O trabalho com jogos, seja aqueles que propõem problemas ou a resolução de quebra-cabeça é se suma importância e deve fazer parte da proposta pedagógica do professor, tendo em vista que a união entre o jogo e os conteúdos matemáticos está intimamente vinculada à intencionalidade proposta pelo processo de aprendizagem.Esse, por sua vez, propõe como objetivo final o desenvolvimento integral do aluno.
Dessa forma salienta-se que ao utilizar essa ferramenta metodológica na aula de Matemática, o professor apresenta uma alternativa contextualizada de ensino que possibilita à significação dos conceitos aprendidos, bem como um ambiente favorável ao raciocínio lógico, a imaginação, a socialização, entre outros ganhos emocionais e sociais.
Conforme exposto ao longo da pesquisa, a utilização de jogos na educação é que vem trazendo bons resultados, principalmente como forma de trazer para o cotidiano dos alunos uma maneira mais prazerosa de aprender.
Portanto ressalta-se que o lúdico e toda a sua dimensão significativa deve ser explorada por profissionais que atuam na área da educação matemática, pois a apresentação de novas situações que aproxima o conteúdo e a prática torna a ação de aprender mais instigante.
Com base na pesquisa propôs-se um trabalho que aborda a importância dos jogos no ensino da matemática, não como um recurso único, mas como uma estratégia que não impossibilita utilização simultânea de outros recursos e estratégias metodológicas que auxiliem de forma positiva o processo de ensino/aprendizagem dos educandos.





 REFERÊNCIAS

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