01.Leia o texto e responda a questão que segue:
“Schumpeter faz referência aos vendavais de destruição criativa que surgem a partir de desequilíbrio, e que todo o progresso econômico e social, em última análise, depende de novas ideias.
A base desse argumento é que a competição exige soluções criativas que levam a inovações que mudam e desenvolvem fundamentalmente a economia, mas ao mesmo tempo são necessariamente destrutivas por contestarem a inércia do status quo.
As sugestões de que a eficácia organizacional, a competitividade e a sobrevivência em um ambiente de negócios global altamente competitivo e em rápida mutação dependem frequentemente de novas ideias não é atual, pois sempre existiram.”
De acordo com o texto:
( ) O conhecimento explícito é aquele que pode ser facilmente formalizado e compartilhado com outras pessoas a partir de recursos como textos, imagens, infográficos, vídeos, entre outros materiais. O conhecimento explícito, ou codificado, refere-se ao conhecimento transmissível em linguagem formal, sistemática.
( ) Pode-se afirmar que o conhecimento tácito está relacionado às experiências, à visão de mundo e às práticas de determinado indivíduo. No caso das empresas, ele se refere, por exemplo, ao know-how de um profissional. O conhecimento tácito é produzido pela experiência da vida, incluindo elementos cognitivos e práticos.
( ) O conhecimento explícito baseia-se em conhecimento tácito, experiência e contexto manifestado no que fazemos. Essencialmente, conhecimentos explícito e tácito estão inter-relacionados.
( ) Um colaborador que trabalha na empresa há mais tempo sabe que determinada máquina, por exemplo, tem um comportamento diferente das outras do mesmo modelo. Pode-se dizer que este é um exemplo de conhecimento explícito.
( ) O conhecimento explícito é essencial numa organização, pois, se um novo colaborador é admitido, por exemplo, ele precisa saber como fazer suas tarefas.
( ) Para Taylor, os gerentes devem realizar um estudo científico das tarefas e desenvolver a forma mais eficiente de trabalho, com a intenção de ensinar os funcionários sobre como fazer as tarefas.
( ) Para Mayo, os gestores são mais capazes de exercer controle sobre os funcionários incentivando o desenvolvimento de equipes de trabalho informais ou pequenos grupos de trabalho e enfatizando a coesão social, em conformidade no local de trabalho.
( ) Maslow na “teoria da hierarquia das necessidades humanas” propôs que os indivíduos são motivados para satisfazer um conjunto de necessidades não classificadas hierarquicamente.
( ) McClelland sugeriu que as pessoas com uma grande necessidade de realização esforçam-se mais para terem recompensas.
( ) Herzberg faz a divisão da motivação em dois fatores: higiênicos (os que desagradavam) e os motivacionais (os que agradavam).
I. O ser humano nunca se comporta de maneira isolada, pois interage com o meio social e com outros atores sociais dentro dele.
II. Em contextos organizacionais que transcendem as fronteiras culturais, linguísticas e geográficas, funcionários e gerentes devem desenvolver apenas uma consciência de eventuais preconceitos em seu próprio sistema de valores culturais, sobretudo se as demais culturas não estiverem inseridas no mesmo ambiente.
III. Os indivíduos agem como atores no meio organizacional e desempenham papéis sociais, portanto, produzem interpretações em função do que percebem e das conclusões e julgamentos a que chegam.
É correto o que se afirma em:
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