01.obre Matriz de design instrucional, avalie as afirmativas abaixo:

 

I-             Norteia o trabalho do designer instrucional ao longo de todo o desenvolvimento do projeto.

II-             É usada como um guia do projeto a ser desenvolvido, sendo possível, por meio dela, definir quais atividades serão necessárias para atingir os objetivos bem como elencar os conteúdos e ferramentas que poderão ser usadas para a realização dessas atividades

III-            É o documento que mostra como o curso será construído e deve ser aprovado pela instituição que solicitou a sua elaboração.

 

Está correto o que se afirma em:


Escolha uma opção:
 Correto
Parabéns! Resposta correta!
Sabendo que existem 5 estilos de ensino/aprendizagem, identifique o estilo que se refere o texto abaixo:

“ Algumas das estratégias de aprendizado para as pessoas que possuem esse perfil são: organizar o conhecimento em formato de listas glossários e notas e inclusive transformando gráficos e diagramas e frases escritas.”
Escolha uma opção:
 Correto
Parabéns! Resposta correta!
O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, em especial a internet, e as expectativas em torno de uma educação on-line ampliaram o campo de Design Instrucional, recuperando seu papel que sustenta a pedagogia e a andragogia. Nesse sentido, o Design Instrucional caracteriza-se pelo uso de:
Escolha uma opção:
 Correto
Parabéns! Resposta correta!
Nesta disciplina, uma lista de competências foi apresentada por Parhar e Mishra (2006). Para eles, os designers instrucionais devem ter as seguintes competências para atuar em projetos para EAD on-line:

Assinale apenas as competências corretas:

 

   I.        Utilizar uma variedade de softwares e pacotes de aplicativos;

   II.        Produzir conteúdo de videoaulas para poder interagir com os produtores;

   III.        Demonstrar competências organizacionais, como gestão do tempo e habilidade para solução de problemas;

   IV.        Conhecer internet, saber desenvolver websites educacionais.

    V.        Saber lidar com LMSs.

 

Estão corretas as competências:


Escolha uma opção:
 Correto
Parabéns! Resposta correta!
O modelo ADDIE divide o projeto de design instrucional em fases a fim de gerenciá-lo com mais efetividade. Qual alternativa seguinte aponta essas fases na sequência correta?
Escolha uma opção:
 Correto
Parabéns! Resposta correta!
A análise é o primeiro passo no trabalho do Designer instrucional e deve permitir que ele responda se uma ação educacional é a melhor solução para o problema identificado. Avaliando o que é importante realizar nesta etapa de análise, indique V para as verdadeiras e F para as falsas

I - (    ) Levantamento de todas as necessidades do público-alvo.

II - (    ) Determinar os objetivos específicos das unidades de aprendizagem.

III - (    )  Conhecer o perfil dos alunos faz parte da fase de análise.

IV - (    )  Determinar os objetivos gerais a serem alcançados ao final do curso completo.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de indicações, de cima para baixo:

Escolha uma opção:
 Correto
Parabéns! Resposta correta!
Partindo do fato que uma ação educativa é constituída por dois processos, de ensinar e aprender, dizemos que os objetivos educacionais também são divididos em dois: os objetivos de ensino e os objetivos de aprendizagem.

 

Sobre esses dois objetivos, avalie as duas afirmações abaixo:

 

A- Objetivos de aprendizagem tem como foco a aprendizagem do aluno, e representa o que o aluno irá aprender no curso ou disciplina.

 

B- Os objetivos de ensino tem como foco a ação do professor e no caso dos cursos EAD, essa ação é transferida para o material e para a ação do tutor..

 

Com base na análise das afirmações anteriores, pode-se afirmar que:


Escolha uma opção:
 Correto
as duas proposições estão corretas, pois tanto os objetivos de ensino como os de aprendizagem devem ter o mesmo intuito: suprir as necessidades dos alunos e seus interesses de acordo com sua realidade. Contudo, um representa a forma como o conteúdo e o tutor irão trabalhar e o outro representa o que o aluno irá adquirir no curso ou disciplina em termos de conhecimentos, competências, habilidades, valores e atitudes.
As competências essenciais do designer instrucional estão relacionadas a quatro domínios, segundo a versão mais atualizada do perfil proposto pelo International Board of Standards for Training, Performance and Instruction  (IBSTPI)

No que se refere ao domínio ‘Design e desenvolvimento’ quais são as competências essenciais?

Escolha uma opção:
 Correto
Parabéns! Resposta correta!
Sobre a atuação do designer instrucional (DI), está correto o que se afirma em:

 

I-             Todos os DIs atuam da mesma forma, não havendo muitos tipos de designers instrucionais.

II-            O ponto em comum entre os DIs é que todos atuam para a viabilização de situações de ensino-aprendizagem

III-            Um DI que desenvolve cursos em material impresso tem atuação diferente de um DI de games.

IV-          O designer instrucional é o responsável por desenvolver apenas storyboards de cursos on-line.

 

Estão corretas as afirmativas:


Escolha uma opção:
 Correto
Parabéns! Resposta correta!

POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem