O trabalho com
jogos, seja aqueles que propõem problemas ou a resolução de quebra-cabeça é se
suma importância e deve fazer parte da proposta pedagógica do professor, tendo
em vista que a união entre o jogo e os conteúdos matemáticos está intimamente
vinculada à intencionalidade proposta pelo processo de aprendizagem.Esse, por
sua vez, propõe como objetivo final o desenvolvimento integral do aluno.
Dessa forma salienta-se que ao utilizar
essa ferramenta metodológica na aula de Matemática, o professor apresenta uma
alternativa contextualizada de ensino que possibilita à significação dos
conceitos aprendidos, bem como um ambiente favorável ao raciocínio lógico, a
imaginação, a socialização, entre outros ganhos emocionais e sociais.
Conforme exposto ao longo da pesquisa, a utilização
de jogos na educação é que vem trazendo bons resultados, principalmente como
forma de trazer para o cotidiano dos alunos uma maneira mais prazerosa de
aprender.
Portanto
ressalta-se que o lúdico e toda a sua dimensão significativa deve ser explorada
por profissionais que atuam na área da educação matemática, pois a apresentação
de novas situações que aproxima o conteúdo e a prática torna a ação de aprender
mais instigante.
Com base na pesquisa propôs-se um trabalho que
aborda a importância dos jogos no ensino da matemática, não como um recurso
único, mas como uma estratégia que não impossibilita utilização simultânea
de outros recursos e estratégias metodológicas que auxiliem de forma positiva o
processo de ensino/aprendizagem dos educandos.
REFERÊNCIAS
BORIN, Júlia. Jogos e resolução de problemas:uma
estratégia para as aulas de matemática. 5ª. ed. São Paulo: CAEM / IME-USP, 2004,
100p.
GRANDO, R.C. O conhecimento Matemático e o uso
de jogos na sala de aula. Campinas: FE/UNICAMP. Tese de Doutorado, 2000.
_____________.
O jogo e a matemática no contexto da
sala de aula. São Paulo: Paulos, 2004.
HUIZINGA, J. Homo
Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. Tradução João Paulo
Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
KISHIMOTO, T. M.
(org.). Jogo, brinquedo,
brincadeira e a educação. São
Paulo: Cortez,
1996.
MEC - Ministério
da Educação - Secretaria de Educação Fundamental - PCN’s: Parâmetros
Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MOURA, M. O. A
séria busca no jogo: do Lúdico na Matemática. In: A Educação Matemática em
Revista. São Paulo: SBEM – SP, 1994.
_____________.O
Jogo e a Construção do Conhecimento Matemático.O Jogo e a Construção do
Conhecimento na Pré-escola.Séries Idéias-FDE, São Paulo, v.10, 1991.
______________.O
jogo na Educação Matemática. Idéias, São Paulo, n. 7, 1990.
EVES, H. Introdução à
história da matemática. Campinas – SP: Unicamp, 2004.
OLIVEIRA, A. de M. Citações. Disponível em: <http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/hm/page01.htm. Acesso em: 07/08/12.
OLIVEIRA, A. de M. Citações. Disponível em: <http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/hm/page01.htm. Acesso em: 07/08/12.
إرسال تعليق