01.Letramento digital é o conjunto de práticas sociais que se apoiam por meio de dispositivos digitais para finalidades específicas, tanto em contextos socioculturais geográfica e temporalmente limitados, quanto naqueles construídos pela interação mediada eletronicamente (BUZATO, 2006).
Considerando os estudos sobre letramento digital é incorreto dizer que:
02.Em relação à Pedagogia dos Multiletramentos, podemos dizer que:
I. Diante de um contexto de diversidade social, linguística e cultural foram necessárias adequações nas teorias e práticas de ensino e aprendizagem no sistema educacional, mas isso nunca ocorreu.
II. Não há padrões, nem há certo e errado para a pedagogia de multiletramentos. O que há, porém, são diferentes dimensões. Temos a dimensão da diversidade produtiva, a do pluralismo cívico e a das identidades multifacetadas.
III. Quanto à diversidade produtiva, temos que considerar o âmbito do trabalho, que, nos dias atuais, requer um profissional flexível, atento, funcional e proativo, não um mero apertador de parafusos. Na dimensão do pluralismo cívico, temos questões relacionadas à cidadania, à política e à ética, assim como as diferentes interpretações para os mesmos direitos e deveres. No que se refere às identidades multifacetadas, temos as questões identitárias que ganharam relevância atualmente, como os diferentes gêneros, religiões, coleções culturais e perspectivas.
IV. A aprendizagem fragmentada, descontextualizada e o conhecimento superficial, aquele que não é aplicável, que não promove o respeito e a aceitação das diferenças, precisam perder espaço na escola do século XXI.
Assinale a alternativa correta
03.Toda tecnologia é importante. Toda tecnologia gera uma nova tecnologia. Toda nova tecnologia é consequência das necessidades de uma nova sociedade.
I - A WEB 1.0 está relacionada com a tecnologia da informação, nela incluem-se a produção ou manutenção de banco de dados, de programação de máquinas e análise de seus sistemas.
II - A WEB 2.0 está relacionada com as tecnologias da informação e comunicação. Essas tecnologias permitem a produção, a reunião e a distribuição de dados que favoreçam, além do acesso à informação, a comunicação das pessoas.
III - A WEB 3.0 está relacionada com as tecnologias digitais da informação e da comunicação, onde a internet serve como estrutura para a replicagem das produções feitas, por exemplo, nas redes sociais.
IV - A criação de uma nova WEB invalida as produções tecnológicas das eras anteriores, já que é sempre mais inovadora e mais importante para a sociedade.
Sobre as diferentes eras tecnológicos, é incorreto dizer o que consta em:
04.A literatura tem mostrado que a condição para o uso bem-sucedido das tecnologias de informação e comunicação nas escolas, reside, antes de tudo, em saber utilizá-las e aplicá-las nas atividades curriculares, evidenciando que o acesso é importante, mas não suficiente para uma prática significativa (NOETH; VOLKOV, 2004 apud CETIC.BR, 2016). Considerando o excerto e o que foi estudado sobre tecnologias e metodologias de ensino, reflita sobre as afirmações abaixo.
I. Não se trata mais de discutir o acesso à máquina, mas a forma como ela é utilizada na escola. Assim, usar o computador de maneira inteligente seria utilizá-lo para que o aluno pense, crie, compartilhe, manipule e construa o conhecimento.
II. A tecnologia, por si só, em nada influencia na aprendizagem dos alunos. É preciso que o professor tenha o conhecimento das diferentes ferramentas proporcionadas por ela e, mais ainda, é indispensável que o docente tenha conhecimento sobre seu conteúdo e que execute práticas didáticas coerentes para que o trabalho seja significativo.
III. Podem ser considerados como tecnologia educacional os diferentes usos pedagógicos do projetor, do projetor interativo, da televisão, do vídeo, do som, dos smartphones, da internet e de quaisquer outros equipamentos tecnológicos, digitais ou não, que sirvam de instrumento para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem vivenciado na e/ou possibilitado pela educação.
IV. Podem ser considerados como tecnologia educacional os diferentes usos pedagógicos do projetor, do projetor interativo, da televisão, do vídeo, do som, dos smartphones, da internet e de quaisquer outros equipamentos tecnológicos ou digitais.
Estão corretas as afirmativas:
05.A crescente diversidade linguística e cultural, fruto de uma economia globalizada e a multiplicidade de canais e meios de comunicação, modos semióticos resultantes das novas tecnologias resultaram na criação da Pedagogia dos Multiletramentos. Essa pedagogia propõe novas abordagens pedagógicas para atender às expectativas e necessidades da sociedade do século XXI.
Leia as informações a seguir sobre a Pedagogia dos Multiletramentos e classifique-as em (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) I - A Pedagogia dos Multiletramentos preza por determinados padrões. As diferentes dimensões (dimensão da diversidade produtiva, a do pluralismo cívico e a das identidades multifacetadas) não são consideradas dentro de sua perspectiva.
( ) II - O estudante de hoje, segundo a Pedagogia dos Multiletramentos, deve ser reconhecido e incentivado como hardware. Dada a realidade da sociedade onde vive, flexibilidade é uma habilidade que não o auxilia na resolução dos seus diferentes problemas.
( ) III - Segundo a Pedagogia dos Multiletramentos, a diversidade na comunicação (expressões corporais e faciais, entonação vocal, escrita e formas de divulgação), proveniente das diferentes dimensões, sempre existiu. A diferença é que agora, através do crescente acesso das pessoas às diferentes tecnologias, isso se tornou mais óbvio.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
06.A tecnologia, sem dúvida, está presente no dia a dia das diferentes pessoas pertencentes às diferentes classes sociais e escolaridades e pelos mais variados motivos. É cada vez mais comum encontrarmos pessoas que a utilizam e que a consideram fundamental para o desenvolvimento e até para o cumprimento de suas tarefas diárias, sejam elas pessoais ou profissionais.
I - Sua criação ou seu manuseio demandam conhecimento técnico e especializado.
II - A palavra tecnologia vem do grego, sendo tecno — técnica, arte e/ou ofício e logia — estudo.
III - Tecnologia é toda e qualquer produção que envolve um conhecimento e/ou um aprimoramento técnico com o objetivo de viabilizar e otimizar um processo.
IV - O conceito de tecnologia e seu conhecimento sobre ele são constantemente modificados para se adequar às diferentes realidades e necessidades de seus usuários.
Estão corretas as informações contidas em:
07.Sobre a Comunicação Aumentativa e Alternativa as afirmativas Incorretas são:
I. A Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) atende a pessoas com ausência ou defasagem na fala ou na escrita, que querem e que precisam expressar seus desejos e suas necessidades.
II. As estratégias da CAA devem ser personalizadas de acordo com a necessidade de seu usuário, principalmente, quando considerado que a comunicação é um processo que exige tempo e maturidade.
III. Os recursos de CAA permitem ao usuário se comunicar com as demais pessoas, complementando ou substituindo a fala.
IV. Portador da doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica) ainda não pode se beneficiar de recursos de Comunicação Aumentativa Alternativa.
08.Todas as informações a seguir falam sobre o Instrucionismo.
Leia todas elas para responder a questão:
I - O instrucionismo nasceu da intenção de inserir o computador na educação para otimizar o processo de aprendizagem do aluno.
II - Na perspectiva do instrucionismo, o computador é alimentado pelo docente com uma série de informações e atividades específicas de um determinado conteúdo, todas baseadas nas necessidades de aprendizagem dos estudantes.
III - No instrucionismo, a aprendizagem acontece de forma mecânica e sistematizada. Todo o processo envolve apenas execução e repetição.
IV - Essa metodologia se assemelha à educação bancária onde os alunos se sentavam enfileirados em seus bancos e o professor “depositava” envelopes de conhecimento em suas cabeças.
Estão corretas as informações:
09.Sobre as categorias da tecnologia assistiva, analise as afirmações abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
( ) Os sistemas de controles de ambientes dizem respeito ao acionamento de sistemas eletroeletrônicos pelo controle remoto ou por outros comandos como, por exemplo, o sopro, o piscar de olhos ou a voz. Em relação a este sistema não é preciso considerar maiores investimentos de tempo e de dinheiro.
( ) Sobre os projetos arquitetônicos para acessibilidade, é necessário considerar projetos pensados e desenvolvidos para proporcionar a acessibilidade de portadores de deficiência e/ ou de dificuldade física ou sensorial. Nela incluem-se as adaptações estruturais de ambientes particulares ou públicos, que permitam a mobilidade e a independência das diferentes pessoas.
( ) Sobre a mobilidade de veículos, estão listadas as adaptações nos sistemas de freio, acelerador ou câmbio. Além disso, são compreendidas nessa categoria, as modificações necessárias para que pessoas com dificuldades ou deficiências possam embarcar ou desembarcar dos meios de transporte. Contudo, os elevadores não estão inseridos nesta categoria.
( ) Os recursos para adequação postural são: camas ou macas e as cadeiras de rodas com assentos ou encostos desenvolvidos sob medida e conforme a necessidade do paciente, exceto almofadas.
Assinale a sequência correta:
10.Em relação ao panorama de inclusão digital sobre a Índia e América do Sul, analise as afirmações abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
( ) Na Índia, o uso de máquinas nas escolas, embora quase genérico no que se refere à educação, só foi possível dadas as estratégias dos docentes. Entre elas, a de distribuir os estudantes para que eles trabalhassem sempre de forma conjunta, ou seja, com muito mais do que um aluno por máquina.
( ) Na Índia, as situações envolvendo a tecnologia variavam. Contudo, a tecnologia era capaz de suprir as lacunas de formação dos professores e gestores.
( ) Em relação à realidade Sul Americana, tomando como exemplo o Peru, é possível afirmar que o uso da tecnologia provocou aumento no desempenho acadêmico dos alunos.
( ) Os computadores podem complementar uma boa instrução, mas eles não substituem o tempo e a importância dos professores. A verdadeira educação envolve um caminho de mão dupla onde o professor e sua formação devem receber os primeiros e os maiores investimentos.
É correto o que se afirma na sequência:
Postar um comentário