01.Sobre o uso das tecnologias na educação, observe a charge abaixo e analise as afirmativas:


I O uso das tecnologias na educação nem sempre representa uma contribuição ao processo de ensino e aprendizagem.

II Os benefícios à aprendizagem e o desenvolvimento de competência crítica podem ser alcançados com o uso das tecnologias na educação, porém é preciso que se faça um  planejamento educacional adequado.

III As tecnologias sempre permitem que os professores elaborem propostas de aulas inovadoras e centradas nos estudantes.

Está correto o que se afirma em:


Escolha uma opção:
 Correto
Parabéns! Resposta correta!
Leia o seguinte fragmento: “A elaboração de estratégias pedagógicas requer uma prática reflexiva. Conforme apresentam Fontana e Fávero (2013), essa prática se caracteriza na reflexão sobre a prática pedagógica, no intuito de modificá-la, melhorando-a ou adaptando-a em benefício de todos que compõem a comunidade acadêmica. Nessa perspectiva, entende-se que não existe conhecimento pronto, acabado, pois tudo é processo contínuo de construção e de autoconstrução.” Sabendo que há possibilidades de organização de estratégias pedagógicas, envolvendo recursos tecnológicos no propósito de colaboração e autoria, escreva o nome de cada estratégia de acordo com sua propositura e escolha a alternativa correta.

 __________________________ pode ser desenvolvido pelos estudantes com diferentes propósitos, como registro de atividades e experimentos, visitas técnicas, pesquisa de campo, entrevistas, síntese de conteúdos, dentre outros.

_____________________________, pode ser combinada com a inserção de efeitos sonoros e músicas durante a edição fazendo com que os estudantes possam criar programas similares aos de rádios, chamados Podcasts.

_____________________________ pode ser uma estratégia de engajamento interessante, pois os jovens vivenciam bastante este contexto. É importante organizar bem a proposta para que o objetivo de aprendizagem do conteúdo específico seja contemplado.

_____________________________  podem favorecerem uma organização visual e não linear de conteúdo que pode auxiliar a aprendizagem tanto pelo processo de criação, quanto pelo processo de revisão.

______________________________ favorece a aprendizagem pela discussão, troca de dúvidas e experiências. Neste espaço tanto professores quanto alunos possuem a privacidade e um contexto específico para trocas de mensagens e materiais auxiliares à aprendizagem.

______________________________ são uma tendência nas ferramentas digitais e favorece o desenvolvimento com estudantes em diferentes locais e tempos.

_____________________________ pode ser uma alternativa interessante para produção de relatórios dos estudantes. Esses documentos podem ser criados com a inserção de links para vídeos, sites, imagens e animações.

_____________________________ pode ser um instrumento de registro e reflexão contínua do estudante e do professor sobre as atividades realizadas durante um período ou um projeto.

_____________________________ prática que pode ser facilitada digitalmente pelas ferramentas de álbuns de fotografia, onde os estudantes podem publicar seus registros e acessarem os conteúdos compartilhados.

_____________________________ consiste na seleção e arquivamento de conteúdos digitais a partir de pesquisas na internet.

Escolha uma opção:
 Correto

Uso de vídeos: A criação de vídeos pode ser desenvolvida pelos estudantes com diferentes propósitos, como registro de atividades e experimentos, visitas técnicas, pesquisa de campo, entrevistas, síntese de conteúdos, dentre outros;
Uso de áudios: A criação de áudios atualmente pode ser combinada com a inserção de efeitos sonoros e músicas durante a edição fazendo com que os estudantes possam criar programas similares aos de rádios, chamados Podcasts;
Uso de games: A criação de games pelos estudantes pode ser uma estratégia de engajamento interessante, pois os jovens vivenciam bastante este contexto. É importante organizar bem a proposta para que o objetivo de aprendizagem do conteúdo específico seja contemplado;
Mapas Mentais: Os mapas mentais podem favorecerem uma organização visual e não linear de conteúdo que pode auxiliar a aprendizagem tanto pelo processo de criação, quanto pelo processo de revisão;
Comunidades de aprendizagem: A facilidade de comunicação em grupos organizados em comunidades de aprendizagem favorece a aprendizagem pela discussão, troca de dúvidas e experiências. Neste espaço tanto professores quanto alunos possuem a privacidade e um contexto específico para trocas de mensagens e materiais auxiliares à aprendizagem;
Produções colaborativas: As produções colaborativas são uma tendência nas ferramentas digitais e favorece o desenvolvimento com estudantes em diferentes locais e tempos;
Documentos multimídia: A criação de documentos multimídia pode ser uma alternativa interessante para produção de relatórios dos estudantes;
Portfólio: O portfólio no contexto educacional pode ser um instrumento de registro e reflexão contínua do estudante e do professor sobre as atividades realizadas durante um período ou um projeto;
Mostra visual: Organizar uma exposição de fotos ou mostra visual é uma prática que pode ser facilitada digitalmente pelas ferramentas de álbuns de fotografia, onde os estudantes podem publicar seus registros e acessarem os conteúdos compartilhados.
Curadoria: A curadoria no contexto educacional consiste na seleção e arquivamento de conteúdos digitais a partir de pesquisas na internet. Essa coleção pode ter um assunto direcionado pelo professor e o seu arquivamento pode ser online.
Podemos modificar a forma de ensinar e de aprender. Um ensinar mais compartilhado, orientado, coordenado pelo professor, mas com profunda participação dos alunos, individual e grupalmente, onde as tecnologias nos ajudarão muito, principalmente as telemáticas. Ensinar e aprender exigem hoje muito mais flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação.

 

MORAN, José. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2018.

 

Referente ao texto e às práticas educacionais de autoria e colaboração em rede, avalie as afirmativas a seguir:

 

I As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação apresentam recursos para tornar viável o processo de autoria e colaboração, principalmente por meio de aulas expositivas transmitidas via webconferência. 

 

II  A prática educacional colaborativa pode promover as habilidades de relacionamento pessoal, comunicação, empatia, cidadania, entre outras competências consideradas essenciais na sociedade do conhecimento.

 

III As facilidades de comunicação e criação advindas internet possibilitam o desenvolvimento de práticas de autoria e colaboração entre pessoas em tempos diferentes e geograficamente distantes.

Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
 Correto
Parabéns! Resposta correta!
A educação sempre foi misturada, híbrida, sempre combinou vários espaços, tempos, atividades, metodologias, públicos. Agora esse processo, com a mobilidade e a conectividade, é muito mais perceptível, amplo e profundo: trata-se de um ecossistema mais aberto e criativo. O ensino também é híbrido, porque não se reduz ao que planejamos institucionalmente, intencionalmente. Aprendemos através de processos organizados, junto com processos abertos, informais. Aprendemos quando estamos com um professor e aprendemos sozinhos, com colegas, com desconhecidos. Aprendemos intencionalmente e aprendemos espontaneamente.

 

 BACICH, Lilian; MORAN, José Manuel. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, v. 17, n. 25, p. 45-47, 2015.

 

Considerando o texto e os estudo de Tecnologias na Educação, analise as afirmativas abaixo:

 

I A integração cada vez maior entre sala de aula e ambientes virtuais é fundamental para abrir as aulas para o mundo e trazer o mundo para dentro da aula.

 

II O trabalho colaborativo pode estar aliado ao uso das tecnologias digitais e propiciar momentos de aprendizagem e troca que ultrapassam as barreiras da sala de aula.

III As tecnologias móveis e em rede permitem não só conectar os espaços virtuais e físicos, mas também elaborar propostas diferenciadas de organização de processos de ensino-aprendizagem para promover autoria e colaboração.

 

Está correto o que se afirma em:

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 Correto
Parabéns! Resposta correta!
O século XXI exige novas habilidades das pessoas e sociedades, em especial novas alfabetizações, que desbordam de muito as tradicionais, tal como manejar devida fluência tecnológica, em especial autoria. Aproveitando plataformas da web podemos promover o exercício da autoria, desde que saibamos usá-las como ferramentas de produção de texto. A isto deve sempre se acrescer a preocupação com o espírito crítico, em particular perante a inundação de informação na internet que já mais desinforma do que informa. Sendo a tecnologia uma dinâmica ambígua, pode servir para qualquer coisa; oferece, contudo, grandes oportunidades desde que não se perca o olhar questionador.

 

DEMO, Pedro. Habilidades do século XXI. Boletim Técnico do SENAC, v. 34, n. 2, p. 4-15, 2008.

 

Considerando as informações apresentadas no texto e a perspectiva do uso integrado das tecnologias na educação, avalie as informações a seguir:

 

I O propósito da integração das tecnologias na sala de aula deve ir para além do uso na posição de consumidor de programas e informações. Deve buscar os patamares da criação de informação, busca semântica de informação e formação de autoria.

II As tecnologias digitais sempre contribuem com o desenvolvimento de práticas educacionais que promovem a autoria e a colaboração dos estudantes, pois estes são considerados imigrantes digitais.

 

III O conjunto de habilidades e competências destacadas como relevantes para formação dos estudantes no século XXI apresenta demandas de desenvolvimento nos domínios: cognitivos, sociais, emocionais e éticos.

 


Está correto o que se afirma em:

Escolha uma opção:
 Correto
Parabéns! Resposta correta!
Considere a leitura do seguinte fragmento: “No contexto educacional, aprendizagem colaborativa é definida por Torres e Ilara (2007) como a atividade onde duas ou mais pessoas trabalham em grupo com objetivos compartilhados, auxiliando-se mutuamente na construção do conhecimento.” Reflita sobre os benefícios da aprendizagem colaborativa e complete as lacunas em branco, assinalando a alternativa correta:

 

Entre os benefícios que devem ser buscados com a prática colaborativa estão o ____________________________, a ampliação do ___________________ por meio das   _________________________ em grupo e troca de ideias, ________________ sobre o conteúdo estudado e _________________________ advinda da _________________ de diferentes contribuições.


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Parabéns! Resposta correta!
Ribble (2015) apresenta nove elementos de cidadania digital que devem ser desenvolvidos com estudantes no contexto educacional.  Considerando o conceito de Etiqueta Digital, é correto o que se afirma em:
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Parabéns! Resposta correta!

08.A compreensão de conceitos básicos de informática é importante para educadores que atuam em processos pedagógico e necessitam administrar tanto o planejamento das estratégias de ensino e aprendizagem, quanto os investimentos em infraestruturas necessários. Considerando os conceitos relacionados aos sistemas operacionais, avalie as afirmativas a seguir e identifique a opção que representa a sua principal função:

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Parabéns! Resposta correta!

09.O uso das tecnologias e da comunicação pela internet proporciona diversos benefícios, mas também oferece oportunidades para atividades criminosas, como fraudes e roubos de identidade. Para garantir a segurança da informação é importante tomar medidas de controle para reduzir os riscos. Com relação a estas medidas, é correto afirmar que:

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Parabéns! Resposta correta!

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