01.Considerando a relação entre cultura digital e cultura escolar, assinale as afirmativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F).

 

(  )  A Cultura Digital, assim como qualquer outra forma de cultura se modifica, evolui, retrocede e principalmente, estrutura pensamentos, processos de representação e de atribuição de significados, sejam estes individuais ou coletivos.

(    ) Refletir sobre as relações entre a cultura digital e a cultura escolar requer forjar um olhar voltado para a complexidade, para os processos dinâmicos que ocorrem durante a coexistência dessas culturas e, essencialmente, como os sujeitos estão inseridos nesse processo.

(    ) O professor é um dos principais sujeitos na inclusão da cultura digital na sala de aula, seja na integração das TDIC à educação, na seleção de recursos obtidos na internet, na busca em plataformas para a preparação das aulas ou na proposta de atividades que possam ser realizadas por meios digitais.

(  ) A ênfase deve recair somente na oferta de tecnologias e infraestrutura para auxiliar na aprendizagem dos alunos.

 

Em relação às assertivas feita anteriormente, a sequência correta é:

Escolha uma opção:
 Correto


02.O Google Sala de Aula é composto por inúmeros recursos do Google. Para o uso educacional, o Google Sala de Aula possui algumas vantagens, entre as quais podemos citar:



I.Possibilitar o convite dos responsáveis pelos discentes para acompanhar as atividades realizadas. 

II.Disponibilizar e armazenar conteúdos no Google Drive

III.Disponibilizar as notas de cada atividade ou do período para os discentes e os pais, no próprio Google Sala de Aula. Dessa forma, estudantes e pais podem acompanhar as atividades e o desempenho nelas. 

IV.Oferecer a possibilidade de as dúvidas poderem ser respondidas de forma síncrona ou assíncrona. 

 

É correto o que se afirma em:

Escolha uma opção:
 Correto

 

03.Os pesquisadores Coll, Mauri e Onrubia (2010) destacam cinco categorias no uso das TDIC e as relacionam com tipos. Leia as frases abaixo e aponte o tipo de categoria em relação ao uso educacional. Depois selecione a alternativa correta:

I. Esse tipo de uso centra-se no papel do docente no processo de “planejar e preparar atividades de ensino e aprendizagem para seu desenvolvimento posterior em salas de aula” (p. 84).

II. A principal característica no uso educacional desse tipo versa sobre as trocas comunicacionais, principalmente aquelas que não possuem relação direta com os processos de ensino e aprendizagem, realizadas entre professores e alunos ou entre alunos e alunos.

 III. Nesse tipo de uso a sua principal característica é a busca por conteúdos através das bases de dados ou repositórios educacionais.

IV. Dentre as características desse tipo destaca-se a possibilidade de configurar ambientes ou espaços de trabalho e de aprendizagem, sejam eles individuais ou coletivos.

V. Dentre as características desse tipo destaca-se o suporte no acompanhamento dos avanços e das dificuldades dos alunos, assim como auxílio para que os discentes possam verificar o seu processo de aprendizagem.
Escolha uma opção:
 Correto


04.As TDIC, a Internet e as ferramentas da WEB ao serem integradas ao contexto educacional possibilitam novas formas de conduzir e realizar as atividades educacionais. Sobre as formas de uso das TDIC, assinale as afirmativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F).

 

(  ) As TDIC como mediadoras das relações entre alunos e conteúdos de aprendizagem reforçam o uso de repositórios educacionais e bases de dados.

(  ) As TDIC como instrumentos mediadores das relações entre professores e conteúdos (e tarefas) de ensino e aprendizagem elucidam a importância do planejamento durante a busca por conteúdos ou atividades que sejam relevantes para o processo de ensino aprendizagem.

(  ) As TDIC como instrumentos configuradores de ambientes ou espaços de trabalho e de aprendizagem ressalvam a possibilidade de configurar ambientes ou espaços de trabalho e de aprendizagem, sejam eles individuais ou coletivos, a partir dos recursos digitais selecionados.

(  ) As TDIC como mediadoras das relações entre professores e alunos ou dos alunos entre si versam sobre as trocas comunicacionais, principalmente aquelas que não possuem relação direta com os processos de ensino e aprendizagem, realizadas entre professores e alunos ou entre alunos e alunos.

 

Em relação às assertivas realizadas anteriormente, a sequência correta é:

Escolha uma opção:
 Correto


05. Ter conhecimento de uma gama de ferramentas da Web 2.0 pode ser um dos benefícios para alcançar os objetivos educacionais e modificar as nossas práticas pedagógicas. Assim, assinale as afirmativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F).

 

(  ) Um professor, responsável pela integração das TDIC na escola, gostaria de saber o perfil dos discentes. Para isto, ele elaborou um questionário que será disponibilizado por meio do recurso Google Formulários.

(  ) Um professor realizou uma atividade utilizando a Metodologia Ativa, Sala de Aula Invertida. No dia seguinte, ele buscou diagnosticar quais foram as principais dúvidas e desafios dos discentes sobre a atividade pesquisada. A fim de cumprir com esse objetivo o professor fez um questionário utilizando a ferramenta Mentimenter.

(  ) O Dropbox, uma das ferramentas da Web 2.0 que baseia-se na computação nas nuvens, é um dos principais recursos para socialização de materiais, sejam eles, vídeos, arquivos ou músicas.

(  ) Fazer uso de recursos como o Prezi e Google Apresentação são formas práticas de planejar e disponibilizar conteúdos aos discentes.

 

 

Em relação à assertivas feitas anteriormente, a sequência correta é:

Escolha uma opção:
 Correto
 Selecionar recursos da Web 2.0 deve ser considerada uma árdua e criteriosa tarefa para docentes ou para aqueles que desejam inserir esses instrumentos em seu contexto de trabalho. Para isto é necessário questionarmos se os recursos escolhidos são adequados e atendem as necessidades de ensino-aprendizagem. Nesse cenário, assinale as afirmativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F).

 

(  ) Ao propor uma atividade em grupo, em que os discentes deverão realizar e elaborar um texto coletivo, o professor utilizou três critérios para seleção da ferramenta da Web 2.0: ser gratuito, ser possível de utilizar durante a aula e em casa e possibilitar a colaboração. Diante desses critérios o professor selecionou a ferramenta Google Docs.

(  ) Durante o processo de escolha do recursos da Web 2.0 faz-se necessário questionar se o recurso está adequado ao perfil e a faixa etária dos discentes.

(  ) Verificar se os recursos digitais possibilitam que os discentes, os docentes e os pais tenham acessam as produções durante e a após o processo de realização delas deve ser um fator a ser considerado no processo de seleção.

(  ) Selecionar um recurso que pode ser utilizado em diferentes turmas pode ser um dos benefícios no uso das ferramentas da Web 2.0.

 

Em relação à assertivas feitas anteriormente, a sequência correta é:

Escolha uma opção:
 Correto
Sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e a relação com o contexto educacional, as afirmativas Incorretas são:

I. A partir do crescente uso das TDIC e da internet no ensino podemos afirmar que houve alterações nos letramentos já existentes, como na leitura de um livro, por exemplo, que pode exigir a construção de novas formas de letramento.

II. As TDIC introduziram outros modos de expressão dos pensamentos através da combinação de modalidades de comunicação com a hipermídia. Assim, através de elementos hipertextuais, do uso de multimídias e de ferramentas de interatividade, dentre outros recursos, são exigidas novas competências para o uso e para as formas de interação com o conteúdo gerado por esses instrumentos.

III. Para Rojo (s.d.), à medida que as TDIC são apropriadas pelos seus usuários, cotidianamente são originadas práticas de letramentos diversificadas por meio da leitura e da escrita verbal, não verbal, por imagens, com múltiplas linguagens mediadas pelos artefatos tecnológicos.

IV. As TDIC são o principal instrumento para o avanço educacional para um novo olhar, mas as práticas pedagógicas não necessitam ser modificadas a partir das TDIC.
Escolha uma opção:
 Correto


08.O Google Sala de Aula faz parte dos recursos do G Suite for Education. Sobre o Google Sala de Aula, assinale as afirmativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F).

 

 

 

(  ) O Google Sala de Aula oferece programas de certificação que auxiliam os docentes e os desenvolvedores a utilizar as ferramentas da Google.

( ) O Google Sala de Aula, quando comparado aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, possui inúmeros benefícios, dentre eles a possibilidade de utilizar os diversos recursos da Google.

(  ) Outro diferencial do Google Sala de Aula quando comparado  com Ambientes Virtuais de Aprendizagem consiste na personalização. Ou seja, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como o Moodle, geralmente disponibilizam os mesmos conteúdos e atividades para todos os discentes de uma turma por sua vez, com o Google Sala de Aula os professores podem direcionar quais conteúdos e atividades devem ser realizadas para cada aluno conforme o seu processo de aprendizagem.

(   ) O Google Sala de Aula, apesar de ser uma ferramenta utilizada no meio educacional, é voltada especialmente ao uso de desenvolvedores.

 

Em relação à assertivas realizadas anteriormente, a sequência correta é:

Escolha uma opção:
 Correto


09.Sobre a web 3.0, que é a web do conhecimento, são verdadeiras as afirmativas:

I. A Web 3., ou Web Semântica, como os seus criadores, Tim Berners-Lee e Eric Miller, a definiram, “é uma extensão da atual internet na qual é dado significado à informação, permitindo que computadores e pessoas trabalhem melhor em cooperação”. Os dados que você gera enquanto está navegando pela internet, seja buscando informações sobre um produto, elaborando um plano de aula ou conversando com um colega, são recolhidos e analisados pelos navegadores, e assim eles conseguem identificar as suas preferências.

II. O papel da Web 3.0 consiste em organizar, estruturar e interpretar as informações, de forma que pessoas e computadores, possam usufruir dos significados gerados por esse aglomerado de dados.

III. Os professores, durante o processo de planejamento educacional, poderão contar com o suporte da Web Semântica no direcionamento de conteúdos e recursos pedagógicos, de forma personalizada, aos seus discentes.

IV. A seleção de quais informações são mais relevantes ocorre somente a partir dos recursos da Web 3.0.

É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
 Correto

02.O Google, uma das maiores organizações da Internet, iniciou as suas atividades por meio do seu buscador e atualmente, são disponibilizados inúmeros recursos aos seus usuários. Pensando nas atividades acadêmicas, assinale as afirmativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F).

 

(   ) Ao realizar uma pesquisa acadêmica, um grupo de discentes utilizaram o Google Acadêmico como repositório digital para a sua busca; no entanto, verificaram que muitos trabalhos não tinham relação com a temática que estavam pesquisando. Para solucionar esse problema, eles utilizaram o descritor NOT para incluir somente as temáticas que tinham relação com a pesquisa.

 

(  ) Ao buscar materiais para a realização de uma pesquisa, os discentes do Mestrado de Tecnologias Emergentes julgaram que seria interessante fazer uma busca em livros e notícias; Dessa forma eles poderiam realizar um paralelo entre a bibliográfica acadêmica e a realidade. Para isto, utilizaram três recursos do Google:  Google Livros, o Google Notícias e o Google Alerta.

 

(  ) O Google Docs é um excelente exemplo de recurso que pode auxiliar na realização de pesquisas acadêmicas. Através do Google Formulários os pesquisadores podem elaborar questionários e disponibilizá-los online.

(  ) O Google Calendário pode ser utilizado como recurso para organização das atividades acadêmicas.

 

Em relação à assertivas realizadas anteriormente, a sequência correta é:

Escolha uma opção:
 Correto

POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem