01.Sabendo que o conceito de qualidade tem sido entendido, historicamente, como um conjunto de ações que foram planejadas e supervisionadas de modo a garantir determinado controle para que o produto ou serviço cumpra com os objetivos a que se destina, avalie as afirmações abaixo sobre QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
I- Os provedores de educação a distância variam amplamente nos métodos que usam para estabelecer critérios de qualidade e comunicam seus procedimentos de garantia de qualidade aos alunos.
II- Qualidade indica que a educação é eficaz e apropriada. A definição de qualidade pode incluir elementos quantitativos, como taxas de conclusão, desempenho dos alunos e avaliações dos alunos sobre a experiência de aprendizagem. A EaD não se mostra eficaz em comparação ao ensino presencial.
III- Aquisição e preparação dos recursos necessários para atingir as metas de educação a distância e a entrega de ensino utilizando as melhores práticas de educação e pesquisa fazem parte do ciclo de qualidade da educação a distância.
IV- Para não decrescer na qualidade, a educação a distância necessita de um planejamento detalhado e de uma comunicação didático-pedagógica adequada, a fim de que ensino e aprendizagem ocorram de forma que o aluno se mobilize para essa atividade.
Estão corretas:
A educação a distância e o papel da tutoria (por Roberto Carlos Simões Galvão, com base em Moore e Kearsley [2010])
Desde os anos 1940 a educação a distância faz parte da realidade de milhares de estudantes brasileiros, graças à atuação de escolas como o Instituto Monitor, o Instituto Universal Brasileiro e o Instituto Padre Reus, entre outras. Essas instituições há décadas oferecem cursos profissionalizantes na modalidade por correspondência, muito antes do advento da internet e da popularização da informática. Nos seus primórdios, o ensino a distância tinha nos correios um aliado importante, unindo escola, alunos e professores.
[...]
A literatura especializada costuma definir educação a distância como o “aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local do ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais” (MOORE; KEARSLEY, 2010, p. 2).
É notório o espaço cada vez mais expressivo que vem sendo ocupado pela EAD na contemporaneidade; no ensino superior, de graduação e pós-graduação, vem crescendo o número de cursos na modalidade EAD. Em países desenvolvidos e mesmo naqueles em desenvolvimento, os recursos oriundos do universo virtual representam instrumental importante na educação.
[...]
Instituições de ensino públicas e privadas estão apostando nessa modalidade como forma de alcançar um público que, por razões geográficas, econômicas ou sociais, até bem pouco tempo atrás se encontrava impossibilitado de ingressar na universidade. O ensino superior a distância acarretou inovações na educação, trazendo incontáveis benefícios quantitativos e qualitativos. Novas técnicas de ensino e aprendizado foram incorporadas ao magistério superior, deixando para trás o velho padrão do quadro de giz, dentre outros recursos menos enriquecedores. No ambiente EAD, a tecnologia ganha expressão por intermédio do sistema Moodle, das videoconferências, das plataformas de ensino e aprendizagem, das videoaulas e dos fóruns de debate, dentre tantas outras possibilidades.
Não obstante o peso da técnica, agora incorporada ao processo pedagógico, salta aos olhos o papel imprescindível do fator humano no ensino a distância. O fazer docente de professores e tutores no âmbito da EAD não perdeu sua relevância; apenas agregou práticas e competências antes desnecessárias no desafio da educação.
No caso específico da tutoria, o trabalho de intermediação, orientação e motivação tem fundamental importância. Com efeito, na modalidade EAD o aluno se depara com um quadro outrora desconhecido, vale dizer, ele pautará seus estudos na autonomia, na autodisciplina e no domínio da interatividade virtual. O papel do tutor nessa esfera será, portanto, o daquele profissional que – estando capacitado no contexto dos recursos tecnológicos e pedagógicos – haverá de amparar alunos e professores, viabilizando entre ambos a prática [de ensino-aprendizagem] na educação a distância.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010. GALVÃO, R. C. S. A educação a distância e o papel da tutoria. CECIERJ, Educação Pública, 2013. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0365.html>. Acesso em: 25 jun. 2018.
- De acordo com o Texto, é CORRETO afirmar que:
A- Nos cursos a distância existe a busca por métodos de avaliação online que possibilitam a avaliação formativa do aluno, embasada no acompanhamento e orientação da participação deste no desenvolvimento de tarefas individuais ou em grupo.
B- O termo e-learning é fruto maduro de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a EaD. Ambas modalidades convergiram para a educação online e para o treinamento embasado em web, que, ao final, resultou no e-learning.
Com base na análise das afirmações anteriores, pode-se afirmar que:
I. Entre os benefícios da EAD estão a flexibilidade do tempo, pois o aluno pode estudar no momento em que desejar; a localização, pois o aluno pode estudar de qualquer localidade sem precisar deslocar-se todos os dias; e o acesso ao conhecimento, uma vez que a educação a distância é capaz de gerar conhecimento assim como os cursos presenciais.
II. Entre as desvantagens da EAD pode-se citar o contato insuficiente com o aluno, pois nem sempre os feedbacks são adequados e não fazem com que o aluno tenha sentimento de presença na universidade.
III. Outro benefício da EAD é que o custo é baixo porque não há necessidade de alto nível de treinamento entre os professores/tutores. Basta que eles dominem a tecnologia.
É correto o que se afirma em:
I. Educação a Distância: realiza-se por diferentes meios (correspondência postal ou eletrônica, rádio, televisão, telefone, fax, computador, internet, dentre outros), sendo um termo abrangente mantém a relação de discussão de tempo e espaço (distanciamento físico) dentro do processo educacional, porém não é obrigatoriamente dentro do ambiente Internet.
II. Educação On-line: realizada obrigatoriamente com Internet em papel principal como meio, pode ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona. Tem como características mais enfáticas a velocidade na troca de informações, o feedback entre alunos e professores e o grau de interatividade alcançado.
III. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: salas (ambiente físico) disponibilizadas nas escolas para acesso à Internet. Para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes.
IV. Biblioteca virtual: conceito de virtualização das bibliotecas tradicionais. Basicamente, se refere à ideia de uma biblioteca intangível, ou seja, um serviço de informação sem infraestrutura física que oferece materiais, exclusivamente em formato digital.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
A educação a distância e o papel da tutoria (por Roberto Carlos Simões Galvão, com base em Moore e Kearsley [2010])
Desde os anos 1940 a educação a distância faz parte da realidade de milhares de estudantes brasileiros, graças à atuação de escolas como o Instituto Monitor, o Instituto Universal Brasileiro e o Instituto Padre Reus, entre outras. Essas instituições há décadas oferecem cursos profissionalizantes na modalidade por correspondência, muito antes do advento da internet e da popularização da informática. Nos seus primórdios, o ensino a distância tinha nos correios um aliado importante, unindo escola, alunos e professores.
[...]
A literatura especializada costuma definir educação a distância como o “aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local do ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais” (MOORE; KEARSLEY, 2010, p. 2).
É notório o espaço cada vez mais expressivo que vem sendo ocupado pela EAD na contemporaneidade; no ensino superior, de graduação e pós-graduação, vem crescendo o número de cursos na modalidade EAD. Em países desenvolvidos e mesmo naqueles em desenvolvimento, os recursos oriundos do universo virtual representam instrumental importante na educação.
[...]
Instituições de ensino públicas e privadas estão apostando nessa modalidade como forma de alcançar um público que, por razões geográficas, econômicas ou sociais, até bem pouco tempo atrás se encontrava impossibilitado de ingressar na universidade. O ensino superior a distância acarretou inovações na educação, trazendo incontáveis benefícios quantitativos e qualitativos. Novas técnicas de ensino e aprendizado foram incorporadas ao magistério superior, deixando para trás o velho padrão do quadro de giz, dentre outros recursos menos enriquecedores. No ambiente EAD, a tecnologia ganha expressão por intermédio do sistema Moodle, das videoconferências, das plataformas de ensino e aprendizagem, das videoaulas e dos fóruns de debate, dentre tantas outras possibilidades.
Não obstante o peso da técnica, agora incorporada ao processo pedagógico, salta aos olhos o papel imprescindível do fator humano no ensino a distância. O fazer docente de professores e tutores no âmbito da EAD não perdeu sua relevância; apenas agregou práticas e competências antes desnecessárias no desafio da educação.
No caso específico da tutoria, o trabalho de intermediação, orientação e motivação tem fundamental importância. Com efeito, na modalidade EAD o aluno se depara com um quadro outrora desconhecido, vale dizer, ele pautará seus estudos na autonomia, na autodisciplina e no domínio da interatividade virtual. O papel do tutor nessa esfera será, portanto, o daquele profissional que – estando capacitado no contexto dos recursos tecnológicos e pedagógicos – haverá de amparar alunos e professores, viabilizando entre ambos a prática [de ensino-aprendizagem] na educação a distância.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010. GALVÃO, R. C. S. A educação a distância e o papel da tutoria. CECIERJ, Educação Pública, 2013. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0365.html>. Acesso em: 25 jun. 2018.
Analise a seguir as afirmações relacionadas ao texto e depois marque a alternativa correta.
I. O texto esclarece o papel do tutor, colocando-o como agente secundário na educação a distância
II. O texto passa a ideia de que o tutor impõe o caminho a ser seguido pelos alunos.
III. Embora a utilização dos termos “tutoria” no título e “tutor” na imagem delimite o tema, ele é pouco explorado no artigo.
IV. No último parágrafo, o autor enfatiza a atuação do tutor como mediador do processo de ensino-aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
Considerando a afirmação acima, análise com Verdadeiro (V) ou Falso (F) as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta de cima para baixo:
( ) Tendo em vista os desafios que os cursos on-line apresentam, as faculdades e universidades devem proceder com cautela e testar os cursos e programas de graduação EAD com cuidado antes de implementá-los, pois os cursos nesta modalidade são, naturalmente, de qualidade inferior.
( ) A EAD com cursos on-line tem permitido que os alunos completem um curso a partir de um local remoto usando um telefone celular ou um computador, além de fazer com que professores e alunos possam se comunicar, tanto verbalmente quanto visualmente, em tempo real.
( ) As universidades têm um grande investimento inicial no desenvolvimento de um curso on-line, mas o custo para manter e oferecer repetidamente esse curso é pequeno em comparação com a receita potencial que ele representa A menos que o curso precise ser constantemente revisto, o gasto que a universidade terá será, principalmente, para pagar o professor/tutor.
( ) A oferta de serviços EAD permite que as universidades atinjam um número muito maior de pessoas que, eventualmente, não poderiam estar presentes diariamente nas salas de aula.
( ) O verdadeiro desafio das universidades é apenas integrar as novas tecnologias ao processo educativo.
Postar um comentário