|
M
|
E3
|
18
|
Rede
Municipal
|
F
|
E4
|
5
|
Rede
Municipal
|
F
|
E5
|
5
|
Rede
Municipal
|
F
|
E6
|
7
|
Rede
Estadual
|
M
|
E7
|
10
|
Rede
Estadual
|
M
|
E8
|
3
|
Rede
Estadual
|
F
|
E9
|
10
|
Rede
Estadual
|
F
|
E10
|
10
|
Rede
Estadual
|
F
|
Fonte:
Dados da pesquisa
Para
a análise em questão foram coletados dados que identificasse e pudesse ser
utilizado como possível diferencial para a pesquisa. Assim foram coletados dos
entrevistados o tempo de atuação, a rede de ensino que atua e o sexo.
De acordo com a tabela 1 nota-se que 60% dos
entrevistados atuam a mais de 10 anos no ensino da matemática. Em relação ao
sexo, foi escolhido o número maior de profissionais conforme as respostas
obtidas na entrevista.
Após o processo de identificação houve perguntas
direcionadas a atual ao aperfeiçoamento do professor. Conforme colocado na
tabela 2.
Tabela
2: Aperfeiçoamento profissional
ENTREVISTADO
|
PÓS - GRADUAÇÃO
|
CURSOS DE
APERFEIÇOAMENTO EDUCACIONAL
|
CURSOS DE
APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA DE ATUAÇÃO
|
E1
|
Não
|
Sala
do Educador
|
Não
|
E2
|
Não
|
Sala
do Educador
|
Não
|
E3
|
Não
|
Sala
do Educador
|
Não
|
E4
|
Sim
|
Sala
do Educador
|
Olimpíadas
de Matemática
|
E5
|
Sim
|
Sala
do Educador
|
Olimpíadas
de Matemática
|
E6
|
Mestrando
|
Sala
do Educador
|
Sim,
mestrado
|
E7
|
Sim
|
Sala
do Educador
|
Não
|
E8
|
Sim
|
Sala
do Educador
|
Olimpíadas
de Matemática
|
E9
|
Sim
|
Sala
do Educador
|
Olimpíadas
de Matemática
|
E10
|
Sim
|
Sala
do Educador
|
Não
|
Fonte:
Dados da pesquisa
Em geral, percebe-se que os profissionais buscam se
aperfeiçoar, pois como visto 70% buscou fazer pós-graduação, inclusive um dos
entrevistados foi mais longe e está fazendo mestrado na área da matemática.
Quanto aos cursos de aperfeiçoamentos unanimemente
os profissionais participam da Sala do Educador, uma proposta da SEDUC que
pontua e certifica os professores participantes.
Entretanto, em relação a cursos que vise aperfeiçoar
o educador na sua área de atuação, o cogitado foi referente às Olimpíadas de
Matemática, curso oferecido pelo CEFAPRO (Centro de Formação de Professores) de
Tangará da Serra – MT. Além do mais, há de salientar a colocação de todos os
profissionais entrevistados quando cogitam a falta de curso para a sua área de
atuação.
Referente ao uso de jogos para o ensino da
matemática dispõe-se os dados coletados na tabela 3.
Tabela
3: Uso de jogos no ensino da Matemática
ENTREVISTADO
|
FAZ USO DE JOGOS
|
JOGOS UTILIZADOS
|
CONSIDERAÇÃO EM
RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DE JOGOS
|
E1
|
Sim
|
Tangram,
quebra – cabeça, jogos de raciocínio
|
Interesse
dos alunos, facilidade em aprender os conteúdos.
|
E2
|
Sim
|
Calculadora
quebrada, dominó das operações
|
Os
alunos gosta de aprender brincando.
|
E3
|
Sim
|
Tangram
|
Interesse
pelos jogos e almento do conhecimento dos alunos.
|
E4
|
Sim
|
Site
racha cuca
|
Maior
interação com a atividade proposta, trabalho em grupo mais aproveitado e
conhecimento mais relacionado com a prática.
|
E5
|
Sim
|
Ábaco,
tangram, jogos de raciocínio, quebra-cabeças
|
Usar
os jogo ajuda os alunos a aprender na prática o que estão aprendendo na
teoria em sala de aula.
|
E6
|
Sim
|
Jogos
de raciocínio, jogos online e jogos de tabuleiros
|
Os
jogos dispertam o interesse pelo conhecimento do educando e assim eles
aprendem na prática os conteúdos já estudados.
|
E7
|
Sim
|
Jogos
de tabuleiro, jogos online
|
Eles
gostam de jogar jogo de tabuleiro e interagem mais e disperta a disputa entre
os jogadores. Eles gostam quando tem prêmio.
|
E8
|
Sim
|
Tangram,
sodoku, calculadora quebrada
|
Interesse
pelo jogo.
|
E9
|
Sim
|
Jogos
de raciocínio, xadrez, dama
|
Curiosidade,
criatividade, estratégia de ataque e defesa.
|
E10
|
Sim
|
Figuras
geométricas e ábaco
|
Coordenação
motora e aprendizado de raciocínio lógico.
|
Fonte:
Dados da pesquisa
Ao analisar o
que foi colocado pelos professores nota-se que a relação entre o jogo e o
conteúdo encontrada por esses profissionais é vista de forma positiva, pois
conforme se verifica nas respostas dos entrevistados, todos os pontos elencados
são de valorização do processo de ensino/aprendizagem bem como de interesse do
educando por esse processo.
Nesse
contexto, pode se dizer que os jogos oferecem uma maneira prazerosa de aprender
através da interação com o outro (socialização), e da integração entre teoria e
prática, na qual o educando desenvolverá suas habilidades matemáticas. No entanto,
não basta que o professor insira alguns jogos em sua aula ou deixe os alunos
livres para brincar. É preciso que o jogo seja usado de forma planejada e refletida,
com objetivos bem definidos.
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