01.O uso do Design Thinking em educação pressupõe algumas etapas num processo colaborativo, interativo e flexível. Uma das fases é a de prototipar, que corresponde a:
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Trabalhar com projetos em consonância com o projeto pedagógico institucional pode colaborar com um contexto favorável, porém existem responsabilidades do professor. Nesse caso, é correto afirmar que o professor deve:


I- Saber explorar pedagogicamente as potencialidades que o desenvolvimento do projeto propicia. 

II- Entender que, ao desenvolver um projeto, é preciso se responsabilizar pela construção do conhecimento do aluno. 

III- Estar preparado para recriar sua prática, articulando diferentes interesses e necessidades dos alunos, o contexto, a realidade e a sua intencionalidade pedagógica.

IV- Estar consciente da direção que as atividades educacionais devem assumir, tendo o controle de todas as tarefas realizadas pelos alunos. São verdadeiros os itens:

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Sobre o projeto de inovação da escola em Pequim, avalie as afirmativas a seguir e classifique-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas.


( ) A instituição tem como foco desenvolver nos aprendizes as habilidades do século 21, como senso crítico, comunicação, colaboração e criatividade, com a adoção da aprendizagem personalizada. 

( ) O programa se baseia em três aspectos principais do ensino inovador: entende o aprendizado como experiência pessoal, personalizada, de cada aluno; os estudantes são orientados pelos professores a desenvolverem atividades desafiadoras e complexas, trabalharem em grupo em grandes ideias, desenvolvendo soluções eficazes para questões essenciais; e usa a tecnologia para melhorar os resultados dos estudantes. 

( ) A partir de observações de aulas dos professores, a instituição pretende iniciar um projeto para contribuir com a formação dos docentes a fim de melhorar o atendimento individual dos alunos com o ensino personalizado. 

( ) Os estudantes são incentivados a buscar formas interativas de aprender. Eles usam uma plataforma educacional desenvolvida pela empresa Apple, além de aplicativos e outras ferramentas digitais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de classificação, de cima para baixo:

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04.As questões seguintes foram combatidas pela rede de escolas Steve Jobs fundada em 2013 na Holanda, exceto:

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No programa das escolas Steve Jobs, o desafio foi pensar modelos de escola física e pedagogicamente mais adequados ao mundo de hoje. De acordo com os estudos, analise as assertivas seguintes e verifique apenas as verdadeiras: 

I. A rede de escolas públicas dos anos iniciais do ensino fundamental incentiva a autonomia do aluno e prioriza a colaboração. Os mais velhos, por exemplo, são estimulados a ajudar os mais novos. 

II. Plataformas tecnológicas apoiam a personalização da programação diária de cada criança, e o acompanhamento do seu percurso com avaliação de desempenho acontece semanalmente pelo mentor. 

III. A escola permite que alunos e educadores interajam a qualquer hora e de qualquer lugar para solucionar dúvidas. Com base no exposto, é correto afirmar que:

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O projeto do Departamento de Educação de Nova York com o iZone foi criado para:
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Com relação ao projeto iZone, é correto afirmar: 


I. O programa transformou escolas em laboratórios de inovação para testar novos métodos de ensino centrados nas necessidades individuais dos alunos e que desenvolvam neles a capacidade de análise e de resolução de problemas, com forte suporte da tecnologia. 

II. Nos projetos chamados de desafios, os educadores trabalham individualmente, planejando um aprendizado híbrido com o objetivo de desenhar e testar novas ideias para a organização do tempo, de materiais e de programas de estudo que possam maximizar as oportunidades de aprendizado de seus alunos. 

III. As escolas que passaram a fazer parte da comunidade de escolas inovadoras de New York receberam ajuda financeira, suporte técnico, pedagógico e tecnológico para desenhar o sistema de personalização do ensino que mais bem se adaptava às suas necessidades. 


Estão corretas:

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08.A falta de bem-estar para alunos, professores e profissionais nas escolas tradicionais era um problema a ser combatido pela escola Ritaharju, além do investimento em tecnologias. Avalie as assertivas a seguir com relação às soluções para esses problemas:


I. Os alunos aprendem por meio de jogos e das tecnologias digitais, interagindo intensamente com seus professores pela internet.

II. A escola pública Ritaharju tem hoje como diferencial o uso da tecnologia e a socialização. 

III. A única restrição é que as atividades só podem incluir profissionais de uma mesma área, professores de ensino fundamental e professores de ensino infantil atuam apenas com suas turmas. 


Estão corretas:

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09.Considerando os resultados que a escola Ritaharju obteve, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir: 


( ) O uso de tecnologia permite o aprendizado personalizado e a familiaridade com computadores desde cedo. ( ) O alunos adquirem habilidades do século 21, como empatia, criatividade e compaixão. 

( ) A comunidade passou a atuar diretamente nas questões pedagógicas da escola. 

( ) A escola promove o trabalho em grupos com diferentes idades com a colaboração de professores de diferentes disciplinas e turmas num ambiente flexível e de muita socialização. Assinale a alternativa correta:

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10.Entre as metodologias para inovação estratégica, podemos destacar o Design Thinking. Considere as seguintes afirmativas referentes a essa metodologia:


 I. Ele pode ser usado para dar início a uma ideia ou para revelar valor oculto em produtos, serviços e tecnologias, revigorando assim um negócio sem necessariamente reinventá-lo. 

II. É um novo jeito de pensar e abordar problemas ou, dito de outra forma, um modelo de pensamento centrado nas pessoas para resolução de problemas ou implementação de novos projetos. 

III. Centraliza a prática do design das mãos de profissionais especializados, não permitindo que seus princípios sejam adotados por pessoas que atuam em diferentes áreas profissionais.

IV. É uma ferramenta de gestão que pode ser definida como uma linguagem comum para visualizar, avaliar, alterar e inovar a(s) proposta(s) de inovação. Em relação ao Design Thinking, portanto, estão corretas as afirmativas:

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