01.obreMatriz de design instrucional, avalie as afirmativas abaixo:
I- Norteia o trabalho do designer instrucional ao longo de todo o desenvolvimento do projeto.
II- É usada como um guia do projeto a ser desenvolvido, sendo possível, por meio dela, definir quais atividades serão necessárias para atingir os objetivos bem como elencar os conteúdos e ferramentas que poderão ser usadas para a realização dessas atividades
III- É o documento que mostra como o curso será construído e deve ser aprovado pela instituição que solicitou a sua elaboração.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
Parabéns! Resposta correta!
Sabendo que existem 5 estilos de ensino/aprendizagem, identifique o estilo que se refere o texto abaixo:
“ Algumas das estratégias de aprendizado para as pessoas que possuem esse perfil são: organizar o conhecimento em formato de listas glossários e notas e inclusive transformando gráficos e diagramas e frases escritas.”
Escolha uma opção:
Parabéns! Resposta correta!
O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, em especial a internet, e as expectativas em torno de uma educação on-line ampliaram o campo de Design Instrucional, recuperando seu papel que sustenta a pedagogia e a andragogia. Nesse sentido, o Design Instrucional caracteriza-se pelo uso de:
Escolha uma opção:
Parabéns! Resposta correta!
Nesta disciplina, uma lista de competências foi apresentada por Parhar e Mishra (2006). Para eles, os designers instrucionais devem ter as seguintes competências para atuar em projetos para EAD on-line:
Assinale apenas as competências corretas:
I. Utilizar uma variedade de softwares e pacotes de aplicativos;
II. Produzir conteúdo de videoaulas para poder interagir com os produtores;
III. Demonstrar competências organizacionais, como gestão do tempo e habilidade para solução de problemas;
IV. Conhecer internet, saber desenvolver websites educacionais.
V. Saber lidar com LMSs.
Estão corretas as competências:
Escolha uma opção:
Parabéns! Resposta correta!
O modelo ADDIE divide o projeto de design instrucional em fases a fim de gerenciá-lo com mais efetividade. Qual alternativa seguinte aponta essas fases na sequência correta?
Escolha uma opção:
Parabéns! Resposta correta!
Aanálise é o primeiro passo no trabalho do Designer instrucional e deve permitir que ele responda se uma ação educacional é a melhor solução para o problema identificado. Avaliando o que é importante realizar nesta etapa de análise, indique V para as verdadeiras e F para as falsas
I - ( ) Levantamento de todas as necessidades do público-alvo.
II - ( ) Determinar os objetivos específicos das unidades de aprendizagem.
III - ( ) Conhecer o perfil dos alunos faz parte da fase de análise.
IV - ( ) Determinar os objetivos gerais a serem alcançados ao final do curso completo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de indicações, de cima para baixo:
Escolha uma opção:
Parabéns! Resposta correta!
Partindo do fato que uma ação educativa é constituída por dois processos, de ensinar e aprender, dizemos que os objetivos educacionais também são divididos em dois: os objetivos de ensino e os objetivos de aprendizagem.
Sobre esses dois objetivos, avalie as duas afirmações abaixo:
A- Objetivos de aprendizagemtem como foco a aprendizagem do aluno, e representa o que o aluno irá aprender no curso ou disciplina.
B- Os objetivos de ensino tem como foco a ação do professor e no caso dos cursos EAD, essa ação é transferida para o material e para a ação do tutor..
Com base na análise das afirmações anteriores, pode-se afirmar que:
Escolha uma opção:
as duas proposições estão corretas, pois tanto os objetivos de ensino como os de aprendizagem devem ter o mesmo intuito: suprir as necessidades dos alunos e seus interesses de acordo com sua realidade. Contudo, um representa a forma como o conteúdo e o tutor irão trabalhar e o outro representa o que o aluno irá adquirir no curso ou disciplina em termos de conhecimentos, competências, habilidades, valores e atitudes.
As competências essenciais do designer instrucional estão relacionadas a quatro domínios, segundo a versão mais atualizada do perfil proposto peloInternational Board of Standards for Training, Performance and Instruction (IBSTPI)
No que se refere ao domínio ‘Design e desenvolvimento’ quais são as competências essenciais?
Escolha uma opção:
Parabéns! Resposta correta!
10.Sobre a atuação do designer instrucional (DI), está correto o que se afirma em:
I- Todos os DIs atuam da mesma forma, não havendo muitos tipos de designers instrucionais.
II- O ponto em comum entre os DIs é que todos atuam para a viabilização de situações de ensino-aprendizagem
III- Um DI que desenvolve cursos em material impresso tem atuação diferente de um DI de games.
IV- O designer instrucional é o responsável por desenvolver apenas storyboards de cursos on-line.
Postar um comentário