CAPÍTULO IV




4.1 Análise da entrevista realizada com professores


            Essa análise visa mostrar a entrevista realizada com 15 profissionais da área de matemática. Entre esses estão professores que atuam tanto na Rede Municipal quanto na Rede Estadual. Dos entrevistados, apenas 10 foram selecionados para dispor os dados da pesquisa.
Esses, por sua vez, optaram não ser identificados, sendo, portanto, considerados como E1, E2 e assim sucessivamente. Os dados coletados no que tange aos referentes à identificação dos entrevistados estão dispostos na tabela 1.
           
Tabela 1: Tempo de atuação
ENTREVISTADO
TEMPO DE ATUAÇÃO - ANOS
REDE DE ATUAÇÃO
SEXO
E1
29
Rede Municipal
M
E2
22
Rede Municipal
M
E3
18
Rede Municipal
F
E4
5
Rede Municipal
F
E5
5
Rede Municipal
F
E6
7
Rede Estadual
M
E7
10
Rede Estadual
M
E8
3
Rede Estadual
F
E9
10
Rede Estadual
F
E10
10
Rede Estadual
F

Fonte: Dados da pesquisa

Para a análise em questão foram coletados dados que identificasse e pudesse ser utilizado como possível diferencial para a pesquisa. Assim foram coletados dos entrevistados o tempo de atuação, a rede de ensino que atua e o sexo.
De acordo com a tabela 1 nota-se que 60% dos entrevistados atuam a mais de 10 anos no ensino da matemática. Em relação ao sexo, foi escolhido o número maior de profissionais conforme as respostas obtidas na entrevista.
Após o processo de identificação houve perguntas direcionadas a atual ao aperfeiçoamento do professor. Conforme colocado na tabela 2.

Tabela 2: Aperfeiçoamento profissional
ENTREVISTADO
PÓS - GRADUAÇÃO
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO EDUCACIONAL
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA DE ATUAÇÃO
E1
Não
Sala do Educador
Não
E2
Não
Sala do Educador
Não
E3
Não
Sala do Educador
Não
E4
Sim
Sala do Educador
Olimpíadas de Matemática
E5
Sim
Sala do Educador
Olimpíadas de Matemática
E6
Mestrando
Sala do Educador
Sim, mestrado
E7
Sim
Sala do Educador
Não
E8
Sim
Sala do Educador
Olimpíadas de Matemática
E9
Sim
Sala do Educador
Olimpíadas de Matemática
E10
Sim
Sala do Educador
Não
Fonte: Dados da pesquisa

Em geral, percebe-se que os profissionais buscam se aperfeiçoar, pois como visto 70% buscou fazer pós-graduação, inclusive um dos entrevistados foi mais longe e está fazendo mestrado na área da matemática.
Quanto aos cursos de aperfeiçoamentos unanimemente os profissionais participam da Sala do Educador, uma proposta da SEDUC que pontua e certifica os professores participantes.
Entretanto, em relação a cursos que vise aperfeiçoar o educador na sua área de atuação, o cogitado foi referente às Olimpíadas de Matemática, curso oferecido pelo CEFAPRO (Centro de Formação de Professores) de Tangará da Serra – MT. Além do mais, há de salientar a colocação de todos os profissionais entrevistados quando cogitam a falta de curso para a sua área de atuação.
Referente ao uso de jogos para o ensino da matemática dispõe-se os dados coletados na tabela 3.
Tabela 3: Uso de jogos no ensino da Matemática
ENTREVISTADO
FAZ USO DE JOGOS
JOGOS UTILIZADOS
CONSIDERAÇÃO EM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DE JOGOS
E1
Sim
Tangram, quebra – cabeça, jogos de raciocínio
Interesse dos alunos, facilidade em aprender os conteúdos.
E2
Sim
Calculadora quebrada, dominó das operações
Os alunos gosta de aprender brincando.
E3
Sim
Tangram

Interesse pelos jogos e almento do conhecimento dos alunos.
E4
Sim
Site racha cuca
Maior interação com a atividade proposta, trabalho em grupo mais aproveitado e conhecimento mais relacionado com a prática.
E5
Sim
Ábaco, tangram, jogos de raciocínio, quebra-cabeças
Usar os jogo ajuda os alunos a aprender na prática o que estão aprendendo na teoria em sala de aula.
E6
Sim
Jogos de raciocínio, jogos online e jogos de tabuleiros
Os jogos dispertam o interesse pelo conhecimento do educando e assim eles aprendem na prática os conteúdos já estudados.
E7
Sim
Jogos de tabuleiro, jogos online
Eles gostam de jogar jogo de tabuleiro e interagem mais e disperta a disputa entre os jogadores. Eles gostam quando tem prêmio.
E8
Sim
Tangram, sodoku, calculadora quebrada
Interesse pelo jogo.
E9
Sim
Jogos de raciocínio, xadrez, dama
Curiosidade, criatividade, estratégia de ataque e defesa.
E10
Sim
Figuras geométricas e ábaco
Coordenação motora e aprendizado de raciocínio lógico.
Fonte: Dados da pesquisa

                Ao analisar o que foi colocado pelos professores nota-se que a relação entre o jogo e o conteúdo encontrada por esses profissionais é vista de forma positiva, pois conforme se verifica nas respostas dos entrevistados, todos os pontos elencados são de valorização do processo de ensino/aprendizagem bem como de interesse do educando por esse processo.
            Nesse contexto, pode se dizer que os jogos oferecem uma maneira prazerosa de aprender através da interação com o outro (socialização), e da integração entre teoria e prática, na qual o educando desenvolverá suas habilidades matemáticas. No entanto, não basta que o professor insira alguns jogos em sua aula ou deixe os alunos livres para brincar. É preciso que o jogo seja usado de forma planejada e refletida, com objetivos bem definidos.





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