Ao levar em conta o conteúdo ministrado em sala de aula, bem como a turma objeto de estudo (III ciclo, I fase – equivalente à antiga 6ª série) destacam-se os jogos que poderiam ser utilizados durante a pesquisa. Para melhor organizar apresentarão em primeira instância os jogos que são possíveis de usar na sala de aula para trabalhar conteúdos matemáticos e, posteriormente, jogos que podem ser levados para atividades extracurriculares como proposta na articulação, por exemplo.
O Suduku é um jogo que embora tenha sofrido inúmeras alterações no seu conteúdo mantém sempre o mesmo conceito. O objetivo do jogo é completar todos os quadrados utilizando números de 1 a 9. Para completá-los há a seguinte regra: Não pode haver números repetidos nas linhas horizontais e verticais, assim como nos quadrados grandes.
Esse jogo além de ser uma diversão, também desenvolve o raciocínio lógico, a concentração e melhora ainda a capacidade de argumentação do aluno, pois para colocar um número no espaço em branco, ele deve analisar e justificar mentalmente a sua jogada.
Seguem exemplos da utilização do Sudoku no ensino da matemática:
  Figura 1: Uso do Sudoku



Fonte: Racha Cuca


Essa forma de jogo consiste na base do jogo, entretanto, há ainda uma forma variante que pode ser aplicada em sala de aula, essa, por sua vez traz a aplicação de conceitos matemáticos utilizados mediante a explicitação do conteúdo relacionado com o uso de frações.

Figura 2: Variação do conteúdo no uso do Sudoku

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Fonte: Dados da pesquisa


A ampla procura por esse jogo se dá justamente por essa capacidade de alteração e adaptação ao conteúdo. Esse jogo permite ao professor trabalhar com frações, com números inteiros ou qualquer outra variação necessária para adaptar ao conteúdo ministrado em sala de aula.
            Outro jogo que pode auxiliar ao professor e ao aluno no processo de ensino e aprendizagem, respectivamente é o Quadrado mágico. De origem milenar, provavelmente inventado na China antiga, o quadrado mágico já despertou interesse de artistas e políticos. “O quadrado mágico é uma atividade de tentativa e erro. Não é fácil, é desafiador”, afirma Ana Ruth Starepravo, mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e autora de livros didáticos de matemática.
A autora coloca ainda que “Essa é uma forma de trabalhar o raciocínio lógico da criança. Como outros jogos, a graça é descobrir a resolução.” O jogo tem como objetivo explorar as possibilidades e coordenar ao mesmo tempo, a soma das linhas, colunas e diagonais, considerando que essas devem dar o mesmo resultado x, o qual é variado de acordo com o seu tamanho. Quanto maior o número de células, mais complicada é a resolução do quadrado mágico.

Figura 3: Exemplo de quadrado mágico 3x3

Fonte: http://galvaochucruts.blogspot.com.br/2008/08/quadrado-mgico.html

Esse jogo utiliza a lógica bem como conhecimento de, pelo menos uma das quatros operações fundamentais, no caso da figura, utilizou-se no fim de cada linha e de cada coluna um valor que corresponde à soma dos valores nessa linha ou coluna. No caso do jogo o valor total de cada linha e coluna é 15.
Para trabalhar geometria em sala de aula há atividade desenvolvida com o Jogo dos quadriláteros.  Nele os alunos abordam reconhecimento das figuras de acordo com aclasse a que pertencem e a descoberta das respectivas propriedades geométricas através da relação entre os seus elementos.
O jogo possui um número x de cartas, todas as peças são voltadas para baixo, tirando cada jogador duas delas. Vira as peças de modo a que todos vejam e analisa se existe alguma relação entre elas.Se estiver correto fica com as peças e volta a tirar outras duas. Caso errar em sua análise coloca-asna mesa voltadas para baixo, passando a veza outro jogador. No final ganha quem tiver mais peças.

Figura 4: Jogo dos quadriláteros


Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Além dessa possibilidade de jogar, há ainda várias outras atividades possíveis com as peças.  Entre as possíveis adaptações do jogo destaca-se uma online, na qual o objetivo do jogo é tentar formar o quadrilátero pedido movendo os pontos A, B, C e D.

Figura 5: Variante do Jogo dos Quadriláteros




Outro material de suporte ao professor de matemática é o Tangram. Esse jogo é um quebra-cabeça chinês formado por sete peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). O objetivo do jogo é formar, mediante utilização dessas peças, figuras sem sobrepô-las.
Além de facilitar compreensão das formas geométricas, o jogo desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, tendo em vista as possíveis variações que essaspeças fundamentais do jogo dispõe como formas de figuras.

Figura 6 tangram

Fonte: http://meucantinho-cristynna.blogspot.com.br/2010/03/mais-um-trabalho-da-faculdade-que_8630.html

Na figura acima há na primeira coluna, na figura do centro, as sete peças fundamentais do jogo. As demais figuras são variações formadas a partir dessas peças.
Há de salientar ainda que existem inúmeros tipos de jogos, os quais são levados em considerações parâmetros que servem para o docente analisar a finalidade da aplicabilidade desses no cotidiano escolar. Visando sempre ama abordagem que facilita o processo de aquisição de aprendizagem do aluno, o discente deve mais que propor jogos, acima de tudo, necessita mediar à interação de seu aluno com essa ferramenta.





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