O conceito
da palavra é complexo e depende especificamente do objetivo de
sua aplicabilidade. Em geral é muitas vezes associado a recreação ou
brincadeira deixando de lado o seu caráter didático, pois além de ajudar no processo de ensino/aprendizagem os jogos
têm como parâmetros promover a interação social.
O jogo ao ser utilizado como estratégia
de ensino representar uma forma alternativa de ensino/aprendizagem da matemática
tendo em vista que a ludicidade desencadeia a aprendizagem do aluno, sobretudo
para os que apresentam dificuldades de aprendizagem. Em relação aos dados coletados tanto pelas entrevistas quanto pela
aplicação do jogo em sala de aula, nota-se que a utilização de jogos em sala de
aula pode ser considerada um fator positivo, sendo reconhecido como tal pelos
próprios professores.
Conforme visto
nas entrevistas a inserção do jogo no contexto escolar evidencia importantes
funções tanto para os professores quanto aos alunos. Por um lado há a utilização
do jogo como elemento pedagógico, no qual se encontra uma a dimensão lúdica
ligada à diversão e ao prazer.
Já na outra ponta tem-se o complemento do
conhecimento oferecido ao educando por meio desse recurso que além de facilitar
o aprendizado ainda desperta o interesse dos alunos.
De acordo com a entrevista direcionada aos alunos
notou-se que eles se interessam pelas aulas que são ministradas com abordagens
dinâmicas e diferenciadas e a palavra jogo desperta muito interesse e
curiosidade por parte dos alunos.
Em relação à aula percebe-se que os envolveram-se
ativamente na execução das atividades propostas. Um fator de contribuição para
o bom aproveitamento da aula na qual se utilizou o Tangram pode ser o fato dos alunos serem divididos em equipes, bem
como realiza-la com materiais que os próprios alunos puderam manipular. Nesse
caso houve o processo de interação, discussão e reflexão por parte dos alunos.
Embora o desenvolvimento do segundo jogo exposto na
aula tenha colocado que os alunos apresentam maior dificuldade em realizar
tarefa que necessidade de maior concentração e resolução matemática, no geral
notou-se um bom envolvimento dos alunos na tentativa de resolver o problema
proposto.
Assim pode se dizer que o jogo é um
processo motivador, voluntário e prazeroso ao aluno. Entretanto o professor
precisa saber aplica-lo, levando em consideração o conteúdo bem como a
capacidade individual de cada discente, pois se o jogo for de um nível muito
elevado o aluno pode sentir-se frustrado em não conseguir resolvê-lo.
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