O trabalho com jogos, seja aqueles que propõem problemas ou a resolução de quebra-cabeça é se suma importância e deve fazer parte da proposta pedagógica do professor, tendo em vista que a união entre o jogo e os conteúdos matemáticos está intimamente vinculada à intencionalidade proposta pelo processo de aprendizagem.Esse, por sua vez, propõe como objetivo final o desenvolvimento integral do aluno.
Dessa forma salienta-se que ao utilizar essa ferramenta metodológica na aula de Matemática, o professor apresenta uma alternativa contextualizada de ensino que possibilita à significação dos conceitos aprendidos, bem como um ambiente favorável ao raciocínio lógico, a imaginação, a socialização, entre outros ganhos emocionais e sociais.
Conforme exposto ao longo da pesquisa, a utilização de jogos na educação é que vem trazendo bons resultados, principalmente como forma de trazer para o cotidiano dos alunos uma maneira mais prazerosa de aprender.
Portanto ressalta-se que o lúdico e toda a sua dimensão significativa deve ser explorada por profissionais que atuam na área da educação matemática, pois a apresentação de novas situações que aproxima o conteúdo e a prática torna a ação de aprender mais instigante.
Com base na pesquisa propôs-se um trabalho que aborda a importância dos jogos no ensino da matemática, não como um recurso único, mas como uma estratégia que não impossibilita utilização simultânea de outros recursos e estratégias metodológicas que auxiliem de forma positiva o processo de ensino/aprendizagem dos educandos.





 REFERÊNCIAS

BORIN, Júlia. Jogos e resolução de problemas:uma estratégia para as aulas de matemática. 5ª. ed. São Paulo: CAEM / IME-USP, 2004, 100p.

GRANDO, R.C. O conhecimento Matemático e o uso de jogos na sala de aula. Campinas: FE/UNICAMP. Tese de Doutorado, 2000.

_____________. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulos, 2004.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. Tradução João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São
Paulo: Cortez, 1996.

MEC - Ministério da Educação - Secretaria de Educação Fundamental - PCN’s: Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do Lúdico na Matemática. In: A Educação Matemática em Revista. São Paulo: SBEM – SP, 1994.

_____________.O Jogo e a Construção do Conhecimento Matemático.O Jogo e a Construção do Conhecimento na Pré-escola.Séries Idéias-FDE, São Paulo, v.10, 1991.

______________.O jogo na Educação Matemática. Idéias, São Paulo, n. 7, 1990.


EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas – SP: Unicamp, 2004.
OLIVEIRA, A. de M. Citações. Disponível em: <http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/hm/page01.htm. Acesso em: 07/08/12.









POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem