Atrito - Exercícios I
1. (UFMG) – A figura abaixo representa dois blocos, A e B, ligados por um fio inextensível e apoiados sobre uma superfície horizontal. Puxa-se o bloco A por uma força horizontal de módulo 28,0N. A massa de A é igual a 3,0kg, a de B igual a 4,0kg e o coeficiente de atrito entre cada um dos blocos e a superfície vale 0,20. Despreze a massa do fio e considere g = 10,0m/s2.
Determine
a) o módulo da aceleração dos blocos;
b) a intensidade da força de tração no fio que liga os blocos.
2. (CEDERJ-MODELO ENEM) – Um motorista acelera seu carro para frente com a alavanca do freio de mão levantada. Considerando-se que o carro tem tração dianteira e que o freio de mão atua apenas nas rodas traseiras, assinale a alternativa que representa, nessa situação, as forças de atrito que o solo exerce nos pneus dianteiros e traseiros do carro.
3. (UEPA-MODELO ENEM) – A faixa de pedestres é uma conquista do cidadão, a qual vem consolidando-se na construção de novas avenidas nas grandes cidades brasileiras. Um motorista trafegando em uma avenida a 54,0km/h observa um pedestre atravessando a faixa e aciona os freios, aplicando uma desaceleração constante no veículo, o qual para depois de 5,0s. Sabendo-se que o motorista conseguiu respeitar a faixa, afirma-se que o coeficiente de atrito cinético entre os pneus e a estrada vale:
a) 0,30
b) 0,50
c) 0,70
d) 0,90
e) 1,1
Nota: admita que o carro se movimente em linha reta, em um plano horizontal e que as rodas foram travadas na freada (atrito cinético) e não considere efeito do ar. |
4. (UNICAMP-MODELO ENEM) – Em estradas bem sinalizadas, comumente encontramos a seguinte advertência: “Mantenha uma distância segura do veículo à sua frente e evite colisões traseiras". Considere um automóvel que se desloca com uma velocidade inicial de módulo V0 = 108km/h. Repentinamente, o motorista percebe a necessidade de parar o carro, e leva 1,0s para reagir e pisar de forma enérgica no freio. Neste momento, as rodas do carro deixam de girar e o carro desliza sobre a pista até parar. Qual foi a distância total percorrida por esse automóvel desde o instante em que o motorista percebeu que deveria frear até o momento em que o carro atinge o repouso? O coeficiente de atrito cinético entre os pneus do carro e o asfalto é mc = 0,75.
Use g = 10m/s2 e admita que o carro se desloque em linha reta em um plano horizontal.
a) 30,0m
b) 60,0m
c) 90,0m
d) 120m
e) 150m
Gabarito
1. RESOLUÇÃO:
a) PFD (A + B): F – Fat = ma
F – mP = ma
28,0 – 0,20 . 70,0 = 7,0 . a Þ a = 2,0m/s2
= mB a
T – m PB = mB a
T – 0,20 . 40,0 = 4,0 . 2,0
T – 8,0 = 8,0 Þ T = 16,0N
Respostas:
a) 2,0m/s2
b) 16,0N
2. RESOLUÇÃO:
Na roda dianteira, que é motriz (roda com tração), a força de atrito é dirigida para frente e tem grande intensidade.
Na roda traseira, que não é motriz (roda parasita), a força de atrito é dirigida para trás e tem intensidade menor do que na roda motriz.
Resposta: D
3. RESOLUÇÃO:
1) V = V0 + g t
0 = 15,0 – a . 5,0 Þ a = 3,0 m/s2
2) PFD: Fat = ma
mmg = ma
Resposta: A
4. RESOLUÇÃO:
1) Cálculo da aceleração durante a freada:
PFD: Fat = ma Þ mc mg = ma
a = mc g = 0,75 . 10(m/s2) Þ a = 7,5m/s2
2) Cálculo do tempo de freada:
V = V0 + g t
0 = 30,0 – 7,5 tf ⇒ tf = 4,0s
3) Gráfico velocidade escalar x tempo
Resposta: C
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