01.Sobre a neurociência cognitiva:
I. As sensações e a percepção do indivíduo norteiam os estudos sobre Neurociência Cognitiva e mostram como uma pessoa adquire conhecimento através das experiências sensoriais a que é submetida.
II. Apesar de considerar as sensações e percepções, a Neurociência diz respeito apenas ao sistema nervoso.
III. A Neurociência mostra que o cérebro é uma máquina fantástica, capaz de fazer qualquer coisa desde que seja estimulado e bem utilizado.
É correto o que se afirma em:02.Você estudou que o cérebro é dividido em duas metades interligadas: uma é o hemisfério esquerdo e outra o hemisfério direito. A neurociência diz que o hemisfério esquerdo é o racional e o hemisfério direito é o emocional.
Nesse contexto, avalie as características seguintes que se referem às competências do hemisfério direito:
I. Processamento de construções gramaticais mais complicadas.
II. Reconhecimento de faces e expressões faciais.
III. Organização do esquema corporal.
IV. Processamento da fala.
V. Habilidades musicais e processamento de movimentos rítmicos.
VI. Responsável no processamento espacial dos aspectos motores e orientação espacial.
A alternativa que contém os itens que se referem apenas a competências do hemisfério direito é:
03.Considere o que se afirma sobre Big data na educação:
A - A Big Data pode ser utilizada na EAD para se entender as preferências e necessidades de aprendizagem dos alunos e, assim, contribuir para soluções mais eficientes de educação mediada por tecnologia.
Parte superior do formulário
B- Devido à quantidade de informações captadas das plataformas educacionais torna-se inviável para soluções de Big data, tendo que recorrer à soluções de computação em nuvem.
Com base na análise das afirmações anteriores, pode-se afirmar que:
04.Sobre a solução que a Khan Academy vem proporcionando ao processo de ensino e aprendizagem, é correto afirmar:
I- A plataforma gratuita oferece videoaulas, exercícios interativos e desafios que possibilitam a personalização do ensino.
II- O usuário pode estudar por conta própria e, enquanto pratica, a ferramenta registra no que ele aplicou seu tempo e o que aprendeu.
III- Professores usam os recursos da ferramenta para orientar os alunos em grupo ou individualmente, a partir de dados detalhados de desempenho de cada estudante apresentados em relatórios.
É correto o que se afirma em:
05.Avalie as afirmações a seguir sobre computação cognitiva:
I. Machine learning é a ciência de fazer os computadores agirem com comandos determinados pelo homem e é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos.
II. Na educação, é capaz de auxiliar os educadores a desenvolver melhor o seu trabalho e a entender o potencial de cada um de seus alunos.
III. Machine learning surgiu do reconhecimento de padrões e da teoria de que máquinas podem aprender sem serem programadas para realizar tarefas específicas.
Com base na análise das afirmativas, é correto o que se afirma em:
06.Considerando os conceitos “memória sensorial visual, memória sensorial auditiva, memória de trabalho e memória de longo prazo”, analise com Verdadeiro (V) ou Falso (F) as afirmações abaixo e escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A memória sensorial visual e a memória sensorial auditiva são responsáveis por absorver imagens e guardar sons, respectivamente. Esse armazenamento é feito por um longo período de tempo e são armazenados na memória de trabalho.
( ) A memória de trabalho é considerada o centro da cognição onde a informação é temporariamente armazenada, com limitada capacidade de armazenamento.
( ) Codificação é o processo pelo qual os novos conhecimentos e habilidades são processados pela memória de trabalho e se integram aos conhecimentos armazenados na forma de modelos mentais, na memória de longo prazo.
( ) A memória de longo prazo é ilimitada enquanto a memória de trabalho é limitada.
( ) Manter os conhecimentos armazenados na memória de longo prazo é o suficiente para que a aprendizagem ocorra.07.Com relação às vantagens de plataformas adaptativas para o professor, avalie as duas afirmações a seguir:
A. Propicia muitas informações úteis e completas: o professor recebe dados de interesse em tempo real. Não apenas os resultados das atividades que o aluno realiza, mas também dados de seu desempenho, o tempo que leva para realizar cada atividade, os aspectos que melhor domina e os pontos de maior dificuldade. Tudo de forma automática e acessível a qualquer momento, de qualquer dispositivo.
B. Melhora a competência digital e aprende a aprender: com o desenvolvimento de forma autônoma no contexto digital, é obrigado a aprofundar o domínio das TICs. Além disso, as soluções adaptativas que oferecem estratégias de resolução permitem a construção de sua própria aprendizagem, aprendendo a aprender.
Com base na análise das duas afirmativas, pode-se afirmar que:
08.Leia o seguinte fragmento: “No modelo tradicional de ensino, muitas vezes o aluno acaba sofrendo com defasagens de conteúdo ao tentar se adequar a um modo de aprender que não é o dele, pois o ensino é planejado para o grupo. Isso acaba gerando frustração, já que o estudante acredita que seja um problema com ele e não com o método. Na aprendizagem adaptativa ele não tem de lidar com outros modos de aprender, pois só existe o dele.” Considerando os conceitos de aprendizagem individualizada, aprendizagem diferenciada e aprendizagem personalizada, analise as afirmativas abaixo, considere Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a questão correta.
( ) Aprendizagem individualizada significa que a instrução é orientada para as necessidades de aprendizagem de diferentes alunos; Aprendizagem diferenciada significa que a instrução é adaptada às preferências de aprendizagem de diferentes alunos; Aprendizagem personalizada significa que a instrução é orientada para as necessidades de aprendizagem, adaptada às preferências de aprendizagem e adaptada aos interesses específicos dos diferentes alunos.
( ) Na aprendizagem individualizada, os objetivos de aprendizado são os mesmos para todos os alunos, mas os alunos podem progredir através do material em diferentes velocidades de acordo com suas necessidades de aprendizado. Na aprendizagem diferenciada, os objetivos de aprendizagem são os mesmos para todos os alunos, mas o método ou abordagem de instrução varia de acordo com as preferências de cada aluno. Na aprendizagem personalizada os objetivos de aprendizado e o conteúdo, bem como o método e o ritmo, podem variar (assim, a personalização engloba a diferenciação e a individualização).
( ) Na aprendizagem diferenciada os alunos podem levar mais tempo para progredir em um determinado tópico, ignorar tópicos que cobrem informações que já conhecem ou repetir tópicos sobre os quais precisam de mais ajuda.
( ) Uma boa definição de tecnologia de aprendizagem personalizada é que ela mantém um perfil de aprendizagem em cada aluno, que contém informações sobre como personalizar cada parte da experiência de aprendizagem.
( ) Pesquisas mostram que a personalização da aprendizagem melhora os resultados do aprendizado, mas reconhece a falta de interatividade humana.09.Inteligência Artificial (IA) é uma vertente da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos e máquinas que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. Sobre esse assunto avalie as assertivas abaixo:
A- Máquinas não possuem uma mente subconsciente, mas isso, mais do que a mente consciente, é a base da maioria dos pensamentos e comportamentos humanos.
B- O que computadores sabem realizar é a análise lógica e já são capazes de criar seus
próprios problemas.
Com base na análise das assertivas anteriores, pode-se afirmar que:
10.Sabendo que a Ciência Cognitiva (ou Ciência da Cognição) é o estudo científico dos processos mentais, avalie as afirmativas seguintes:
I- O homem tentou entender sua própria mente desde o início dos tempos. Os primeiros pensadores gregos, incluindo Platão e Aristóteles, tentaram explicar como o conhecimento humano funcionava, falando da mente e de suas funções.
II- O objetivo da ciência cognitiva é compreender a estrutura e o funcionamento da mente humana.
III- Os estudos da ciência cognitiva incluem apenas pesquisas das seguintes áreas: neurociência, educação e psicologia.
IV- Com a construção de modelos computacionais que simulavam os níveis do pensamento humano, os cientistas começaram a entender mais sobre o processo de raciocínio, tomando consciência da complexidade das operações que acontecem dentro da mente.
Estão corretas apenas as afirmações:
إرسال تعليق