Movimento Uniforme



1. Definição

Um movimento é chamado uniforme quando a relação espaço-tempo é do 1º grau, isto é, da forma:

s = A + Bt

onde A e B são parâmetros constantes, com  0.

2. Parâmetro A

Para t = 0 (origem dos tempos), temos s0 = A e, portanto, o parâmetro A representa o espaço inicial.

A = S0

3. Parâmetro B

A velocidade escalar V é dada por:

V =  = 0 + B

B = V

 

O parâmetro B representa a velocidade escalar.

4. Propriedades do Movimento Uniforme

  • Equação horária dos espaços:

S = S0 + Vt

 

  • A velocidade escalar média é igual à velocidade escalar instantânea, é constante e diferente de zero:
Vm = V =  = constante ≠ 0

 

  • A aceleração escalar média é igual à aceleração escalar instantânea, é constante e igual a zero:
m =  = constante = 0

 

  • O movimento pode ser progressivo (V > 0) ou retrógrado (V < 0), porém não é nem acelerado nem retardado, pois a velocidade escalar é constante ( = 0).

5. A denominação Uniforme

A denominação uniforme deriva do fato de a velocidade escalar ser constante, isto é, é um movimento que se processa sempre da  mesma forma, com o móvel percorrendo distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.

6. Podemos ter Movimento Uniforme em Qualquer Trajetória

 Podemos ter movimento uniforme em qualquer trajetória.

7. Gráficos do Movimento Uniforme

8. Interpretações Gráficas

Gráfico espaço x tempo

No gráfico espaço x tempo, a declividade da reta s = f (t) mede a velocidade escalar.

Gráfico velocidade escalar x tempo

 

No gráfico velocidade escalar x tempo, a área sob o gráfico mede a variação de espaço s.

Exercícios Propostos

1. A mensagem digitada no celular, enquanto você dirige, tira a sua atenção e, por isso, deve ser evitada.

Pesquisas mostram que um motorista que dirige um carro com uma velocidade escalar constante percorre “às cegas" (isto é, sem ter visão da pista) uma distância proporcional ao tempo gasto ao olhar para o celular durante a digitação da mensagem. Considere que isso de fato aconteça. Suponha que dois motoristas (X e Y) dirigem com a mesma velocidade escalar constante e digitam a mesma mensagem em seus celulares. Suponha, ainda, que o tempo gasto pelo motorista X olhando para seu celular enquanto digita a mensagem corresponde a 25% do tempo gasto pelo motorista Y para executar a mesma tarefa.

Disponível em: http://g1.globo.com.
Acesso em: 21 jul. 2012 (adaptado).

A razão entre as distâncias percorridas às cegas por X e Y, nessa ordem,é igual a

a) 

b) 

c) 

d) 

e) 

2. (VUNESP-UNIFEV-2018) – O gráfico mostra, fora de escala, como varia a velocidade escalar de um veículo em função do tempo, em um pequeno trecho de uma viagem. Nesse trecho, o veículo entra em um túnel retilíneo de 800m de comprimento no instante t = 2,0s e sai dele no instante t = 37,0s.

Calcule, para esse veículo, entre os instantes t = 2,0s e t = 22,0s,

a) a aceleração escalar média, em m/s2.

b) a distância percorrida dentro do túnel, em metros.

3. (OPF-2017) – O gráfico abaixo mostra o movimento de duas partículas, A e B, sobre uma trajetória retilínea.

a) Em qual posição da trajetória ocorre o encontro destas partículas?

b) Em que instante ocorre o encontro destas partículas?

c) Determine a equação horária dos espaços para os movimentos de A e B.

4. (VUNESP-SANTA CASA-2019-MODELO ENEM) – Dois irmãos, João e Maria, moram juntos e saíram de casa conduzindo seus respectivos veículos no mesmo sentido, por uma mesma estrada retilínea.

João conduzia seu veículo a 60km/h e Maria, a 40km/h. Sabendo-se que João saiu de casa 12 minutos depois de Maria, a posição em que ele alcançou sua irmã dista de sua casa

a) 22km.

b) 24km.

c) 26km.

d) 28km.

e) 30km.

5. (UFG-2017-MODELO ENEM) – A soja produzida no estado do Mato Grosso, principal região produtora do País, destinada à exportação, é escoada majoritariamente pelos portos de Sul e Sudeste do Brasil. O principal modal utilizado para escoamento é o rodoviário, apesar da crescente participação das ferrovias. O custo de se transportar a soja da Região Centro-Oeste do País até um porto na Região Sudeste pelo modal rodoviário incorre em significativas perdas de compe titi vidade para o agronegócio. Segundo Fabrício Degani, diretor de portos e terminais da Rumo/All, “saem da estação ferroviária de Rondonópolis-MT, sete composições com 80 vagões, o que corres ponde a quase um navio por dia que sai de grãos aqui dos terminais de Mato Grosso e vão para Santos-SP."

(http://g1.globo.com/economia/agronegocios
/noticia/2016/04/transportedegraos.)

Considerando-se que:

– O número total de vagões, de cada composição, já inclui também a locomotiva.

– O tamanho aproximado da unidade, com o estrado e engates, é de 12 metros.

– A velocidade escalar no trecho considerado é constante e tem módulo igual a 18km/h.

Uma composição atravessará completamente um túnel retilíneo de 2200m em um tempo mais próximo de:

a) 10,5 min

b) 19,5 min

c) 25,0 min

d) 30,5 min

e) 36,5 min

Gabarito

1. RESOLUÇÃO:

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3. RESOLUÇÃO:

4. RESOLUÇÃO:

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