01.Sobre o uso das tecnologias na educação, observe a charge abaixo e analise as afirmativas:
I O uso das tecnologias na educação nem sempre representa uma contribuição ao processo de ensino e aprendizagem.
II Os benefícios à aprendizagem e o desenvolvimento de competência crítica podem ser alcançados com o uso das tecnologias na educação, porém é preciso que se faça um planejamento educacional adequado.
III As tecnologias sempre permitem que os professores elaborem propostas de aulas inovadoras e centradas nos estudantes.
Está correto o que se afirma em:
__________________________ pode ser desenvolvido pelos estudantes com diferentes propósitos, como registro de atividades e experimentos, visitas técnicas, pesquisa de campo, entrevistas, síntese de conteúdos, dentre outros.
_____________________________, pode ser combinada com a inserção de efeitos sonoros e músicas durante a edição fazendo com que os estudantes possam criar programas similares aos de rádios, chamados Podcasts.
_____________________________ pode ser uma estratégia de engajamento interessante, pois os jovens vivenciam bastante este contexto. É importante organizar bem a proposta para que o objetivo de aprendizagem do conteúdo específico seja contemplado.
_____________________________ podem favorecerem uma organização visual e não linear de conteúdo que pode auxiliar a aprendizagem tanto pelo processo de criação, quanto pelo processo de revisão.
______________________________ favorece a aprendizagem pela discussão, troca de dúvidas e experiências. Neste espaço tanto professores quanto alunos possuem a privacidade e um contexto específico para trocas de mensagens e materiais auxiliares à aprendizagem.
______________________________ são uma tendência nas ferramentas digitais e favorece o desenvolvimento com estudantes em diferentes locais e tempos.
_____________________________ pode ser uma alternativa interessante para produção de relatórios dos estudantes. Esses documentos podem ser criados com a inserção de links para vídeos, sites, imagens e animações.
_____________________________ pode ser um instrumento de registro e reflexão contínua do estudante e do professor sobre as atividades realizadas durante um período ou um projeto.
_____________________________ prática que pode ser facilitada digitalmente pelas ferramentas de álbuns de fotografia, onde os estudantes podem publicar seus registros e acessarem os conteúdos compartilhados.
_____________________________ consiste na seleção e arquivamento de conteúdos digitais a partir de pesquisas na internet.Uso de vídeos: A criação de vídeos pode ser desenvolvida pelos estudantes com diferentes propósitos, como registro de atividades e experimentos, visitas técnicas, pesquisa de campo, entrevistas, síntese de conteúdos, dentre outros;
Uso de áudios: A criação de áudios atualmente pode ser combinada com a inserção de efeitos sonoros e músicas durante a edição fazendo com que os estudantes possam criar programas similares aos de rádios, chamados Podcasts;
Uso de games: A criação de games pelos estudantes pode ser uma estratégia de engajamento interessante, pois os jovens vivenciam bastante este contexto. É importante organizar bem a proposta para que o objetivo de aprendizagem do conteúdo específico seja contemplado;
Mapas Mentais: Os mapas mentais podem favorecerem uma organização visual e não linear de conteúdo que pode auxiliar a aprendizagem tanto pelo processo de criação, quanto pelo processo de revisão;
Comunidades de aprendizagem: A facilidade de comunicação em grupos organizados em comunidades de aprendizagem favorece a aprendizagem pela discussão, troca de dúvidas e experiências. Neste espaço tanto professores quanto alunos possuem a privacidade e um contexto específico para trocas de mensagens e materiais auxiliares à aprendizagem;
Produções colaborativas: As produções colaborativas são uma tendência nas ferramentas digitais e favorece o desenvolvimento com estudantes em diferentes locais e tempos;
Documentos multimídia: A criação de documentos multimídia pode ser uma alternativa interessante para produção de relatórios dos estudantes;
Portfólio: O portfólio no contexto educacional pode ser um instrumento de registro e reflexão contínua do estudante e do professor sobre as atividades realizadas durante um período ou um projeto;
Mostra visual: Organizar uma exposição de fotos ou mostra visual é uma prática que pode ser facilitada digitalmente pelas ferramentas de álbuns de fotografia, onde os estudantes podem publicar seus registros e acessarem os conteúdos compartilhados.
Curadoria: A curadoria no contexto educacional consiste na seleção e arquivamento de conteúdos digitais a partir de pesquisas na internet. Essa coleção pode ter um assunto direcionado pelo professor e o seu arquivamento pode ser online.
MORAN, José. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2018.
Referente ao texto e às práticas educacionais de autoria e colaboração em rede, avalie as afirmativas a seguir:
I As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação apresentam recursos para tornar viável o processo de autoria e colaboração, principalmente por meio de aulas expositivas transmitidas via webconferência.
II A prática educacional colaborativa pode promover as habilidades de relacionamento pessoal, comunicação, empatia, cidadania, entre outras competências consideradas essenciais na sociedade do conhecimento.
III As facilidades de comunicação e criação advindas internet possibilitam o desenvolvimento de práticas de autoria e colaboração entre pessoas em tempos diferentes e geograficamente distantes.
Está correto o que se afirma em:
BACICH, Lilian; MORAN, José Manuel. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, v. 17, n. 25, p. 45-47, 2015.
Considerando o texto e os estudo de Tecnologias na Educação, analise as afirmativas abaixo:
I A integração cada vez maior entre sala de aula e ambientes virtuais é fundamental para abrir as aulas para o mundo e trazer o mundo para dentro da aula.
II O trabalho colaborativo pode estar aliado ao uso das tecnologias digitais e propiciar momentos de aprendizagem e troca que ultrapassam as barreiras da sala de aula.
III As tecnologias móveis e em rede permitem não só conectar os espaços virtuais e físicos, mas também elaborar propostas diferenciadas de organização de processos de ensino-aprendizagem para promover autoria e colaboração.
Está correto o que se afirma em:
DEMO, Pedro. Habilidades do século XXI. Boletim Técnico do SENAC, v. 34, n. 2, p. 4-15, 2008.
Considerando as informações apresentadas no texto e a perspectiva do uso integrado das tecnologias na educação, avalie as informações a seguir:
I O propósito da integração das tecnologias na sala de aula deve ir para além do uso na posição de consumidor de programas e informações. Deve buscar os patamares da criação de informação, busca semântica de informação e formação de autoria.
II As tecnologias digitais sempre contribuem com o desenvolvimento de práticas educacionais que promovem a autoria e a colaboração dos estudantes, pois estes são considerados imigrantes digitais.
III O conjunto de habilidades e competências destacadas como relevantes para formação dos estudantes no século XXI apresenta demandas de desenvolvimento nos domínios: cognitivos, sociais, emocionais e éticos.
Está correto o que se afirma em:
Entre os benefícios que devem ser buscados com a prática colaborativa estão o ____________________________, a ampliação do ___________________ por meio das _________________________ em grupo e troca de ideias, ________________ sobre o conteúdo estudado e _________________________ advinda da _________________ de diferentes contribuições.
08.A compreensão de conceitos básicos de informática é importante para educadores que atuam em processos pedagógico e necessitam administrar tanto o planejamento das estratégias de ensino e aprendizagem, quanto os investimentos em infraestruturas necessários. Considerando os conceitos relacionados aos sistemas operacionais, avalie as afirmativas a seguir e identifique a opção que representa a sua principal função:
09.O uso das tecnologias e da comunicação pela internet proporciona diversos benefícios, mas também oferece oportunidades para atividades criminosas, como fraudes e roubos de identidade. Para garantir a segurança da informação é importante tomar medidas de controle para reduzir os riscos. Com relação a estas medidas, é correto afirmar que:
Postar um comentário